x
Convex Datacenter
Página 12 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011121314151617181920 ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 236
  • #133
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6



    Rhuan,


    o conhecimento aqui é coletivo. Aprendemos um com os outros ou no google!

    Eu até pegaria um 110 novo (se tiver a grana, provavelmente faça isso em 2012 antes de terminar de vez), mas não iria para onde vou com meu 300TDI.

    O TD5 e puma não representam mais a filosofia do Go Anywhere; ser simples. Esta é a razão pela qual o 300TDI sempre terá seu lugar garantido na garagem de casa.

    Agora ideal é achar um 2005 em bom estado.. Encontrei o meu 2005 verde teto branco com apenas 50k Km..

    Aliás, do meu ponto de vista, o maior problema dos Defender novos é ter que comprar nas cores e modelos almofadinha, rodas de liga e pintura metálica (exceto o 130).. Eu também dispenso o ABS e ETC. Vai quebrar mesmo...

    Falando em 110...

    Agora acaba de completar um ano que estou com o meu 110. Desmontei tudo e remontei de acordo com minha exigência, tudo em casa, com paciência e tempo. Algumas centenas de horas, entre serviço, pesquisa e busca por peças.

    Aproveitei e coloquei uma série de itens para as viagens, como:

    *Guincho elétrico Warn 9.5XP para embutir com cabo sintético (acrescentou apenas 23kg. Com cabo de aço + roletes seriam 46kg)
    *Para-choque Fabrico feito sob medida pelo Fabricio.
    *Molas de 130 constant load na dianteira (as originais estavam cansadas)
    *Amortecedores OME HD
    *Radiador de óleo no câmbio + com válvula termostática
    *Cárter expandido com dissipador na transferência
    *Embreagem original do 130 (reforçada e maior)
    *Garfo reforçado
    *Sistema de lubrificação do pino do garfo
    *O-rings em viton extreme na transfer com selo anti-vazamento no pino intermediário (just in case)
    *Prisioneiro de aço 14.9 na correia dentada (nova)
    *Bomba d'água metálica LR
    *Bujões metálicos
    *Bujões magnéticos nos eixos
    *Inversor senoidal 1000W (agora são acessíveis)
    *Compressor ARB para inflar pneus.
    *Pneus AT 235/85 ao invés dos originais lameiros XZL.
    *PY

    O mais importante; todos estes itens estão 100% escondidos, seja dentro ou fora do carro. Preservei ao máximo o look original e espero despistar eventuais interessados. Quem não sabe não vê nada. Talvez o gancho para fora do pára-choque (está sendo fabricado pelo Fabrício da Fabrico) e a pequena antena 1/4 sejam as únicas pistas.

    Falta ainda:

    * alternador Bosch da Sprinter de 120A
    * sensor de nível d'água
    * semi-eixos traseiros HD singelos (sem tulipas)
    * 2ª bateria de ciclo profundo
    * carregador de baterias estacionário
    * chave de bateria.

    Em resumo, um 300TDI bem caprichado é um senhor veículo para se aventurar em qualquer parte do mundo. Para quem curte este tipo de projeto, um 2005 SW, sem vidros elétricos, sem alarme, sem carpetes, é um prato cheio.

    Porém agora confesso, estou no início da síndrome do ex 90; terminei tudo e bateu aquela monotonia. No caso do 90 culminou em sua venda em troca do novo 110.

    Francamente rola um total desconforto de colocar ele na rua depois de tanto tempo gasto. Ainda bem que estes sentimentos se vão na primeira grande viagem.

    Será que faria o mesmo num Defender puma? O que será que acontece quando se instala um guincho elétrico nele? Se acabar a bateria pára tudo?

    Por hora vou de 300TDI ou de 4x4 Japonês. Como sou meio conservador, os outros são todos mesmice... Tirando minha absurda queda por Kombi...

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Rhuan Ver Post
    éééééé.....o bicho pegou nesse tópico.......kkkk

    Brincadeiras a parte, vcs acham inviável então comprar um Defender zero? É melhor comprar uma 2005 TDi, com 100 000km, por exemplo!!??

    Tenho a minha 110hcpu 98 e fico imaginando que maravilha seria poder tirar um zerinho.."fedendo a novo"...pra cuidar da manutenção desde zéro, ficar com carro muitos anos, ja que vc vem mantendo corretamente, sem surpresas...Poxa, deve ser bom demais.....

    Venho acompanhando o tópico e falo pra vcs, se soubesse da mecânica desse carro, 1/5 do que vcs sabem (Carlão, Gauer, Portela), teria qualquer um dos motores, viajaria numa boa pra qq lugar, sem medo de ser feliz!!!!Pqp......


    Grande abraço a todos!!


    Rhuan

  • #134
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Carlão/ Portela

    Os fabricantes de motores recomendam TBN = 20 x % Enxofre no óleo novo e TBN mín. = 4. Para um Diesel Interior da Petrobras com 1.800 ppm (0,18 %) o TBN necessário é 3,6, mais no Brasil poderemos encontrar diesel com 5.000 ppm (0,5 %), ou seja, um óleo CI-4 de TBN = 10 atenderá. Não analisei ainda um óleo usado, chuto que o Top Turbo que utilizo com trocas cada 5.000 km ainda está protegendo.
    O exemplo do óleo recomendado pela Land Rover para a Discovery III ser um 5W-30 é que o motor foi desenhado para trabalhar com um óleo SAE 30 na temperatura normal e na partida a frio este deverá ter uma viscosidade de um SAE 10. A 90°C as viscosidades de um 5W-30 e um 15W-40 são 13 cSt e 20 cSt; a 25°C 124 cSt e 251 cSt.
    O Havoline Energy 5W-30 tem TBN = 6,5.

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73
    Desculpe Hugo, mas não concordo com suas porcentagens.

    Para qualquer diesel com enxofre acima de 500PPM ou 0,05% indica-se um TBN maior que 10, de preferência entre 14 e 17.

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #135
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Caros,

    eu vejo a questão do TBN como uma reserva. Ou seja, quanto maior o TBN e melhor for a filtragem, maior será a vida do óleo. Hoje muitos caminhões trocam de óleo só a cada 100mil Km (não sei aqui, mas na Europa parece rolar, segundo o PDF da Castrol) e durante este tempo a reserva alcalina deve ser mantida. Por isso temos óleos com TBN 17.

    Este site fala que o fator é 7x a quantidade de sulfur: "Another useful indicator is a minimum TBN equal to 7 times the sulphur content of the fuel in use."

    http://www.kittiwake.com/7_1_5_Total...Number_TBN.htm

    O que me leva a crer que o cálculo do colega seja realmente certo e até conservador.

    Em fim, nos 300tdi, onde a filtragem é simples; a troca é motivada em razão do carbono oriundo da queima (abrasivo) e não da provável limite de acidez. Meus 300TDI nunca apresentaram consumo de óleo, logo a interação Diesel lubrificante é mínima, otimizando ainda mais a preservação do TBN (segundo lí por ai).

    Agora nos motores que possuem sistema de filtragem por centrifugação e regular monitoração do estado do óleo (normalmente frotas), aí sim pode-se tirar algum benefício de TBN de valor alto ao longo das dezenas de milhas de Km que o óleo irá residir nos cárteres de grandes frotas.

    Por precaução e limpeza do motor, o que vale no fim das contas é o seguinte: maior TBM possível e freqüentes trocas.

    Como atualmente troco o óleo pela idade e não Km, estou usando Shell R3X, com TBN de 11... Se por ventura rodar mais, descarto com 5k Km.

    Quando vou para estrada em longas viagens de condições ideais (dia inteiro em 5a marcha com Diesel Argentino ou Chileno), coloco o Enduron ou Tec Turbo e troco o óleo com 10k Km.

    Filtro sempre novo a cada troca, preferencialmente MANN 923/1.

    Também sou chato com filtro de ar. A presença de silicatos é outro fator agravante no óleo do motor. A cada 20mil Km o LR ganha um novo. Onde tem muita poeira, bato o filtro diariamente. Terminado o poeirão, instalo um novo, deixo então o empoeirado para próximas regiões empoeiradas.

    Abraços

    Clemente

  • #136
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    toda esta preocupação e todo este conhecimento me faz pensar que vcs quando mandam oa viatura na oficina, ficam conferindo se o mecanico usa o torquímetro, e eu tenho certeza que que ele nem sabe aonde guardou........no ano passado
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #137
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Olá Clemente!

    Não é seguro modificar o SAE da "direita", no caso do 0W 30 seria o 30.
    No caso de usar o 10W 40(300 TDI apenas) é perfeito até aqui no Brasil,pois você protege o motor e a turbina principalmente na partida a frio.

    Esse Elixion que indicou 0W 30 seria minha escolha se tivese uma DiscoTDV6.

    Na minha próxima troca no meu 300TDI vou colocar este Castrol Enduron 10W 40 com certeza; Obrigado pela informação técnica!

    Quanto ao TBN e o nível seguro, muitos fabricantes por causa da poluição indicam TBN baixo para evitar mais cinzas no sistema de escape e consequente poluição.Eles preferem que seu motor vá para o "saco" antes.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #138
    Citação Postado originalmente por henrique wamser Ver Post
    toda esta preocupação e todo este conhecimento me faz pensar que vcs quando mandam oa viatura na oficina, ficam conferindo se o mecanico usa o torquímetro, e eu tenho certeza que que ele nem sabe aonde guardou........no ano passado
    Torquímetro? O que é isso?

    É por isso que fazemos em casa... Portela, Clemente e eu!!

    Assim como outros vários jipeiros.

