Mais um vazamento de água.... resolvido!
Depois de uns 10 mil km sem qualquer vazamento, a água da viatura começou a baixar. Era intermitente. Às vezes ficava estável, às vezes baixava rapidamente, uns 200ml de uma vez. Vazou 1L em 2 meses.
O problema estava na vedação (O-rings) da junção da válvula termostática com os canos que chegam nela e com o bloco do motor. Mais um local a ser examinado para quem enfrenta problemas de vazamento. O chato é desmontar os coletores de admissão e escapamento para chegar no problema.
Essa trepidação do motor quando joga tração, e quando tira o pé a trepidação para, mesmo estando em velocidade, não é de balanceamento, senão não pararia quando tira o pé. Muito menos de alinhamento (nada a ver). Quando acontece isso, é problema na transmissão - cardan. As trizetas devem estar gastas, com folga. Troque as trizetas, ou arrisque-se em enchê-las via uma retífica. se der, melhor trocar mesmo, as retíficas não conseguem muitas vezes acretar o balanceamento do peso das trizetas e fica sempre um chacoalhozinho...
Comprei um FL 2006 lá na Terra Nova-BH também a cerca de 3 semanas e até o momento o meu ainda não apresentou este problema de perder força quando é exigido.
Único problema que eu detectei no FL foi que quando acelero a mais de 100km/h na subida sinto o motor trepidar. Mas quando tiro o pé do acelerador ele pára.
Sintoma é um pouco parecido com o do nosso amigo sebastjr. Liguei pra Terra Nova e eles alegaram pelo tel que é problema de alinhamento e balanceamento e agendaram para terça-feira pra eu levar o carro lá. Num acredito muito nisso não pois o carro, segundo eles, tinha acabado de sair da revisão dos 50mil km e foi feita toda manutenção necessária gastando cerca de R$ 3.000,00 reais.
Essa trepidação do motor quando joga tração, e quando tira o pé a trepidação para, mesmo estando em velocidade, não é de balanceamento, senão não pararia quando tira o pé. Muito menos de alinhamento (nada a ver). Quando acontece isso, é problema na transmissão - cardan. As trizetas devem estar gastas, com folga. Troque as trizetas, ou arrisque-se em enchê-las via uma retífica. se der, melhor trocar mesmo, as retíficas não conseguem muitas vezes acretar o balanceamento do peso das trizetas e fica sempre um chacoalhozinho...
Concordo com o amigo acima , é trizeta . Eu estou com o mesmo problema ....
Pessaol a minha FL2 HSE 2008 a partir do dia 25/12 começo a apresentar o seguinte problema:
Ela começa a assoviar, de repente, igual uma chaleira, piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quando está na lenta ou mesmo andando quando tiro o pé do acelerador ele assovia, mas quando retomo a aceleração para. E de repente para e fica um bom tempo sem fazer o barulho e não é a correia. Alguem já passou por isso ou teve conhecimento desse incoveniente?
JIMNY HR 2012 JEGUINHO (Pequeno, Forte e Teimoso)
Ex Land Rover Freelander 2, New S 10, X Terra, Troller T4.
Pessaol a minha FL2 HSE 2008 a partir do dia 25/12 começo a apresentar o seguinte problema:
Ela começa a assoviar, de repente, igual uma chaleira, piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quando está na lenta ou mesmo andando quando tiro o pé do acelerador ele assovia, mas quando retomo a aceleração para. E de repente para e fica um bom tempo sem fazer o barulho e não é a correia. Alguem já passou por isso ou teve conhecimento desse incoveniente?
Boa noite amigos.
Essa é minha primeira mensagem no forum e já venho pedindo ajuda...
Semana passada o ar do meu Freelander 2005 simplesmente parou de gelar enquanto eu estava a quase 100km/h... continuei andando desliguei o ar e liguei de novo, nada... derrepente um barulho forte sob o capô, como o de rolamento roncando... parei no acostamento e desliguei o carro, não vi nada de anormal no motor, voltei a ligar o carro e seguir viagem, porém o ar não gela mais... alguém sabe o que pode ser, ou melhor ainda, no Rio, algum lugar de confiança onde posso levar o carro ?
Boa noite Pedro, tive problemas com o meu ar-condicionado um ano atrás e corri bastante para resolver o problema. As oficinas não possuem nenhum equipamento para testar o sistema, apenas para medir a pressão do gás. Quando precisei fazer o reparo do meu ar, que só gelava com o carro parado. Levei na Refricentro ( Avenida Brasil) e condenaram o compressor e o condesador, me cobraram R$5.900,00 e consertavam em 1 dia. Logo vi que era furada, pois essas peças são importadas. entrei em contato com um vendedor de peças no mercado livre e ele me passou que o problema poderia ser o filtro secador, como já tinha encomendado o filtro secador e o de cabine na brit-car acabei não comprando com ele. Mas foi certeiro, pedi para uma oficina em Vila isabel que o cara já tinha mexido em outra freelander fazer a substituição e colocar o gás de volta. Gastei menos de R$600,00 entre peças e mão de obra !
Bom dia Steve, vou tentar fazer isso também, tentar descobrir o problema seguindo as dicas e quando tiver mais confiante do que pode ser, comprar as peças...
Essa oficina em Vila Isabel, lembra o nome ? pode me indicar ? outra coisa, oficinas para a parte mecânica, suspensão, motor, etc, pode indicar alguma aqui no Rio ?
Abraço !
Boa noite Pedro, vamos lá: A Oficina fica na rua Gonzaga Bastos 294-A ( Corvete Serviços automotivos ), procurar por André. Tel: 97553-1295 , 7748-6692 , 2571-4531.
Como falei, comprei os filtros e mandei trocar. já em termos de mecânica tem o Wendel ( Land Recreio ) Canal das Taxas ( Recreio dos Bandeirantes ), e tem outra que tenho levado ultimamente, fica na Praça Niterói 5 ( ASA MIL ) Procurar por flávio ( 2254-1664 , 2254-0306, mas ele só atende por indicação de clientes que fazem serviços com ele. Caso vc queira entrar em contato com ele me dar uma ligada ( 7786-9024, 98270-4871 ) que faço o contato entre vcs, na segunda vou levar a minha para trocar os rolamentos traseiros, discos e pastilhas dianteiras, bieletas e borracha do suporte da barra de direção. Ele me cobrou R$ 600,00 de mão de obra !
Um abraço !
Comprei uma Freelander 2005 linda essa semana, mas ela comecou a apresentar um defeito bem chato... Quando eu piso nela pra valer mesmo, ela abre o bico e fica falhando até eu parar, desligar, e ligar de novo.
Por exemplo: se eu vou fazer uma ultrapassagem, colo o pé (WOT) e ela bota segunda marcha e estica até os 6 mil rpm (ou seja lá qual for o limite de giro, foi mal, nao prestei atenćão nisso ainda), então ela joga a terceira e de repente acontece uma perda de performance significante, como se tivesse cilindro a menos.
Mas não precisa ser exatamente nessas condićões, mas dessa maneira fica mais fácil de reproduzir o problema...
Eu poderia dizer que é bobina, mas eu nunca ví uma bobina que abrisse o bico, e voltasse a funcionar ao desligar e ligar novamente...
Logo, preciso de uma segunda opinião, o que vcs acham?
Voltando a este tema MUITO CHATO que acontece nas Freelander 1:
O carro possui DIVERSOS problemas de projeto. A principal burrada foi usar o motor KV6 da Kia Carnival. O resto dos problemas, são consequências dessa burrada.
Quanto a esse problema de começar a falhar alguns cilindros, perder potência até termos que parar, desligar e ligar novamente, quem estiver com isso pode ir preparando o bolso.
O principal problema do carro, por causa desse KV6, é o sistema de arrefecimento como um todo. Esse motor esquenta MUITO, tende a dar problemas no módulo das ventoinhas, e até no resto dos eletrônicos do carro.
Este problema em específico, onde temos que desligra e ligar novamente, vai se agravando até o momento em que você terá que desligar e ligar o carro a cada quarteirão - ocorre quando precisamos jogar pot~encia, com mais frequência em subidas.
O módulo de injeção do carro, é marca SIEMENS código 5WK90003 DME MS43/KV6 (ou 5WK90004 DME MS43/KV6 também), fica instalado dentro de um compartimento plástico preto lacrado com parafusos, do lado direito superior do compartimento do motor para quem olha da frente para a traseira do carro (para quem estiver ao volante, lado esquerdo).
Esse módulo esquenta MUITO, e, para tentar solucionar esse problema a Land Rover instalou nesse compartimento dos módulos, uma ventoinha com um sensor de temperatura, que suga o ar do sistema do ar condicionado quando o sensor acusa aquecimento - praticamente sempre, aqui no Brasil. Aí, essa ventoinha liga e "teoricamente" refrigera o compartimento fechado dos módulos.
Acontece que esse motorzinho da ventoinha é super frágil, e obviamente ele perde eficiência com o tempo, depois de alguns anos de uso, e ele pode simplesmente PARAR de refrigerar o compartimento, e o módulo começa a trabalhar a temperaturas altíssimas, coisa que ele não foi feito para fazer. Aí, ele começa a apresentar anomalias, começa a não enviar sinais para algum dos cilindros. No caso do meu módulo, o cilindro 4 apresenta falhas de ignição no scanner. Aí, o motor roda "quadrado" e você tem que reiniciar o carro. Mas, caso o motorzinho da ventoinha do compartimento dos módulos continue com problemas, em duas quadras (ou menos) o módulo já estará fervendo e o problema volta - até um momento em que o módulo fica condenado - lembrando que é uma peça eletrônica, compenentes internos sensíveis, soldados em placa, etc, até o momento que a temperatura alta OU derrete alguma solda e causa um curto, ou queima um componente - ou o circuito todo.
Sugestão: Se seu carro apresentar esse problema, vá DIRETO ver o motorzinho do ventilador do compartimento do módulo de injeção. Se você insistir muito, perde o módulo.
O duro é que um módulo desses na land Rover (Autostar) está entre R$ 6.000 e R$ 8.000, e um usado, de desmanche, não é muito confiável por motivos óbvios, e pelo fato de que esse problema de aquecimento do motor KV6 nas Freelander é um problema crônico, dá em TODAS as Freelander. Então, possivelmente o módulo da Freelander à venda no desmanche já sofreu bastante os problemas de temperatura alta - pode estar ferrado também.
Além do módulo de injeção, o outro que sofre DEMAIS com os problemas de temperatura do KV6 é o módulo da ventoinha - ou melhor, o conjunto todo (módulo/relê + defletores + motores das duas ventoinhas). O que começa a acontecer é que a ventoinha do motor começa a ligar de 10 em 10 segundos, funciona 8 segundos e para (sem mesmo terminar de resfriar o motor), e entra em looping, liga, funciona 8 segundos, para dez, funciona mais 8 segundos, para dez, e assim vai.
Outra facada: Não adianta trocar o módulo da ventoinha apenas, por dois motivos: Um, a land Rover só vende o conjunto todo, duas ventoinhas com motor montadas no defletor e com o módulo - pasmem - R$ 4.300. E não tem na Brit-Car nem AllMakes para importar. Só na Land Rover mesmo. O outro motivo é o de sempre - como essa merda de motor KV6 esquenta mais que o inferno, provavelmente o módulo da ventoinha de um desmanche estará com esse problema também - tipo 80% de chances. E a Land Rover diz que deve existir balanceamento entre a vida do módulo e dos motores das ventoinhas, por isso que vendem apenas o conjunto todo - você estará arriscado a comprar um módulo de ventoinha que não funcionará legal nas suas ventoinhas atuais com defletor sem ser o mesmo conjjunto original.
Trocando em miúdos: MALDITO KV6 de merda, que aquece mais que o inferno e detona o carro todo!!!!!! (além do problema imbecil do KV6 de permanentemente "sumir água", muitas vezes devido ao descolamento de camisa dos cilindros causado adivinha por o quê??? Super aquecimento!!!)