Postado originalmente por
Hugo4x4
Rafael
Estudei bastante o tema "molas", tanto teoria como buscando experiências pelo mundo todo para definir o que instalar na minha 110. Assim que comprei a Land instalei toda aquela parafernália na frente, guincho, quebra mato, protetor da barra de direção. A Land ficou arreada, e com o passar do tempo isto se acentuava. Primeiro coloquei um calco de 32 mm na frente, ficou bom por um tempo mais depois apareceu o problema de fim de curso. Neste estado decidi trocar as molas dianteiras progressivas de 15 mm de diâmetro do arame por molas não progressivas diâmetro 16 mm utilizada na dianteira da 130. Ao mesmo tempo troquei os quatro amortecedores originais pelos OME, salientando que ainda estou na traseira com as progressivas originais de 19 mm de diâmetro do arame. O resultado foi muito bom, a inclinação nas curvas diminuiu e o andar ficou espetacular. Experimentei levantar 50 mm na frente e não gostei, a mudança no cáster e no angulo de trabalho da cruceta dianteira traem vibrações e direção mais pesada. Não abro mão de ter disponível em todo momento o máximo curso da suspensão, então dispenso esse dispositivo chamado "barra de torção" ou "barra anti-rolagem" instalado em quase todos os veículos e levanto o pé nas curvas. O que li no caso das "Pumas" que a suspensão é molenga para ter um maior conforto no andar, com isto se tornou imprescindível instalar nestas barra de torção na dianteira e na traseira.
Se você esta perto de algum jogo destes observa qual é a cor de identificação das molas, as dimensões destas para com ajuda das tabelas falar concretamente sobre o que esperar ao instalar esse conjunto.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73