    No final das contas, o conhecido DIY (Do It Yourself - Faça você mesmo) é o melhor dos caminhos para aqueles que desejam conhecer a fundo o seu carro. E para aqueles que precisam confiar 100% no serviço executado.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #139
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    O DIY me ensinou a entender o porque das coisas e não apenas seguir manuais. Ate porque o manual não da diagnostico de problemas. O espirito Land rover nasceu com o DIY. As oficinas apenas seguem manuais e por isso não entendem nem o porque de um torquimetro Nm ou Ncm.
    Abs.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #140
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Oficina?

    Que diabos é isso?

    Somos neuróticos, fazemos tudo em casa

    Clemente,

    A Disco usa óleo de Diesel leve (ACEA B) e tem a questão da HTHS que nem quero falar mais porque não adianta.

    Provavelmente colocando um óleo de Diesel pesado (ACEA E) nada irá acontecer no curto prazo, mas algo vai ficar mal lubrificado, seja por excesso ou por falta e algo não funcionará bem e, a longo prazo, pode dar M.

    E eu também não posso afirmar nada, porque jamais testarei isso, porque sou teórico e porque meus referenciais são ruins.

    O Enduron é completamente estranho à Disco. É para Diesel pesado e tem viscosidade completamente diferente.

    O Elixion tem viscosidade HTHS alta e a Disco exige baixa. Ele atende a ACEA B4 e o Disco pede ACEA B1. A ACEA não é como a API, onde as "letras" da classificação são sequenciais. Qual a diferença entre os "Bs"? A HTHS, aquela medida que não serve de nada.

    Para a ACEA as compatibilidades estão entre a B! e a B5 e entre a B3 e a B4.

    Eu só trocaria por um ACEA B5 e, ainda assim, se atendesse a especificação que não vale nada da Ford.

    Apesar que nada disto é um problema para Disco, pois certamente ela não vai passar de 150.000Km sem algo grave acontecendo no motor

    E a ACEA também deve estar lé-lé da cuca quando escreve isso para o B1 e o B5:

    "Stable, stay-in-grade oil intended for use at extended drain intervals in high performance gasoline engines and car & light van diesel engines designed to be capable of using low friction low viscosity oils with a High temperature / High shear rate (HTHS) viscosity of 2.9 to 3.5 mPa.s. These oils are unsuitable for use in some engines. Consult owner manual or handbook if in doubt."

    Abs.
    Jimny 4All

  • #141
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post

    ...
    * semi-eixos traseiros HD singelos (sem tulipas)
    ...
    Clemente,

    Onde consigo comprar esses semi-eixos singelos? Estou relutante em comprar os Ensimec e realmente nao gostaria de colocar os originais. Soldar entao, nem pensar.

    []´s
    Rafael

  • #142
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Como o óleo ideal para nosso diesel com indicação de fábrica não existe, cabe o bom senso, e não as normas dos fabricantes que não produzem (e não estão nem aí) o óleo com TODAS as especificações que interessam.

    Na minha opinião, prefiro correr o risco de sei lá se e quando vai ficar algo sem lubrificar, do que com certeza diminuir a vida útil do meu motor pelo alto teor de enxofre do diesel, que é uma certeza, que pode ser combatido com uma Alta TBN.

    Por isso que digo que conhecendo o que se procura, os manuais se tornam aliados e não únicas bases de referência.

    Qualquer livro sobre uso de motores diesel em lugares com altos índices de enxofre(pois este é o fator principal de desgaste do motor e não picuinhas de viscosidade de "altas temperaturas") e lugares remotos, indicam este bom senso na escolha do óleo do motor, levando em conta o que tem disponível no mercado e não apenas os manuais, que servem apenas de referência.

    E é claro como já dissemos, principalmente nosso colega Portela, a troca prematura do óleo contaminado.

    Os motores diesel eletrônicos apesar de serem usados há muito tempo, ainda aqui no Brasil é novidade, regra geral; portanto é normal no início da experiência com estes motores um cuidado extra por parte dos novatos no assunto.

    Abraço.
    4X4 Brasil
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #143
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Quanto rancor nesse coração

    Eu fico imaginando a quantidade de testes inclusive de longa duração, de equipamentos e de profissionais altamente gabaritados que essas fábricas e, sobretudo, essas entidades normalizadoras que não estão nem aí, fazem e possuem...

    Menosprezar tudo isto eu acho uma posição meio "alienista", pois se eu falar que é radical serei deselegante.

    Lembrando que a TBN também é definida por estes mesmo autocratas que não estão nem aí.

    Será que aquela TBN alta é alta mesmo ou é somente enganação?

    Abs, deselegantes, autocratas e puristas de um novato que agora já tá só se divertindo
    4X4 Brasil
    Jimny 4All

  • #144
    Usuário Avatar de dromao
    Entrada
    26/11/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    49
    Posts
    513
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Não é melhor...

    Não é melhor seguir o manual???

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade