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  • #1

    Temperatura no vermelho 2x e agora? A junta aguenta?




    Na 1a fervida foi culpa da bomba d`agua. Troquei no Fraga, bomba e algumas mangueiras. colocou o selo de controle de temperatura no bloco (cabeçote). Tudo bem, não passou de 102°C Na última foi a mangueira superior do radiador. Vasou a água. tome ponteiro no vermelho. Em ambas as vezes vi subindo, desliguei o motor, mais mesmo assim foi até o vermelho. Como sobe rápido esse ponteiro!
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.
    Dei partida com o motor frio, pegou normal. (Não fiquei olhando muito, fiquei com medo de piorar tudo, foi só para tirar do guincho e por na garagem)
    Pergunta:
    Mesmo sem sintomas de junta queimada, ela pode estar danificada a ponto de valer a pena substituí-la?
    Land 90tinha 2002 motor 2.5tdi

    Como foi dito em outro tópico.

    E AGORA JOSÉ?
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Agora? Reze para não ter acontecido nada!

    Infelizmente é a única coisa que resta fazer. Não vale a pena abrir para ver, se deu problema os sintomas aparecerão na estrada em velocidade alta.

    Instale o quanto antes um sensor de nível d'água e assim evite futuros aborrecimentos.

    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por Alexandre ST Ver Post
    Na 1a fervida foi culpa da bomba d`agua. Troquei no Fraga, bomba e algumas mangueiras. colocou o selo de controle de temperatura no bloco (cabeçote). Tudo bem, não passou de 102°C Na última foi a mangueira superior do radiador. Vasou a água. tome ponteiro no vermelho. Em ambas as vezes vi subindo, desliguei o motor, mais mesmo assim foi até o vermelho. Como sobe rápido esse ponteiro!
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.
    Dei partida com o motor frio, pegou normal. (Não fiquei olhando muito, fiquei com medo de piorar tudo, foi só para tirar do guincho e por na garagem)
    Pergunta:
    Mesmo sem sintomas de junta queimada, ela pode estar danificada a ponto de valer a pena substituí-la?
    Land 90tinha 2002 motor 2.5tdi

    Como foi dito em outro tópico.

    E AGORA JOSÉ?
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    OK Clemente Obrigado!
    Vou montar tudo e torcer.
    O sensor já estava instalado. mas é o curto, aí ficava apitando com o nível normal de água. Resolvi desligar até encontrar o longo.
    Deu no que deu!

  • #4
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    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.


    Olá Alexandre, que selo é este? Nunca ouvi falar.
    Abs
    Sergio

  • #5
    Banido
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.


    Olá Alexandre, que selo é este? Nunca ouvi falar.
    Abs
    Sergio
    SELO TERMÔMETRO
    4X4 Brasil

  • #6
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Alexandre ST Ver Post
    Mesmo sem sintomas de junta queimada, ela pode estar danificada a ponto de valer a pena substituí-la? E AGORA JOSÉ?

    Creio que você poderá ter uma ideia da extensão do estrago, levando a viatura para medir a compressão do motor. Também já faria uma troca de óleo e filtro, já que o mesmo deve ter virado "óleo de fritura"...

  • #7
    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.


    Olá Alexandre, que selo é este? Nunca ouvi falar.
    Abs
    Sergio

    Esse selo marca a temperatura que o Cabeçote atinge. Cada quadrado branco corresponde a uma temperatura que aumenta para direita. Quando atinge a temperatura respectiva do quadrado branco ele fica preto ¨queima¨. essa foto foi antes do aquecimento. Agora ta tudo preto.
    Olha aí a foto.
    Temperatura no vermelho 2x e agora? A junta aguenta?-20130811_163050.jpg
    4X4 Brasil

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Alexandre ST Ver Post
    Esse selo marca a temperatura que o Cabeçote atinge. Cada quadrado branco corresponde a uma temperatura que aumenta para direita. Quando atinge a temperatura respectiva do quadrado branco ele fica preto ¨queima¨. essa foto foi antes do aquecimento. Agora ta tudo preto.
    Olha aí a foto.
    Temperatura no vermelho 2x e agora? A junta aguenta?-20130811_163050.jpg
    Legal. Onde se compra isso?
    Abs
    Sergio

  • #9
    Usuário Avatar de André Sheffer
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    CGAUER,... acompanho o fórum, e vejo que vc e o Meccanno são bons entendidos de defender.... Eu estou negociando minha 90, e como estou em viagem... Deixei para fechar o negócio na minha volta, que é semana que vem.... Pergunto: tem algum sinal e ou o que posso verificar para ver se ela já ferveu ? ... E ou se a junta esta comprometida? Obrigado... Abraço.

    André.S

  • #10
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    HehehehAndré, tenho a Defender a um ano, mas sou muito curioso e xereta!

    O Gauer & Galera são os caras! relaxa que já vem resposta.

    Grande Abraço!

  • #11
    Usuário Avatar de André Sheffer
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    Grande Meccano,... Heheh acompanho o fórum a pouco tempo, desde que decidi que queria uma defender...pesquisei e pesquisei até encontrar uma 90 , 2001 SW, verde com teto branco... único dono... Que para minha surpresa está muito,boa,... Pesquisei e procurei por vasamentos, amassados, falta de cuidados em geral... E sim, não encontrei muita coisa... Ela está muito boa mesmo, para ter uma ideia a beberia ainda é a original e o estepe tb!... Só recentemente ele trocou os pneus originais...

    .... Hj, estou em El Calafate, patagonia... Vim de avião, já é a segunda vez... mas a próxima vez, virei com ela... Pois sou fotografo e gosto de sair sem rumo para fotografar...já comprei todos os mapas e conheço bem a região, pois aluguei um carro e andamos por tudo...

    enfim, lendo os,post, me questionei sobre superaquecimento e juntas queimadas, por isso perguntei...agradeço o contato... Vou continuar pesquisando e assim q estiver com ela, posto as fotos e vamos trocando idéias...

    Grand abraço! E parabéns pela 110,... Ando acompanhando os cuidados...



    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    HehehehAndré, tenho a Defender a um ano, mas sou muito curioso e xereta!

    O Gauer & Galera são os caras! relaxa que já vem resposta.

    Grande Abraço!

  • #12
    Usuário Avatar de CGAUER
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    André,

    não tem como ver o estado da junta ou cabeçote em sí, mas caso algo tenha sido consertado é relativamente fácil descobrir olhando com atenção os entornos do cabeçote, se todos os pequenos parafusos dos acessórios estão lá e o estado das suas cabeças (marcas de chave) bem como o estado da tubulação original do retorno dos injetores e marcas de chave nos próprios.

    Também é comum achar marcas de pancada com cimento durante o manuseio do cabeçote.

    Praticamente não existe mecânico que preste atenção nos detalhes.

    Outro ponto que denuncia um motor que foi refeito, é a espessura da junta do cabeçote. Por falta de instrumentos para medir a protusão dos pistões os mecânicos colocam sempre a mais grossa, identificada por 3 furos na parte exposta para fora do motor, bem ao lado do filtro de ar (no Defender). Sim, pode acontecer de um carro vir originalmente com uma junta de 3 furos, mas é raro. Geralmente vem com 1 ou 2 furos.

    Por sorte o 300tdi é um motor extremamente simples, mais simples que um motor de Fusca, é sério! Não só isso, um bloco parcial novo de um 300tdi (bloco, virabrequim, pistões, bielas, etc) comprado diretamente de um distribuidor custava em 2010 R$ 4500 e o cabeçote R$1800. Na época pesquisei para ter um jogo de reserva para o futuro, mas acabei comprando um PowerStroke 2.8 TGV completo, com, TGV, alternador, arranque e sistema de injeção novo no pallet por R$ 18k...


    Em resumo, preços proporcionais ao Fusca. rsrs

    A única coisa que não se conserta facilmente no LR é o chassi e a carroceria. O resto é fácil encontrar.

    Abs

    Clemente

    PS: não trabalho com fotografia mas me arrisco... Álbuns de fotos de CGauer no Flickr


    Citação Postado originalmente por André Sheffer Ver Post
    CGAUER,... acompanho o fórum, e vejo que vc e o Meccanno são bons entendidos de defender.... Eu estou negociando minha 90, e como estou em viagem... Deixei para fechar o negócio na minha volta, que é semana que vem.... Pergunto: tem algum sinal e ou o que posso verificar para ver se ela já ferveu ? ... E ou se a junta esta comprometida? Obrigado... Abraço.

    André.S
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

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