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  • #1

    Bomba de vácuo - problema contínuo




    Pessoal,
    minha Land Defender 110 / 2000, com 150.000 km.
    A bomba de vácuo original foi trocada com 110.000 km, comprei original (Wabco) em revenda LR em BH, durou 40.000 km e pau de novo.
    Comprei outra na Calmac - SP (Wabco), paguei 1.480, durou 500 km (!!!), liguei para Calmac, trocaram a peça (outra Wabco na caixa com juntas, completa), atenderam super bem e prontificaram na garantia, sem problema algum. Instalei na semana passada e hoje pau novamente com 300 km (!!!).
    Sintomas:
    ...freio duro e sem ação (como das outras vezes)
    ...barulho de vibração do pistão da bomba quando atinge 2.000 rpm
    ...carro parado em neutro, duas aceleradas até 3.000 rpm, bomba volta a funcionar e freio fica normal. (das outras vezes não aconteceu isso)
    ...depois deste procedimento fica um dia sem problema e volta a acontecer novamente.
    Detalhes:
    ...fluído de freio ok
    ...sistema sangrado e conferido
    ...nenhuma rachadura no hidrovácuo
    ...mangueiras e flexíveis ok
    ...pastilhas novas (originais)
    ...não tem nenhum vazamento
    ...todas as bombas apresentaram defeito abruptamente, não deram nenhum sinal de fadiga, apenas a primeira original que estava no carro vazou óleo.

    Aguardo opniões e dicas de todos.
    Abçs
    Vicente
    vicentemelo@gmail.com
    Defender 110 / SW / azul teto branco
    Toyota Band Longa / OM 364

  • #2
    Aconteceu comigo, só que comprei na bearmach uma original wabco, que não durou nada. Coloquei uma argentina que está funcinando muito bem. Até o Luiz Fraga, hoje, não recomenda a original, mas esta argentina. Se eu fosse vc procuraria uma dessas ou aquela recondicionada pela perim, tem carro com ela h[a mais de 80.000 klm.

    abçs
    Mitsubishi TR4 AT

  • #3
    Caique,
    a argentina que vc refere é a fabricada pela Rafaela Motores?
    Se positivo, sabe como funciona o esquema e venda x transporte x pagamento?

  • #4
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    Caro Vicente,
    Eu tive um problema com a minha bomba de Vácuo da minha Defender 110/2000, a mesma vazava muito óleo -chegava a ser anti-social as pôças que ela deixava nos estacionamentos da vizinhança- pois bem, eu sempre lia aqui no Fórum problemas relatados com a troca de válvulas por diversos motivos. Então eu decidí que trocaria a peça mas tentaria dar um ultimato a dita cuja. Levei meu carro num mecânico bem habilidoso (e obediente-coisa rara) e pedí para que ele desmontasse a peça, qual não foi a minha surpresa, existiam dois rebites com folga excessiva que, segundo a minha análise, poderia estar causando o vazamento. Bom foram retirados todos os demais rebites e posteriormente montamos usando silicone Locktite alta temperatura e substituimos os rebites por parafusos allen com arruelas de pressão. Conclusão: estou rodando a mais de 4 meses e garanto, o freio ficou melhor do que antes.
    Vale salientar que antes de fazer estas adaptações o freio não mostrava nenhum outro problema como freio pesado/duro.
    Na minha opinião se o problema persiste mesmo trocando diversas peças, talvez algo além da mesma esteja causando este desgaste prematuro.
    Se você ainda estiver com a antiga bomba, tente fazer esta modificação, não custa nada e talvez você encontre a solução.
    Lembre-se que a instalação da bomba requer um posicionamento correto do motor.
    Abraço,
    Jaylson.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Jaylson Freitas Ver Post
    Caro Vicente,
    Lembre-se que a instalação da bomba requer um posicionamento correto do motor.
    Abraço,
    Jaylson.
    Muito bom seu comentário, no meu problema, não tenho vazamento, mas o posicionamento do motor, isso não posso garantir que houve, pois estava longe da mecânica. Poderia definir esse posicionamento melhor?
    Abç

  • #6
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Vicente,

    um grande problema da bomba de de vácuo, é a entrada de poeira no sistema do freio, ela costuma entrar por micro fissuras/trincas na carcassa do hidrovácuo, próximo ao cilindro mestre.. Basta colocar um pouco de silicone e pronto. Elas aparecem mas não aumentam. Outro culpado pela entrada da poeira é um pequeno filtro (espuma) na entrada do servo freio que "respira" o ar da cabine a cada freada. Este tem que ser limpo a cada 100mil KM, esta no no cronograma de man. da LR.

    Finalmente, ao trocar a bomba, recomendo limpar com ar comprimido toda linha de vácuo. Feito isso é reza um pouco. Este é um daqueles fátasticos erros de projeto. Deveria virar RECALL.

    Eu topo fazer um barulho e assim garantir o direito de garantia estendida para este item.

    Abraços

    PS: nunca tive problemas com esta bomba. Toc Toc Toc na madeira!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #7
    Vicente, creio que a bearmach tem, pois foram eles mesmos que me enviaram para trocar a original wabco, que estava na garantia. Acho que é essa rafaela mesmo.

    Mas hj eu tentaria tb a perim (www.perimpecas.com.br), pois eles usam material bem superior que as originais.

    abçs


    Citação Postado originalmente por vicentemelo Ver Post
    Caique,
    a argentina que vc refere é a fabricada pela Rafaela Motores?
    Se positivo, sabe como funciona o esquema e venda x transporte x pagamento?
    4X4 Brasil
    Mitsubishi TR4 AT

  • #8
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    Boa noite à todos.

    Meu tio comprou um LR Defender 110 CSW 2001/2001. Ele quer umas dicas de oficina e manutenção pra poder revisar o carro dele que está com 220.000 kms. E se possível indicar oficinas no estado de Mato Grosso do Sul ou até mesmo no estado de São Paulo. Aguardo resposta. Obrigado.

  • #9
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    Ontem durante uma pequena viagem (120Km) o pedal de freio ficou duro e a frenagem ficou bem prejudicada.
    Segui com cautela até a garagem.

    Hoje pela manhã fui ver o que poderia ser e, ao chegar logo vi uma poça de óleo no chão.
    De cara pensei... me f*!

    Ao abrir o capô logo observei que a tampa da bomba só estava presa por 1 único pop. Os outros 5 estouraram! Com isso não dava vácuo e o freio não funcionava direito (me corrijam se estiver errado!).

    Como não tinha como consertar na hora, arrumei uma forma de amarrar a tampa para não cair e segui estrada.

    Agora preciso consertar e para isso peço ajuda de vocês.
    Qual o procedimento?

    Para ter acesso a bomba tenho que retirar a turbina, então eu poderia retirar as conexões da bomba direto ou tenho que fazer algo para não vazar óleo?
    Quanto a tampa da bomba, para travá-la no lugar eu poderia com a furadeira retirar as sobras dos pops e rebitar outros somente? Tem algum tipo de vedação necessária (tipo oring ou silicone loctite)? Tem como no lugar dos pops, abrir o furo e prender com parafuso, porca e arruela de pressão?

    Seguem as fotos.
    -bombaoleofreio01.jpg-bombaoleofreio02.jpg

    Aguardo o retorno, obrigado.
    DEFENDER 110 CSW 2001
    Ex L200 GLS 2002


  • #10
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Citação Postado originalmente por Muskitu Ver Post
    Ontem durante uma pequena viagem (120Km) o pedal de freio ficou duro e a frenagem ficou bem prejudicada.
    Segui com cautela até a garagem.

    Hoje pela manhã fui ver o que poderia ser e, ao chegar logo vi uma poça de óleo no chão.
    De cara pensei... me f*!

    Ao abrir o capô logo observei que a tampa da bomba só estava presa por 1 único pop. Os outros 5 estouraram! Com isso não dava vácuo e o freio não funcionava direito (me corrijam se estiver errado!).

    Como não tinha como consertar na hora, arrumei uma forma de amarrar a tampa para não cair e segui estrada.

    Agora preciso consertar e para isso peço ajuda de vocês.
    Qual o procedimento?

    Para ter acesso a bomba tenho que retirar a turbina, então eu poderia retirar as conexões da bomba direto ou tenho que fazer algo para não vazar óleo?
    Quanto a tampa da bomba, para travá-la no lugar eu poderia com a furadeira retirar as sobras dos pops e rebitar outros somente? Tem algum tipo de vedação necessária (tipo oring ou silicone loctite)? Tem como no lugar dos pops, abrir o furo e prender com parafuso, porca e arruela de pressão?

    Seguem as fotos.
    -bombaoleofreio01.jpg-bombaoleofreio02.jpg

    Aguardo o retorno, obrigado.

    Se o carro estiver parado e frio, não vai vazar óleo pois estará tudo no çarter. Talvez vaze pouca coisa.

    Por que tirar a turbina pra mexer na bomba? Ela fica do outro lado...

    Pode sim fazer tudo que comentou... tirar os rebites e colocar parafuso e porca. A questão é ver se sua bomba não danificou devido a tampa solta. Não custa tentar...faz o procedimento, dá partida e vai lá no cano de vácuo que liga na panela ver se tá fazendo vácuo. Só não tira a bomba do bloco pois aí terá que deixar o motor em PMS e arranjar uma junta nova.

  • #11
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    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Se o carro estiver parado e frio, não vai vazar óleo pois estará tudo no çarter. Talvez vaze pouca coisa.

    Por que tirar a turbina pra mexer na bomba? Ela fica do outro lado...

    Pode sim fazer tudo que comentou... tirar os rebites e colocar parafuso e porca. A questão é ver se sua bomba não danificou devido a tampa solta. Não custa tentar...faz o procedimento, dá partida e vai lá no cano de vácuo que liga na panela ver se tá fazendo vácuo. Só não tira a bomba do bloco pois aí terá que deixar o motor em PMS e arranjar uma junta nova.
    Boa noite companheiros!

    Agradeço pela da Perin ENOC.

    Sérgio, na correria escrevi turbina, mas me referia ao filtro de ar.
    Agora, como poderia fazer para "limpar" os arrebites quebrados sem tirar a bomba do lugar? Acho que mesmo sem o filtro de ar, não teria ângulo para a furadeira.

    Quanto a junta, é só a que fixa ela no bloco ou tem alguma (junta ou o-ring) na tampa também?
    Procurei no Microcat e nada achei...

    Se tiver que retirá-la, como proceder para deixar o motor em PMS? Quanto a nova junta, seria possível fazer uma recortada de papel e adesivo tipo loctite?

    Quanto ao funcionamento da bomba, creio não ter dado problema, pois depois de "amarrar" a tampa para seguir viagem o pedal do freio ficou macio novamente, talvez não como antes, mas um pouco melhor.

    Obrigado mais uma vez!
    DEFENDER 110 CSW 2001
    Ex L200 GLS 2002


  • #12
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Citação Postado originalmente por Muskitu Ver Post
    Boa noite companheiros!

    Agradeço pela da Perin ENOC.

    Sérgio, na correria escrevi turbina, mas me referia ao filtro de ar.
    Agora, como poderia fazer para "limpar" os arrebites quebrados sem tirar a bomba do lugar? Acho que mesmo sem o filtro de ar, não teria ângulo para a furadeira.

    Quanto a junta, é só a que fixa ela no bloco ou tem alguma (junta ou o-ring) na tampa também?
    Procurei no Microcat e nada achei...

    Se tiver que retirá-la, como proceder para deixar o motor em PMS? Quanto a nova junta, seria possível fazer uma recortada de papel e adesivo tipo loctite?

    Quanto ao funcionamento da bomba, creio não ter dado problema, pois depois de "amarrar" a tampa para seguir viagem o pedal do freio ficou macio novamente, talvez não como antes, mas um pouco melhor.

    Obrigado mais uma vez!
    Bom, se não consegue refaze-la no lugar então é legal tira-la....

    Deve estar em PMS para que a bomba não esteja sobre pressão do eixo de comando. Para isso, em baixo da caixa seca tem um orifício, que provavelmente esteja aberto. Caso esteja com um bujão, remova-o. Ali voce vai ver o volante do motor, que quando está em PMS aparece um sulco do volante alinhado com o orifício. Esse ponto é o PMS, onde o primeiro pistão está no seu ponto morto superior.

    Para chegar nele, levante uma roda dianteira, engate a quinta marcha com o carro desligado e pede pra alguém ir girando a roda, até chegar nesse ponto.

    Na tampa pode usar uma junta liquida, loctite.

    Na conexão com o bloco, o ideal é uma junta de papel mesmo. Até hoje não vi ninguem usar junta liquida ali, então não sei dizer se funciona.

    Faz o teste no cano de vacuo, com o dedo depois de tudo montado.

    Abs

    Sergio

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