x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 39
  • #13
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6



    escadufax,

    utilizei por algumas semanas este reposicionador, na época instalado pelo Luiz Fraga, e não recomendo. Tentamos inclusive instalar uma segunda versão; sem sucesso. Acredito que ele não utilize mais.

    Assim como pode-se ver nas suas fotos, o amortecedor começou a bater na barra de direção deixando sua característica marca em razão do contato.

    No meu caso ainda tive como conseqüência do uso do reposicionador, um leve empenamento da barra, o que deixou o shimmy ainda mais forte após remover a "gambiarra". Nem falar do ângulo acentuado de trabalho dos terminais, que termina por destruir as coifas de borracha.

    No fim descobri que a culpa de toda minha dor de cabeça era de uma recém instalada bucha da Panhard que estava destruída. Pronto voltou tudo ao normal.

    Hoje, mesmo com o sistema do meu 110 perfeito, uso as barras de direção solidas da Bearmach, que deixam a direção uma seda de tranquilidade, graças ao seu maior peso e inércia, atenuando quase que totalmente o efeito de feedback da direção, que como falaram, é característico dos eixos rígidos.

    Esquema é deixar tudo 100%.

    O balanceamento é onde o bicho pega. As rodas brancas HD costumam ter o furo do cubo fora de centro, o que rende um balanceamento errado quando monta-se as rodas no carro centralizando-a pelos furos dos parafusos.

    Depois vem a pré-carga dos munhões, temrinais, buchas e o mais importante, a uniformidade dos pneus. Não adianta estar balanceado, tem que estar perfeito, sem escamas, ondulações ou problemas em razão de forma defeituosa.

    É um problema chato de resolver.

    Abraços

    Clemente
    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    CBJ - Carlos,
    como relatei anteriormente, usei quase 2 anos com o amortecedor reposicionado. Para reposicionar: fui em uma serralheria, pedi uma barra de aço de +/- 8 a 10 cm por uns 4cm, fiz 2 furos - um parafusei no chassi e no outro o amortecedor de direção. Hoje uso na posição original. Seguem imagens: posição original, peça e onde foi colocada. Espero ter ajudado. abraços
    Carlos Primão
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #14
    mais um pouco dos ensinamentos do Clemente...

    PS - Estou usando amortecedor de direção da OME e até agora 110%, fantástico.

  • #15
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Este assunto é um dos mais polêmicos que já vi qdo o assunto é Defender, junto com o famoso "tulipa soldada" rssssss.
    Eu comprei meu carro zero, depois de uns 20Kkm apareceu o problema qdo passava por irregularidades no alfalto em curvas. Tentei de tudo como muita gente aqui. Disserams er assim mesmo, eixo rígido com molas helicoidais.
    Usei durante um tempo o reposicionador que resoveu em parte o problema, mas também não gostei da solução pelos motivos expostos pelo Clemente e também porque não resolveu o problema totalmente.
    Acabei resolvendo isso, colocando um segundo amortecedor de direção. Usei o OME no lugar e posição do original e este como segundo na barra de trás como na Disco 1. Ficou ótimo e mantive a configuração original sem forçar nada.
    Abs
    Sergio

  • #16
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Esqueci....

    Tem um item que gera muito shimmy e raramente aparece como fonte de problema, que é barra de direção traseira (drag link)..

    Construída de metal especialmente leve e fino, mais leve até mesmo a original do azeitona (Suzuki Jimny), esta barra tende a empenar com o passar do tempo e dos buracos (o termo certo é flambar), basta manobrar sobre asfalto com o carro parado que ela começa encostar num "U" metálico que justamente a LR instalou debaixo do dif dianteiro para evitar o total empenamento. Em trilhas ela costuma amassar com muita facilidade, ou ao menos parcialmente.

    Em resumo; com esta barra minimamente empenada, ela passa a ter um efeito mola, que resulta no temido shimmy.

    A barra frontal por sua vez, quando minimamente empenada, gera o seu movimento de acordo com o movimento que ela deve realizar. Em resumo, coloque alguém dentro do carro e mexendo o volante com força, observem a barra frontal. Se fizer um movimento frente-trás, muito provavelmente está empenada. Terminais novos também são vitais para garantir a firmeza desta barra.

    Acrescente então todo o resto das variáveis para que o shimmy seja um dos problemas mais pentelhos de ser resolvido. Um sistema 100% em ordem nem de amortecedor precisa... Sério!

    Abraços

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #17
    Usuário Avatar de Rhuan
    Entrada
    22/03/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    220
    Agradecimentos: 0
    Gostei do "temido Shimmy".....kkkkk


    Valeu aí Galera, ressuscitamos o tópico em alto estilo!

    Vou correr atra$ desse problema! Ja ta virando questão de honra!!




    Abraços

    rhuan

  • #18
    Usuário Avatar de scadufax
    Entrada
    30/01/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    382
    Agradecimento: 1
    Oi Clemente,
    quando mudei o amortecedor de direção este não bateu na barra (as marcas que estão lá são anteriores à minha aquisição) - não houve contato. Neste período desmontei 2 vezes a caixa de direção atrás de alguém que retificasse o SEM FIM, mas não achei ninguém, então depois dos 2 anos de reposicionamento importei a caixa de direção e o amortecedor voltou para posição original e sem shimmy.
    Sobre a bucha da Panhard também tive um shimmy muito forte, foi quando comprei o Polybush e instalei, uns 5 ou 10 mkm a Panhard estava destruída, voltei a antiga e zerou novamente o shimmy.
    Abraços
    Carlos Primão
    Abraços

  • #19
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Primão, legal o input.

    Vai aí uma info importante sobre instalação das buchas originais da Panhard, as de borracha. Aprendi com o Bob da Bearmach...

    Apenas apertar os parafusos que prendem os núcleos das buchas de borracha, com o carro em posição de uso normal (de preferência com o motorista sentado, por preciosismo). Tem muito mecânico que levanta o carro para trocar a bucha aperta o núcleo nesta posição e quanto coloca o carro na posição de trabalho, acaba torcendo o seu "miolo".

    Abraços

    Clemente




    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    Oi Clemente,
    quando mudei o amortecedor de direção este não bateu na barra (as marcas que estão lá são anteriores à minha aquisição) - não houve contato. Neste período desmontei 2 vezes a caixa de direção atrás de alguém que retificasse o SEM FIM, mas não achei ninguém, então depois dos 2 anos de reposicionamento importei a caixa de direção e o amortecedor voltou para posição original e sem shimmy.
    Sobre a bucha da Panhard também tive um shimmy muito forte, foi quando comprei o Polybush e instalei, uns 5 ou 10 mkm a Panhard estava destruída, voltei a antiga e zerou novamente o shimmy.
    Abraços
    Carlos Primão
    Abraços
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #20
    Usuário Avatar de Alcides Freire
    Entrada
    01/02/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    64
    Posts
    86
    Agradecimentos: 0
    Scadufax

    O schimmy da minha Defender era baixo. Entretanto, ontem, ao verificar que a porca do braço pitmann estava com folga, fiz o reaperto. Ao sair, numa velocidade de cerca de 70km, uma vibração forte tomou conta da direção. Não adiantou desacelerar. Tive que frear para interromper o problema. Voltei pra casa devagar, pois o fato ocorreu de novo.
    Seguindo sua dica, fui a lista dos possíveis motivos, decidindo inicialmente por rever o alinhamento, pois os pneus são novos e (acredito) que balanceados corretamente.
    Pergunto: será que a folga no aperto da porca estava "encobrindo" um problema na caixa ou no amortecedor de direção?

    Antecipo o Obrigado pelos comentários! Alcides

  • #21
    Usuário Avatar de scadufax
    Entrada
    30/01/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    382
    Agradecimento: 1
    Alcides,
    sou apenas um "palpiteiro", não sei se a folga da porca estava encobrindo, com a palavra os experts. Quanto ao shimmy forte eu só tive em velocidade baixa quando minha roda estava cheia de lama (Jericoacoara x Fortaleza) e quando a a bucha Panhard estava ruim (peça ANR3410 - veja em Britcar (UK) Ltd > Your Search Results), e por falar nisto neste fim de semana fui verificá-la (com o carro desligado entre embaixo do carro, ache a bucha, peça para alguém virar o volante para esquerda e direita, se ela estiver gasta vai dar para perceber uma folga - vou ter que trocar a minha.
    Primão

  • #22
    Usuário Avatar de Alcides Freire
    Entrada
    01/02/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    64
    Posts
    86
    Agradecimentos: 0
    Primão,

    Valeu! Inclusive pela dica da bucha. Vou verificar!
    Aguardo mais comentários dos Amigos experts.
    Abraço, Alcides

  • #23
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Caros, apenas atentem para o fato que depois de 2002 a bucha passa a ser a: RBX101340 (bucha e parafuso com maior diâmetro).

    Resumindo:

    Até 2002 ANR3410
    2002 -> RBX101340

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    Alcides,
    sou apenas um "palpiteiro", não sei se a folga da porca estava encobrindo, com a palavra os experts. Quanto ao shimmy forte eu só tive em velocidade baixa quando minha roda estava cheia de lama (Jericoacoara x Fortaleza) e quando a a bucha Panhard estava ruim (peça ANR3410 - veja em Britcar (UK) Ltd > Your Search Results), e por falar nisto neste fim de semana fui verificá-la (com o carro desligado entre embaixo do carro, ache a bucha, peça para alguém virar o volante para esquerda e direita, se ela estiver gasta vai dar para perceber uma folga - vou ter que trocar a minha.
    Primão
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #24
    Usuário
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    68
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Rhuan, Scadufax e Clemente,

    Obrigado pelas informacões valiosas. Preciso corrigir uma informação quepassei em meu correio anterior. E parece que meu problema será mais complicadode resolver do que eu achava.

    A informação que o pessoal da Land Rio me passou estava incorreta. Neste fimde semana além de ler no forum todos os correios sobre vibração na direção meenfiei em baixo do meu carro e na 110 de um amigo cujo amortecedor não foimodificado da posição original.

    Acontece que a posição do meu amortecedor não está na posição da fábrica.Ele está na posição modificada e é idêntico ao do postado no forum em 2007, (Vibração na direção)http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/9960-vibracao-na-direcao-4.html.É uma alteração um pouco diferente da mostrada pelo Scadufax. Como o meu carrosofreu esta modificação em 2004 ou 2005 deve ser a mudança correspondente à daprimeira fase.

    Então, a volta do amortecedor à posição orifinal de fábrica não pode ser omotivo da vibração no volante ao passar por buraco pois o amortecedor dedireção está na posição modificada.

    Segue tudo que eu fiz para conseguir ter a vibração:

    -compra do carro zero e com 18000 km começa a vibrar ao passar por buracos a100 km/hr. Na Land Rio fazem a modificação da posição do amortecedor;

    - com 65000 km troco pneus (de 235/85 AT para 265/75 MTR), 5 amortecedores emolas (por heavy duty)e buchas. Passo o amortecedor para a posição original e avibração aparece imediatamente. Volto para a posição modificada e ela some;

    - com 145000 km troco retentor e rolamento da roda dianteira direita. Façorodízio de pneus, balanceamento (fica 0/0 apesar de existir algum desgasteirregular) e alinhamento. O carro não apresenta vibração, constatado por viagempara Minas.

    - dois meses depois troco discos e pastilhas e faço outro alinhamento poisas rodas ficam desalinhadas com o neutro do volante em torno de 5 graus. Surgeentão a vibração.

    Pelo que li no forum, como eu estou com os pneus gastos (80 000km, maspoderia rodar mais 10 000 km) e com desgaste irregular estou

    bem propenso a ter este problema de vibração.

    Vou ver se levo o carro ao mecânico esta semana para conversar com ele eseguir o itinerário bem descrito pelo Clemente e pelo Portela. O problema vaiser que, para confirmar se a solução foi adequada, somente com uma viagem emque passe por trechos em mau estado, o que pode demorar.

    Não entendo de mecânica, mas a sensação que eu tenho é que o sistema estáoperando próximo da condição de ressonância, e que qualquer desgaste (que acabamesmo ocorrendo) é suficiente para gerar a vibração. Então minha perguntaseria, quando é colocado um amortecedor adicional atrás do eixo, ou quando seusa barras mais reforçadas, maior momento de inércia, na verdade não estamosmudando a condição de ressonância do sistema de forma a evitar o fenômeno?

    Novamente, obrigado a todos pelos esclarecimentos.
    Carlos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Caixa de direção, Mecanismo pedais no assoalho e Kit amortecedor de direção
      Por Ulisses N. Ribeiro no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/01/2009, 16:45
    2. Amortecedor de Direção
      Por DJunior no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 20/12/2006, 23:19
    3. Direção de opala e amortecedor de direção
      Por ferraz no fórum Jeep Willys
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/05/2006, 17:18
    4. Alavanca de Mudança na Coluna de Direção
      Por Renato Sérgio Nazar no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 8
      Última resposta: 14/08/2005, 19:25
    5. Alavanca de Mudança na Coluna de Direção da Rural
      Por Renato Sérgio Nazar no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/12/2004, 08:10

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade