x
Convex Datacenter
Página 16 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 678910111213141516
Resultados 181 a 191 de 191
  • #181
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6



    Ahá Oneill!

    O universo mecânico é científico. Estava evidente que tinha coisa errado no seu motor.

    Soldar o acoplamento viscoso do ventilador fez você gastar 8% mais combustível, o que pagaria quase metade de uma peça nova.... Nem falar do stress em todos os componentes anteriores ao ventilador no sistema da correia auxiliar, que tiveram que arrastar o sobre seus rolamentos a carga total do ventilador todo o tempo.

    A maioria dos motores Diesel contemporâneos trabalha a acima de 90˚C. Somente assim se obtém uma combustão limpa (por isso o motor quando frio sola tanta fumaça) e diminuição dos resíduos no óleo. As peças destes e dos nossos motores são feitas para se dilatarem no projeto. Por isso as grandes máquinas jamais são desligadas. Existem hoje muitos motores que trabalham acima de 105˚C, assim como alguns derivados do nosso 300TDI (S10 2.5). É tudo uma questão de projeto.

    Os pistões dos 300TDI são consideravelmente menores que os cilindros, contemplando assim a dilatação na temperatura de trabalho, o alumínio tem um coeficiente de dilatação maior que o do aço e fundição do bloco. Esta é a razão pela qual o motor quando frio apresenta maior barulho e maiores folgas.

    Mesma razão porque teste de compressão só é feito com motor aquecido.

    Um motor com válvula termostática em dia não deve ter alteração na temperatura de água maior que 5˚C. Ela tem que compensar qualquer variação acima desta tolerância.

    Não deixe de trocar o acoplamento. Você encontra em qualquer assistência Mercedes Benz que atende Sprinter. O ventilador é o mesmo da Sprinter 310.

    Abraços


    Citação Postado originalmente por Oneill Ver Post
    Amigos,

    conforme prometido, relato os acontecimentos após 8.400 km percorridos pelo Brasil, Argentina e Uruguai.
    O motor Maxion TDI 2.5 sobre aqueceu....zero. Ou melhor - zero.
    Realmente, a causa principal era a embreagem do ventilador do radiador (acoplamento viscoso).
    Uma vez soldada a ventoinha a temperatura da água ficou, em toda a viagem, entre 78 e 95°C.
    Dirigindo a 80 km/h> entre 78 e 82°C e consumo de 10 km/l.
    Dirigindo entre 90 e 100 km/h> 84 a 86°C. Consumo 9 km/l.
    Entre 100 e 110 km/h> 86 a 88°C. Consumo 8 km/l.
    Acima de 120 km/h > 88 a 92°C. Consumo 7,5 km/l.

    Condições extremas:
    Pé no fundo, dia quente, ar condicionado ligado. Velocidade 120-130 km/l, mantida por mais de 30 minutos. Ou subindo serras com o pé lá embaixo> 95°C. Consumo entre 7,2 e 7,5 km/l.

    Alerta : meu Defender usa BF´s 265, guincho, tenho uma mala Thule no bagageiro, e os estepes também ficam lá em cima. Por isso, provávelmente gasto mais que os outros, não sendo só a velocidade o causador do prejuízo.

    Minha opinião: o motor Maxion 2.5 TDI é um bom motor e adequado ao Land Rover Defender 110. Quando forçado a 2800-3000 giros em subidas ou, contrariando a aerodinâmica do Defender, em velocidades acima de 120 km/h, realmente ele aquece acima do recomendado pela Caterpillar para motores diesel da sua classe, que seria trabalhar entre 86 e 90°C idealmente.
    Manter acima de 2.800 rotações e temperatura da água acima de 92°C por muito tempo (muito não é número, então eu traduzi muito por uma hora) provocaria dilatação excessiva dos metais do pistão e camisa, aumentando o atrito e desgastando prematuramente o conjunto.
    Desta forma, dar um "refresco" de hora em hora (2.200-2.500 rotações) seria a melhor recomendação para os "pés de chumbo" como eu, frustrados por não terem "bala" para sustentar um bom V6 ou V8 a gasolina, como o 4.0 do Cherokee (só a inclinação do pára-brisas deste faz uma diferença enorme na aerodinâmica, quando comparado com os 90° do Defender).
    Outro alerta para os que dirigem perigosamente é trocarem o filtro de ar aos 4/5 mil km, independentemente se rodados em terra ou asfalto, pois como o motor aquece e dilata mais com esses infelizes, um grãozinho de poeira pode fazer um bom estrago.
    Fiz esses 9.000 km, se contados desde o momento que soldei a ventoinha, prestando mais atenção aos instrumentos que à paisagem e acredito que fui bem minucioso com os dados e o entorno físico que foram colhidos.
    Então, retornando às discussões do começo desta tripa, tenho de concordar com a maioria das afirmações do Carlão. Quando dirigi off-road ou como um caminhão leve no asfalto, o motor comportou-se impecávelmente, levando em conta que este senhor atingiu a melhor idade, ou seja 230.000 km rodados.
    Nota 0 : oficina e lojas de peças em Córdoba, Santa Fé e San Miguel de Tucumán tem outro nível de conhecimento, competência e profissionalismo em motores diesel. Além dos preços, geralmente um terço ou menos que aqui. Aprendi muito por lá.
    Nota1 : vale a pena visitar os Esteros de Miriñay e Iberá em Corrientes, Argentina. Pescar um dourado vendo êle tragar o seu anzol nas profundidades devido à limpidez da água é algo indescritível.
    Também os desertos da pré-cordilheira andina nas alturas de Salta são memoráveis.
    Nota 2: comprei um novo acoplamento viscoso em Córdoba, sede da fábrica da International que faz o Maxion, por um preço de doer na consciência dos vendedore brasileiros: 180 reais.
    Vou instalá-lo porque essa história de soldar a ventoinha é proibitiva em temperaturas abaixo de 5°C pois, com o ar gelado sendo jogado pela ventoinha já na partida com o motor frio, a válvula termostática demora horas a abrir e trabalha-se praticamente sem lubrificação pois o óleo fica muito espesso e não penetra nas partes a lubrificar.
    E eu pretendo dirigir-me à Patagônia e Sul do Chile no forte do inverno para ver como é a coisa no seu melhor momento.

    Espero ter cumprido a promessa e que a minha experiência possa ser útil
    aos Defenderos ( como nos chamam em Tucumán).

    Abraço
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #182
    Usuário
    Entrada
    20/05/2009
    Local
    Rio/RJ
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Desculpa Clemente,

    mas prefiro confiar nos técnicos da International e da Caterpillar que me assessoraram e que entendem bem de climas frios e tem muitos anos de prática.
    Quanto ao aumento do consumo foi de aproximadamente 3,5% medidos contra a média anterior de um database de 10 anos.

    Leia com mais atenção:
    Nota 2: comprei um novo acoplamento viscoso em Córdoba, sede da fábrica da International que faz o Maxion, por um preço de doer na consciência dos vendedore brasileiros: 180 reais.
    Abraço
    4X4 Brasil Razão: Destacar texto anterior

  • #183
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Opa, não tinha observado sobre a compra da peça.

    Pensando que aqui a mesma custa R$500. Vergonha pura.

    Quanto a temperatura, com certeza usado o motor nestas condições você vai garantir maior vida. Quanto a isso não tenho dúvidas. Mas que ele agüenta uma tocada no limite sem descanso, ele agüenta, se estiver tudo 100%.

    O melhor parâmetro para um uso seguro, é a temperatura do escape (EGT), medida logo no coletor, dizem que não é bom passar mais de 650˚C...

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Oneill Ver Post
    Desculpa Clemente,

    mas prefiro confiar nos técnicos da International e da Caterpillar que me assessoraram e que entendem bem de climas frios e tem muitos anos de prática.
    Quanto ao aumento do consumo foi de aproximadamente 3,5% medidos contra a média anterior de um database de 10 anos.

    Leia com mais atenção:
    Nota 2: comprei um novo acoplamento viscoso em Córdoba, sede da fábrica da International que faz o Maxion, por um preço de doer na consciência dos vendedore brasileiros: 180 reais.
    Abraço
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #184
    Usuário
    Entrada
    20/05/2009
    Local
    Rio/RJ
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Estava evidente que tinha coisa errado no seu motor.

    Clemente, este é exatamente o ponto que quero ressaltar.
    Não havia nada de errado com o motor, era só no sistema de refrigeração.
    Como eu pensei muito mal deste motor Maxion, estou fazendo uma autocrítica e pondo as coisas no seu lugar devido.

    Estava pensando em trocar o motor pelo 2.8 mas depois de ver 2 ou 3 casos de quebra de caixa, desisti. Tenho o pé muito pesado e viciado em dirigir esportivamente por décadas. Seguramente algum caque iria fazer.

    Abraço

  • #185
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Quando disse motor, entendo tudo que é necessário para ele funcionar. Sem uma correia, ventilador, etc... não tem motor que funcione...

    Reforço este ponto apenas para ficar claro que seu problema não tinha nada a ver com o motor ser brasileiro, mas sim com defeitos de uma peça importante, parte integrante do motor e fabricada e distribuída pela International. O correto arrefecimento é MUITO importante, não acho correto dizer "só no sistema de refrigeração"... Como você sabe, qualquer defeito neste setor, é oficina e reparos caros.

    Abs


    Clemente

    Citação Postado originalmente por Oneill Ver Post
    Estava evidente que tinha coisa errado no seu motor.

    Clemente, este é exatamente o ponto que quero ressaltar.
    Não havia nada de errado com o motor, era só no sistema de refrigeração.
    Como eu pensei muito mal deste motor Maxion, estou fazendo uma autocrítica e pondo as coisas no seu lugar devido.

    Estava pensando em trocar o motor pelo 2.8 mas depois de ver 2 ou 3 casos de quebra de caixa, desisti. Tenho o pé muito pesado e viciado em dirigir esportivamente por décadas. Seguramente algum caque iria fazer.

    Abraço
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #186
    Usuário
    Entrada
    20/05/2009
    Local
    Rio/RJ
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    não tinha nada a ver com o motor ser brasileiro

    Só uma última informação. O motor do meu Defender não é brasileiro. É bem argentino, conforme os pais deles o reconheceram em Córdoba.

    Abraço

  • #187
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Os meus LRs (2000, 2002 e 2005) tbm tem motores com blocos fundidos na Argentina, mas a montagem, segundo a plaqueta fixada no coletor de admissão é Canoas RS.

    De fato nossos hermanos tem um certo orgulho do feito...rsrs

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Oneill Ver Post
    não tinha nada a ver com o motor ser brasileiro

    Só uma última informação. O motor do meu Defender não é brasileiro. É bem argentino, conforme os pais deles o reconheceram em Córdoba.

    Abraço
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #188
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0

    experiencia própria

    Boa noite pessoal, somente adicionando minha experiencia pessoal com o aquecimento da defender 110.

    logo que comprei o carro em 2009, em uma viagem aos lençois maranhenses o compressor do AC travou quebrando a correia, até aí tudo bem. O problema foi quando na semana seguinte fiz uma viagem de 1200km de Teresina a Natal, após ter consertado o AC.

    nesta viagem, o motor esquentou a ponto de ferver após uns 200 km de estrada. isso repetiu-se por 5 vezes. só esquentava pra valer quando o AC estava ligado. Chegando em Natal mandei trocar o cabeçote (2000 reais o serviço+peças). Até aí tudo bem, o problema foi na volta, o motor esquentou do mesmo jeito e ficou vazando pela junta. Alguma coisa tava muito errado.

    De volta a Teresina, outro serviço de cabeçote foi feito, desta vez a junta foi usada uma especial com um sanduiche de metal e "material de junta", a que tinha sido usada era mais para uma "folha de cartolina". neste dia eu fiquei sabendo que o cabeçote da Jeanny ja tinha sido trocado/retificado 8 vezes, alguma coisa de muuuito errada tinha. com a ajuda do pessoal daqui do forum, em outro tópico, resolvi começar do principal suspeito: troquei o acoplamento viscoso, sob protestos de alguns entendidos locais que diziam que o vento da estrada por si só era suficiente pra esfriar o motor e diziam tambem que quando o motor esquentava o acoplamento viscoso era destivado.

    PROBLEMA RESOLVIDO: era mesmo o acoplamento viscoso defeituoso.

    PORÉM, na minha ultima viagem (semana passada) notei o motor esquentando acima do normal, chegando ao ponteiro atingir 3/4 da escala em uma subida após umas 4 horas de estrada sem parar. Com o AC desligado aquece menos. Outra subida brusca de temperatura se deu quando em um carto momento senti o motor "aliviando" repentinamente, o que me fez desconfiar de um novo problema no acoplamento viscoso que pode ter simplesmente destravado porque não sei. felizmente não foi suficiente para empenar o cabeçote.

    mesmo assim, notei que em regime normal, a temperatura estabiliza pouco antes do meio da escala (diria 11:50 horas) em em regime pesado passa pouco do meio da escala (12:00 a 12:10). notei tambem que o radiador está se "desintegrando" com o metal da "colmeia" se soltando em alguns locais. notei tambem o defletor da ventoinha fora do lugar, ligeiramente desencaixado. acredito que isto esteja colaborando para o pequeno sobreaquecimento do sistema, enquando o maior sobreaquecimento se deva ao viscoso defeituoso.

    abraços, Joaquim

    P.S. aqui pelo NE a temperatura ambiente beira os 40 graus, 50 se considerar a sensação termica do asfalto negro irradiando calor. mesmo assim, quando o sistema é bom não esquenta tanto.

  • #189
    Usuário
    Entrada
    09/02/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Ola Carlão. Onde encontro um radiador de oleo desses?

  • #190
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Djalma Inoue Ver Post
    Como pedido segue a foto para analise, notei que tem um sensor que fica onde acredito ser na minha ignorância, caixa de transmisão, o mesmo parece estar vazando e na caixa de marcha, que na parte superior tem um bujão com chave estrela e em baixo chave quadrada é onde credito que esteja vazando o óleo e se espalhando com o vento, só achei que talvez esteja vazando também pelo sensor pois, o mesmo fica bem escondidinho e mesmo assim está melado, é facil mexer alí, tem algum segredo?? Já comprei o veda rosca que foi indicado pelo Clemente. Peço se possível, me dêem uma luz para que possa meter a mão na massa ou seja na graxa para resolver esta questão ou somente pessoal especializado consegue fazer isso?? Este sensor é de que?? Conto mais uma vez com a colaboração dos companheiros para podermos deixar estas máquinas enxutas em todos os sentidos.
    a minha tambem mela do mesmo jeito. acho que deve ser a graxa da cruzeta espalhando sobre a caixa. ja tem um tempo do tópico, chegou a alguma conclusão?

  • #191
    Usuário Avatar de Djalma Inoue
    Entrada
    09/12/2010
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    62
    Posts
    609
    Agradecimentos: 0
    Dasvirgens, o problema na realidade são dois orings da caixa que estão vazando só que para troca-los é necessário retirar a caixa, a graxa fica espalhada em pontos localizados o óleo mesmo vazando pouco se espalha pelo fundo do carro todo, eu acho até bom que protege contra a ferrugem kkkk depois disso passei a usar quando dou uma geral no carro pulverizando por baixo com óleo de caixa rsrsrs. Até me falaram que estraga as borrachas mas eu prefiro estragar as borrachas do que estragar o carro, as borrachas eu troco.

    Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    a minha tambem mela do mesmo jeito. acho que deve ser a graxa da cruzeta espalhando sobre a caixa. ja tem um tempo do tópico, chegou a alguma conclusão?
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade