x
Convex Datacenter
Página 1 de 20 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 236
  • #1
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0

    TD5 X PUMA X 300TDI(maxion)




    Olá galera!

    Gostaria de discutir com vocês sobre os motores que equipam nossas viaturas nos modelos desde setembro de 1990(200TDi),1994(300TDI),1998(TD5 lá fora e HS2.5Maxion aqui)2007- Puma.

    Com certeza os motores mais novos são melhores em termos de CV/Kg(peso X torque), principalmente o puma.

    Mas em relação ao propósito dos Land Rover desde os series, defender e agora New Defender, creio que tenha sido um grande equívoco.

    Um motor eletrônico(desde o TD5) não condiz com o propósito do veículo; e isso é grave pois o motor é a "alma" da viatura.No TD5 existe um dispositivo "go home" caso exista alguma pane eletrônica.Mas se o módulo molhar ou for avariado o dispositivo falha.

    Não vou dar meus argumentos agora, pois gostaria muito de "ouvir" os colegas.

    Um abraço fraternal a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de dromao
    Entrada
    26/11/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    49
    Posts
    513
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb

    Agora fiquei em dúvida.

    A minha espaçonave é uma defender 90, 2.5TDI, ano 2000, amarela, já ouvi falar que é de uma série especial comemorativa do Camel Trophy. Nunca me deixou sem voltar para casa, e olha que de vez em quando eu faço umas brincadeiras mais pesadas. Eu sempre pensei que o motor era o 300TDI, mas pelo que foi informado pelo Carlão não é. Não estou duvidando de você Carlão, mas poderia confirmar esta informação????

    Abraço

    Romão

  • #3
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Carlão,

    Bela discussão!

    Tudo, como diria um velho presidente de um grande time de futebol, é "uma faca de dois legumes".

    A eletrônica é um caminho sem volta e tem muitas vantagens, dentre as quais acho as principais as 4 que seguem...

    1. Contribui para menos poluição;
    2. As manutenções tornam-se mais espaçadas;
    3. Os problemas são mais precisamente detectados;
    4. Possibilita "customizações" melhor elaboradas e mais precisas do que ficar dando volta em parafuso "no olho".

    Tudo que é novo gera receio e eu também tenho a pulga atrás da orelha quanto à resistência desses componentes eletrônicos, sobretudo em meio lamacento, empoeirado ou mesmo molhado. Contudo, ao mesmo tempo, tem muito de mito e lenda urbana quanto à fragilidade destes componentes.

    As coisas mecânicas (da Land Rover, que fique claro que não estamos falando de relógios suíços) consertamos em qualquer esquina ou beira de estrada, porém, consertamos muito mais do que em carros mais modernos com eletrônica embarcada.

    Faço a comparação entre meus Defenders e a minha Disco 3. Os Defenders ficavam muito mais tempo parados que a Disco. Sempre havia uma questãozinha a resolver.

    A desvantagem da Disco é que tenho que ter uma ferramenta de diagnóstico que leia todas as suas ECUs e isto custa bem carinho, mas já está na minha lista de compras prioritárias. Com isso na mão eu fico beeeeeemmmmm mais tranquilo e livre das conce$$ionárias que, além de caras, não contam (no geral) com pessoal muiot competente e/ou bem treinado.

    Abs.
    Jimny 4All

  • #4
    Apesar de só ter fera no pedaço, vou dar minha opinião.
    Concordo com o Carlão que os motores mais antigos gozam de maior confiança entre nós, mais pela experiência do que por outro motivo.

    Mas, se formos prestar atenção no próprio manual de manutenção, os motores TD5, que entendo que seja uma evolução natural dos motores anteriores, exigem menos atenção, com as revisões em períodos maiores. Conclusão, os próprios fabricantes confiavam mais no TD5.

    Face à mudança na legislação européia o td5 foi descontinuado e não poderá sofrer aperfeiçoamentos.

    Quanto ao puma, acredito que este realmente apresenta uma mudança de paradigma da fábrica e que, ainda deve, se tiver tempo, ser melhor avaliado e, assim, conquistar a confiança do público.

    Que a evolução é inexorável não se duvida, mas, mesmo a cadeia evolutiva, as vezes, nos leva a becos sem saída, se o puma é o próximo passo ainda descobriremos.


    []

    []

  • #5
    Usuário Avatar de ascherer74
    Entrada
    24/12/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    719
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    ...

    Mas em relação ao propósito dos Land Rover desde os series, defender e agora New Defender, creio que tenha sido um grande equívoco.
    Propósito dos Land Rover!?

    Não sei se isso é muito claro. É muito provável que cada um tenha uma visão disto.

    Acho, como já foi dito, é um caminho sem volta. Em um mundo não muito distante não teremos mais espaço para marias-fumaça, como minha 110.

    Tenho uma revista LRO de agosto de 2009, onde foi feita um comparativo entre 3 (300tdi, TD5 e "puma"), conclusão... NENHUMA.

    Todos tinham seus defeitos e qualidades, deixava para que os proprietários decidissem qual o seu próprio "propósito" em relação a Defender.

    Parabéns pelo tópico, apesar de ser uma discussão óbvia ainda não tinha sido iniciada de forma direta.
    Adriano Scherer
    Land Rover Defender 110 - Flickr

  • #6
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    estou na minha segunda puma, e apesar de gostar até do barulho tó tó tó da 90 tdi 300 que ainda tenho, tambem da sua simplicidade de manutenção, não tem com não falar da diferença de pegada para viagens mais longas, menor ruído, o abs, o controle de tração que dispensa bloqueios...
    os caras lá do coração da fábrica, devem ter resistido às mudanças, mas NORMAS européias foram mais fortes .
    o motor puma é consagrado na Europa usado em vans como a Transit que vemos andando por aqui, e a FORD não iria queimar o filme com qualquer porcaria.
    sendo um motor usado em larga escala, traz segurança de assistencia e de peças.
    Mas é ruim de eu vender a noventinha!!!!!
    abc
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #7
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    As Land Rover, especificamente as series que se tornaram as Defenders tem o propósito de "General Purposes" GP, que se tornou "Jipe" ou todo terreno. Este é o propósito das defenders e por isso manteve por tanto tempo seu design.

    A estrutura e forma do chassi, a largura da viatura que possibilita dirigir com a cabeça para fora(mas que mata as pernas até se adaptar,hehehe), a altura que permite visualizar a distância o terreno a frente, enfim, as series antigas podiam dar partida com manivela se precisasse. O projeto da Land era um veículo de trabalho, um trator de "luxo".

    Claro que hoje quem compra uma Defender para usar no asfalto e no dia a dia não reclama desta evolução eletrônica. Eu uso 90% no asfalto.

    Mas vejam bem, com uma relação do diferencial 3,54, câmbio e caixa de transferência de "trator", e um motor eletrônico? Isso na minha opinião não está coerente.

    Imaginem uma expedição para a Amazônia ou local parecido.Chuva dia sim e dia também na época do ano certa para esta expedição. Ir com um veículo excessivamente eletrônico já é um risco a observar no "check list".

    Não tenho nada contra eletrônico, pelo contrário.Mas se quisesse um eletrônico comprava uma disco como fez o colega.E não uma Defender.Este é meu ponto.

    Quem tem defender logo começa a aprender da mecânica dela e dificilmente fica na mão.Pode ver que a maioria tem sua caixa de ferramenta com aquilo que já sabe arrumar caso quebre,etc.

    A minha imagem de "go anywhere" para nos modelos até 2006 aqui do Brasil e nos modelos até 1998 lá fora.

  • #8
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dromao Ver Post
    Agora fiquei em dúvida.

    A minha espaçonave é uma defender 90, 2.5TDI, ano 2000, amarela, já ouvi falar que é de uma série especial comemorativa do Camel Trophy. Nunca me deixou sem voltar para casa, e olha que de vez em quando eu faço umas brincadeiras mais pesadas. Eu sempre pensei que o motor era o 300TDI, mas pelo que foi informado pelo Carlão não é. Não estou duvidando de você Carlão, mas poderia confirmar esta informação????

    Abraço

    Romão
    Fala Dromão! Pode e deve duvidar a vontade, pois este é o Espírito!

    Não conheço sobre esta série especial sua aqui no Brasil, portanto vou responder o que sei sobre os modelos normais.

    Quando a Land Rover veio ser montada aqui em São Bernardo na antiga Kharman guia, uma das condições eram a nacionalização de algumas peças compatíveis e uma adaptação no motor 300 TDI.Aí surgiu o Maxion Rover, que por fora é muito parecido e por dentro tem algumas diferenças de lubrificação visando melhorar o aquecimento dos pistões mais distantes da bomba de óleo e água, assim como melhorar o consumo e poluição.

    Com isso aumentou o barulho do motor, sobrecarregou a bomba dágua, modificou a temperatura de trabalho da bomba vácuo, e as mesmas peças ficaram sendo utilizadas, que foram planejadas para o 300 TDI original, no motor Maxion. Enfim os dois são bons motores, cada um com seus detalhes.Não se preocupe com esta diferença, apenas fique de olho na bomba dágua(que é barata) e confira sempre o óleo e a água(sugiro instalar um alarme para o nível da água).

    Se sua série for especial de fábrica, pode ter vindo com o 300 TDI sim, pois mesmo depois da introdução do TD5(1998) para países como a África ou a pedido, a fábrica produzia uma nova com o 300 TDI para facilitar a manutenção e o risco de pane eletrônica.

  • #9
    Tenho uma com o 300TDi e outra com o TD5 (acho que é TD5 2010)

    Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas viajar com a 300TDi para que não é acostumado é cansativo (não é meu caso).

    Alias, a 300TDi achei mais economica que a TD5, todavia ando sempre mais forte com a TD5 (entre 120 a 130 km/h) a 300TDi viaja a 100 a 110 Km/h.

    O limitador de velocidade as vezes me irrita!!!

    A pegada do cambio 6 marcha ajuda e muito a TD5, imagino um cambio desse na 300TDi, seria perfeito!!!

  • #10
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Lipe, a sua é o motor puma, que na minha opinião é melhor que o TD5 em tudo.

    Concordo PLENAMENTE com você que o câmbio 6 marchas seria perfeito para o 300TDI e o HS2.5.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Lipe, a sua é o motor puma, que na minha opinião é melhor que o TD5 em tudo.

    Concordo PLENAMENTE com você que o câmbio 6 marchas seria perfeito para o 300TDI e o HS2.5.
    Da para adaptar o cambio 6 marcha na 300TDi?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lipe20 Ver Post
    Da para adaptar o cambio 6 marcha na 300TDi?
    Fica mais fácil colocar um overdrive. Veja este link:
    http://www.roverdrives.com/ds_model.html
    Ja conversei bastante com o dono da empresa e esto estudando seriamente trazer um. Sempre foi meu sonho de consumo.
    Abs
    Sergio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade