x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Limpeza do respiro do cárter.




    Prezados,

    Hoje realizei a limpeza do respiro do cárter, servicinho beeeem simples...

    De tão simples que é, estou me perguntando se não fiz o mesmo pela metate achando que estava fazendo o serviço completo.

    Pesquisei info em tópicos anteriores, bem como nos manuais (lembro de ter visto algo sobre esse serviço em um manual uma vez, mas não consegui achar de novo).

    Então venho pedir ajuda aos senhores!

    Tudo o que fiz foi o seguinte:

    • Soltei as 2 braçadeiras das mangueiras do respiro bem como o parafuso que o prende ao bloco, retirando o mesmo;
    • Limpei a borra de óleo que havia do lado de fora do respiro com desengripante e pincel;
    • Remontei tudo.

    Queria saber se é só isso mesmo ou se é preciso limpar o respiro por dentro de alguma forma, seja desmontando ou jogando desengripante lá dentro...

    Gustavo.

  • #2
    De teimoso que eu sou, segui procurando sobre a limpeza do respiro do óleo do cárter, pois eu tinha certeza que já havia visto um bom material sobre o serviço.

    Achei o material, que segue no link: Cyclone breather - Land Rover Zone

    Como eu suspeitava a limpeza também deve ser feita por dentro e para fazer isso o procedimento é bem simples:

    1- Pegue um pouco de óleo de motor novo e aqueça;
    2- Coloque o óleo morno dentro do respiro e sacuda, usando os dedos para fechar os furos do respiro;
    3- Repita o procedimento até o óleo sair limpo.

    Gustavo.

  • #3
    Opa!

    Agora fiz o serviço completo, pois limpei internamente o respiro!

    Bom, ao invés de usar óleo aquecido como no link acima, optei por um desengraxante normal por ser mais fácil de lidar.

    Seguem as fotos:

    -20112011162.jpg-20112011164.jpg-20112011165.jpg-20112011166.jpg

    Foto 1 - Tudo montado;
    Foto 2 - Soltar as duas abraçadeiras e o parafuso 8mm que prende o respiro no bloco e é só retirar o mesmo;
    Foto 3 - Respiro fora! Revise o o'ring que vai junto ao bloco (o meu, em marrom, foi trocado na última vez que eu limpei o respiro - R$ 4);
    Foto 4 - Feche dois furos com os dedos e jogue o desengraxante no outro furo. Sacuda, deixe escorrer e repita com os outros furos até sair desengripante limpo.

    Seguem mais fotos no próximo post!

  • #4
    Continuando...

    -20112011167.jpg-20112011168.jpg-20112011169.jpg

    Foto 1 - Aproveitei para dar uma geral nas abraçadeiras e no parafuso: desengraxante + escovinha de aço + WD40 = tudo novo!!!
    Foto 2 - Tudo limpo e seco, pronto para remontar;
    Foto 3 - Para remontar é só fazer o inverso. Facinho!

    Agora é só monitorar por alguns dias quanto a eventuais vazamentos de óleo pelas mangueiras.

    Gustavo.

  • #5
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Gustavo,

    não esqueça de trocar o o-ring que faz a vedação junto a tampa de válvulas, prevenindo assim a meleca ao redor desta junção. Pode ser um qualquer, desde que vede bem. Se der, escolha um em Viton. Ele fica alojado na parte plástica que penetra a tampa de alumínio.

    Limpei uma única vez este respiro em meu 90tinha e confesso que nunca notei nenhuma diferença. Em motores mais rodados, pode ser importante, porém naqueles que não tem muita passagem de compressão pelos anéis para o cárter e sempre tem o óleo regularmente trocado, a única coisa que vai encontrar no ciclone vai ser um pouco de óleo idêntico ao do cárter.

    Abraços, obrigado e parabéns por compartilhar os "How To"
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #6
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Valeu Gustavo !!

    Estou sempre acompanhando seus posts, pois ajudam sempre as manutenções em casa.
    Às vezes, dicas simples incentivam a galera a colocar a mão na graxa e tomar gosto pela coisa.

    Imagina se aqui tivéssemos mais e mais posts com exemplos básicos para fazer em casa? ... Chegamos lá!!!

    Valeu!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #7
    Usuário Avatar de Edu MB
    Entrada
    24/05/2006
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    51
    Posts
    728
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Opa!

    Agora fiz o serviço completo, pois limpei internamente o respiro!

    Bom, ao invés de usar óleo aquecido como no link acima, optei por um desengraxante normal por ser mais fácil de lidar.

    Seguem as fotos:

    -20112011162.jpg-20112011164.jpg-20112011165.jpg-20112011166.jpg

    Foto 1 - Tudo montado;
    Foto 2 - Soltar as duas abraçadeiras e o parafuso 8mm que prende o respiro no bloco e é só retirar o mesmo;
    Foto 3 - Respiro fora! Revise o o'ring que vai junto ao bloco (o meu, em marrom, foi trocado na última vez que eu limpei o respiro - R$ 4);
    Foto 4 - Feche dois furos com os dedos e jogue o desengraxante no outro furo. Sacuda, deixe escorrer e repita com os outros furos até sair desengripante limpo.

    Seguem mais fotos no próximo post!
    Gustavo , quando tiver um tempinho aproveita e confere o estado do tubo de água que passa sobre o motor .. a ferrugem costuma pegar de dentro para fora .

    Quem não tem problemas com baixa temperatura , pode facilmente desativar o sistema de ar quente .. Basta cortar o caminho da água que passa o tempo todo no radiador de refrigeração . Pode aproveitar e trocar o tubo enferrujado por um de cobre ou alumínio .

    Se alguém precisar posso tirar fotos da adaptação ..

    Abs

    Zé Marrara
    Toyota Land Cruiser Prado 2006
    (Ex) D.U.W. Defender Utility Wagon

  • #8
    Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Idade
    47
    Posts
    340
    Agradecimentos: 0
    opa já estou seguindo este tópico...rs...uma beleza topicos com fotos explicativas rs

  • #9
    Clemente,

    Também não reparei em nenhuma diferença no motor e acho que nem deveria (hehehe), afinal só saiu desengripante sujo (nada de borra grossa ou coisas do tipo). Apenas fiz o serviço por ele constar na planilha de revisão do defender e por eu não saber em que estado estava o respiro internamente. Só vou refazer o job daqui uns bons k km ou se ficar melado de óleo externamente!

    Hailton,

    É bem isso mesmo! Como dito pelo Loras num outro tópico é preciso começar pelas coisas mais simples para depois ir ganhando experiência e coragem para fazer coisas mais complexas. Eu ainda não tenho coragem de baixar a caixa e a transferência para consertar os vazamentos (pretendo fazer isso na mecânica em breve) ou mesmo trocar a embreagem. Também não sei sangrar freios ou embreagem... Mexer nos cubos eu também tenho receio... Um dia eu aprendo!

    E como eu já disse anteriormente, é sempre bom compartilhar os DIY aqui, pois se eu fizer burrada vai ter gente para me avisar!!! Então é mais uma forma de garantir que está tudo certo...

    Zé Marra,

    Vou colocar a verificação interna do tubo de água quente na minha lista de "por fazer", mas acho que só vou conseguir ver isso na próxima "drenada de fluido de arrefecimento". Pretendo drenar o fluido para verificar internamente as mangueiras, trocar os bujões cônicos por paralelos, trocar a termostática, verificar a correia dentada e trocar o fluido por um long-life. A limpeza do sistema foi feita a menos de 10.000km, mas o fluido que colocaram não é long-life. (Se alguém tiver sugestões de verificações para aproveitar o sistema drenado, eu agradeço!!!).

    Quanto as fotos, se não tiver nenhum outro tópico sobre a troca desse cano, crie um e publique as fotos! Por que esperar alguém pedir? Eu é que não espero... hehehe

    Uirá,

    É como dizem: "uma imagem vale por mil palavras" hehehehe

    Abraços a todos!!!

  • #10
    Usuário Avatar de Edu MB
    Entrada
    24/05/2006
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    51
    Posts
    728
    Agradecimentos: 0
    Boa , desculpe o "off topic"

    Abs
    Toyota Land Cruiser Prado 2006
    (Ex) D.U.W. Defender Utility Wagon

  • #11
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #12
    Usuário Avatar de Pauleo
    Entrada
    05/08/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    41
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Zé Marrara Ver Post
    Gustavo , quando tiver um tempinho aproveita e confere o estado do tubo de água que passa sobre o motor .. a ferrugem costuma pegar de dentro para fora .

    Quem não tem problemas com baixa temperatura , pode facilmente desativar o sistema de ar quente .. Basta cortar o caminho da água que passa o tempo todo no radiador de refrigeração . Pode aproveitar e trocar o tubo enferrujado por um de cobre ou alumínio .

    Se alguém precisar posso tirar fotos da adaptação ..

    Abs

    Zé Marrara
    Manda as fotos da adaptação aí... tudo mastigadinho hein! hehehe.
    Um abraço.
    Pauleo Brasília-DF

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respiro do BF-161
      Por Rogério Barthy no fórum Jeep Willys
      Respostas: 89
      Última resposta: 09/09/2015, 22:34
    2. Fumaça Branca no Respiro Carter
      Por rebianchini no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/12/2009, 09:42
    3. Respiro do BF
      Por Pedrão B. no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 15/06/2008, 22:45
    4. Respiro do BF 161
      Por p.peleje no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 11/06/2007, 11:19
    5. Respiro do Carter
      Por Mauro B. no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 0
      Última resposta: 13/06/2003, 03:35

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade