3 anos depois da compra e + 70.000km
bem... já se vão quase 3 anos que comprei a discovery 4 SE ano 2013. Está agora com 140 mil km.
trocas de oleo regulares aos 10 mil km e filtros. troquei pastilhas uma vez.
aos 120 mil km parei, descabinei, troquei correias, e uma revisão mais profunda. Turbos com alguma folga, mas não troquei, ainda devem ir um bom tempo.
Fora do normal teve uma troca das buchas da bandeja, nada muito dispendioso. O que incomodou foi o compressor do ar condicionado que estourou aos 130 mil km. ele larga umas limalhas, tem que trocar compressor, condensador, etc... optei pelos originais. o custo foi descabinar novamente, uns 3.500. Depois soube que aqui em Porto Alegre a ar condicionado Berlim faz a troca do compressor e condensador sem descabinar.
Mas tudo indo bem. Gostei da compra? Demais. Tenho ainda uma BMW X3 6 cilindros e uma Audi A6 Allroad com suspensao pneumática também, mas o conforto da Discovery 4 e sua suspensão é inigualável. Parece um sofá.
No começo me preocupei com o carro, suas manutenções. Vi que os problemas cronicos de virabrequim e sua quebra de motor eram até 2012, ous eja, de 2013 em diante (cambio de botão rendondo) a coisa se ajustou, além de fazer uma manutenção preventiva regular e sem sustos.
Citação:
Postado originalmente por
ramonpoa
como gosto de arrumar sarna para me coçar estou namorando uma Dico 4 2013 SE com 69mil km (revisões feitas) e impecável para comprar.
a fama, ou "má-fama", das discovery é impressionante no mercado, notadamente com quebra do motor, da turbina e do compressor da suspensão pneumática.
O problema mais custoso (quebra do motor e um novo vaí para 45, 50, 60, 70 mil), do que eu li, em site aqui e no exterior, foi até o ano de 2011, ou seja, fuja das 2010/2011. Parece que os rolamentos que fazem parte de uma conjunto que sustenta o virabrequim giram e a merda está feita. Quebra o motor em avisar. Se isso é associado ainda a falta e manutenção, óleo incorreto, etc.... mas as anteriores a 2012 são problemáticas.
As de 2012 e 2013 tem um recall feito em 2016 justamente ara corrigir uma quebra de solda no posicionador do virabrequim (parece que algumas ainda quebraram). A que estou em vista tem chassi fora do recall, teoricamente o motor já com o problema resolvido...
Mas caso essas "novas" (2013 a 2016) não quebrem, mesmo assim vai levar anos para reverter a fama, isso se não houverem mais cagadas. E as 2010 e 2011 tem sim problema de projeto, mas a land não assumiu o recall. Só estou me aventurando porque tenho um baita mecânico diesel de confiança que tem uma bela oficina e conversei com ele acerca disto.
Depois do motor tem a temida falta de desempenho (tem item aqui no forum) que vão desde filtro de ar entupido até quebra da tampa da válvulas do lado esquerdo que não aguenta calor e pressão (feita de plástico duro - não sou engenheiro, mas isso não devia rachar), ou algum outro vazamento no sistema de turbo... mas isso parece menos comum.
Os relatos envolvendo a quebra do turbo também se concentraram em 2010 a 2012, apesar de pipocarem outros relatos. O problema é que a turma também não gosta de manutenção.
Compressor e bolsas a ar da suspensão polêmicas. Alguns relatam que o furar a bolsa (e mais as dianteiras) é problema raro e que, via de regra, duram tanto ou mais que suspensão de molas e amortecedores normais. Aqui também há relatos que as quebras de compressores do sistema é pq o pessoal vê o carro baixar, não arruma, e daí pressiona o funcionamento do compressor... e em 2012 em diante veio outra marca no lugar do philco hitachi que também tornou isso um problema menor. do que conclui é que é uma suspensão confiável, tanto que a nova defender 2020 (para ser bicho bruto) vem com suspensão a ar. Assim, esse negócio de uma pedra afiada cortar bolsa, é tipo cair um raio no meio do campo...
Mas a fama é danada.
Vamos ver o que arrisco!
Ainda tenho a pajero full que comprei zero em 2009 e está com 250 mil km. Zero de problema. Vou encostar na garagem (nem vale a pena vender). meu carro do dia a dia é uma X3 motor bi-turbo de 6 em linha 2012, que comprei em 2016 com 17milkm. Já estou a a 4 anos, está com quase 70 milkm e zero problemas e é muito bom de andar.... quando comprei o pessoal também vaticinou problemas... e nunca ocorreram... claro que uma troca de amortecedor no futuro vai sair mais que trocar os de um coroll (que zero na época era o mesmo preço que paguei na x3), mas a diferença de andar meu amigo.... é impressionante....
Esse carros de luxo zero km, mesmo que o camarada tenha dinheiro para gastar, é muita perda. Comprei vários carros zero, mais de uma dezena, e até a pajero full em 2009. Mas faz uns 7 ou 8 anos que compro semi-novos TOP. Ja pegaram boa desvalorização e nunca, nunca me incomodei... (tem que olhar na hora de comprar, [obvio).
Mas vamos ver como vão ser meus relatos da discovery... se vai quebrar a famílai ou não.. kkkk