Senhores,

peço licença para participar deste fórum e paciência com o novato aqui. Depois de 28 anos de sonho, acabo de realizar comprando uma Def 90 ano 2000/2000 (tenho 34, mas quero uma land desde os 6). A primeira coisa que fiz foi guardar a monstrinha na garagem e sentar com o manual no colo. Pois bem, surgiram estas dúvidas que não consegui entender, mesmo lendo o manual, agradeço muito as respostas que porventura apareçam, e saúdo os landeiros e todos amigos do mundo 4x4:

1- Posição da alavanca de diferencial: Se quero rodar em estrada de asfalto, devo obviamente posicionar a mesma em HIGH. Mas, se posiciono a mesma para o lado DIREITO e PARA BAIXO nada acontece (está em N então?) Ou não está engatando? Pois a caranga está rodando somente com a alavanca para a ESQUERDA E PARA BAIXO, o que, imagino, seja, "high com diferencial bloqueado" (e o mesmo vale para LOW). Correto?

1b - E se o raciocínio acima estiver correto, presumo que estou com problemas, ou melhor, a Landosa está com problemas no diferencial, para engatar a High sem ser bloqueado...aí, é mecânica pra ela? Ou é mesmo ruinzinho de pegar o jeito do engate? Pois a embreagem foi "feita" segundo o antigo dono, a menos de um ano...

2- Motor: é o International 2.5, 5 cilindros. Como vocês o chamam? TDI 2.5 ou TDI 300 ? Já li isso em trocentos tópicos por aqui mas até agora não captei qual motor é qual...

Acho que por enquanto as dúvidas são estas, de resto já estudei tanto antes de comprar o veículo que só falta mesmo é aprender a pilotar a viatura dentro de suas capacidades. Obrigado, att.