x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Freelander I - Troca das pastilhas e sapatas de freio




    Algum de vocês já trocou as sapatas de freio da Freelander I? Se sim, com qual quilometragem? O motivo da pergunta é que estou pensando em importar umas peças de manutenção antecipadamente e gostaria de saber se já está se aproximando a hora de trocar as sapatas do freio traseiro. Também não estou disposto a fazer estoque de peças em casa para só usar daqui a dois anos...

    Sobre as pastilhas de freio, as originais faziam aquele "assovio" bem alto quando freava. No momento da troca, substituí por outra marca, mas o "assovio" continua, ainda que um pouco mais discreto. Quem já passou por isso e qual a solução? Pensei em importar as pastilhas EBC Greenstuff, que supostamente são muito boas, mas fico com medo de trocar 6 por meia dúzia. Imagino que comprar pastilhas originais na Inglaterra também não vai ajudar muito, pois as compradas na concessionária brasileira assoviam bastante.

    Qualquer ajuda será bem-vinda!
    Abs,
    Sebastião

  • #2
    Como rodei 70.000 km com a Freelander, troquei as pastilhas 3 vezes.

    Freio é o único ponto crítico que vi nesse carro.
    Muito peso pra pouco disco e pastilha.
    Se eu fosse você faria estoque dos itens dessa parte. Numa precisei trocar outra peça no sistema que não pastilha (3 vezes) e disco (1 vez).

    Em nenhuma delas eu fiquei com esse assobio e só usei pastilhas genuínas LR.

    Freio gritar não é normal. Se os discos estiverem pouco desbastados (2 mm), dá pra dar um passe e continuar usando até dar tempo de importar novos caso você ainda não os tenha.

    Abraço,
    Neilson


  • #3
    Olá, Neilson. Como sempre, vc é o oráculo desse fórum! Valeu!
    Diante das suas observações, começo a desconfiar que o problema possa ser no disco, e não na pastilha. Por uma nota fiscal, vi que o primeiro dono do carro trocou as pastilhas com 10.000km, na concessionária LR, muito provavelmente para se livrar do barulho. Enquanto o carro estava na garantia, comentei o problema com o pessoal da concessionária, mas eles disseram que não tinha jeito: mesmo que trocasse a pastilha, logo logo o barulho voltaria. Diante disso, só troquei as pastilhas na revisão de 60.000km, porque já estavam muito gastas. As novas são bem menos barulhentas, mas acho que é só uma questão de tempo até que elas comecem a "gritar a plenos pulmões".
    Fora esse barulho agudo, que no momento está discreto, os freios funcionam bem. Nunca percebi fadiga, vibração ou qualquer outra coisa.

    Outra possibilidade é trocar as pastilhas mais precocemente, como você fez.

    Abs,
    Sebastião
    4X4 Brasil

  • #4
    Citação Postado originalmente por sebastjr Ver Post
    Olá, Neilson. Como sempre, vc é o oráculo desse fórum! Valeu!
    Agradeço, mas estou longe disso.

    Citação Postado originalmente por sebastjr
    Diante das suas observações, começo a desconfiar que o problema possa ser no disco, e não na pastilha. Por uma nota fiscal, vi que o primeiro dono do carro trocou as pastilhas com 10.000km, na concessionária LR, muito provavelmente para se livrar do barulho.
    Bom, eu não não tenho conhecimento de mecânica pra chutar onde possa ser, mas é certo que há um problema. Talvez na regulagem das pinças ? Meu carro nunca assobiou o freio e o seu também não deveria.

    Citação Postado originalmente por sebastjr
    Enquanto o carro estava na garantia, comentei o problema com o pessoal da concessionária, mas eles disseram que não tinha jeito: mesmo que trocasse a pastilha, logo logo o barulho voltaria.
    Opa ! Sinal claro de incompetência !
    Nada disso !
    Freio não tem que gritar coisa nenhuma ! Só mesmo com defeito, serviço mal feito ou peça vagabunda.

    Está na hora de trocar de concessionária, aliás, não tem uma oficina especializada em Land Rover aí em BSB ? É melhor você levar num profissional que entenda de Land Rovers do que em concessionária, por incrível que pareça.

    Citação Postado originalmente por sebastjr
    Diante disso, só troquei as pastilhas na revisão de 60.000km, porque já estavam muito gastas. As novas são bem menos barulhentas, mas acho que é só uma questão de tempo até que elas comecem a "gritar a plenos pulmões".
    Menos barulhentas que você diz é que não fazem absolutamente nenhum barulho, certo ? Porque é assim que tem que ser.

    Citação Postado originalmente por sebastjr
    Outra possibilidade é trocar as pastilhas mais precocemente, como você fez.
    As pastilhas são tão baratas que eu sempre optei por trocá-las com 20k km. Mas eu também andava com o pé embaixo e isso causa mais desgaste.

    De qualquer forma, eu vou levar o D3 na revisão essa semana ou semana que vem numa oficina aqui no Rio (Itanhangá Car) e vou aproveitar e perguntar pro Rodrigo o que pode estar acontecendo no seu carro.

    Abraço,
    Neilson


  • #5
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Ê pezinho de chumbo

    Provavelmente há alguma folga entre as pastilhas e as pinças ou entre as pastilhas e os discos ou discos com problemas.

    As GreenStuff são mais duras que as originais...

    Abs.,
    Portela
    Jimny 4All

  • #6
    Po Portela ... o Freelander era o capeta pra andar !
    Roda 18" e pneus 185/55.
    Não tinha curva na Dutra (exceto na serra) que o carro não fizesse a 150 km/h ...

    As últimas pastilhas que usei foram da Ferodo e eram excelentes !
    Quando vendi o FL uns 15.000 km depois de ter trocado por elas, não parecia que tinham sido usadas.

    Na época eu pagava umas 20 libras pelo kit da Land Rover. As da Ferodo custaram umas 35 libras, mas vale cada centavo !

    GreenStuff não conheço ...

    Abraço,
    Neilson


  • #7
    Neilson, só corrigindo a medida do pneu da Freelander: 235/55. Realmente, o carro passa muita segurança nas curvas.
    Com relação ao barulho, é um chiado bem agudo, que só surgia quando acionava o freio. É muito comum em caminhões. Hoje está muito discreto, quase nada. Parece-me que isso não interfere na eficiência do freio. Era só o incômodo da “zoada” em si.
    É o mesmo que o pó preto que a pastilha solta nas rodas dianteiras: fora a feiúra das rodas sujas, não há com o que se preocupar. Mas podemos comprar pastilhas low dust, quiet e por aí vai, se a sujeira e o chiado incomodarem.
    De qualquer forma, na próxima troca vou fazer um upgrade nas pastilhas. A marca que você mencionou, Ferodo, se orgulha do silêncio das frenagens: http://www.ferodo.co.uk/ferodo_web/d...ment.aspx?id=8
    Onde você comprou as pastilhas?
    Abs,
    Sebastião

  • #8
    Usuário
    Entrada
    23/01/2011
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sebastjr Ver Post
    Neilson, só corrigindo a medida do pneu da Freelander: 235/55. Realmente, o carro passa muita segurança nas curvas.
    Com relação ao barulho, é um chiado bem agudo, que só surgia quando acionava o freio. É muito comum em caminhões. Hoje está muito discreto, quase nada. Parece-me que isso não interfere na eficiência do freio. Era só o incômodo da “zoada” em si.
    É o mesmo que o pó preto que a pastilha solta nas rodas dianteiras: fora a feiúra das rodas sujas, não há com o que se preocupar. Mas podemos comprar pastilhas low dust, quiet e por aí vai, se a sujeira e o chiado incomodarem.
    De qualquer forma, na próxima troca vou fazer um upgrade nas pastilhas. A marca que você mencionou, Ferodo, se orgulha do silêncio das frenagens: http://www.ferodo.co.uk/ferodo_web/d...ment.aspx?id=8
    Onde você comprou as pastilhas?
    Abs,
    Sebastião
    Caro Sebastião, gostaria de sua opinião, sou novo no forum bem como com a Freelander, acabei de comprar quatro pneus Hankook 235/50/R18 Ventus V12 EVO e me foi vendido como o ideal para a Freelander I...o que você acha ? Fiz besteira ?
    Grato..abçs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade