x
Convex Datacenter
Página 13 de 36 PrimeiroPrimeiro ... 34567891011121314151617181920212223 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 145 a 156 de 428

Tópico: Discovery 4

  • #145
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0



    Arriscar para mim seria usar um óleo com baixo tbn no nosso diesel.A viscosidade e o mais fácil de conseguir.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #146
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    O grau SAE é o mesmo. AS viscosidades são diferentes. Minimamente, mas são.

    E é isto, esta "ampla tolerância" do SAE, que está levando os fabricantes de automóveis à especificações próprias e os fabricates de lubrificantes ao atendimento das especificações dos primeiros. Pô Carlão! É só ler as fichas técnicas dos óleos e comparar o que está escrito lá. O SAE é o mesmo, a classificação de aditivação API é a mesma, mas pára por aí. pode ver que tudo varia e variam também as especificações de fabricantes atendidas em óleos "iguais" (com mesmo SAE e API e ACEA).

    Eu não estou discutindo que o SAE é o mesmo. É o mesmo. Mas as viscosidades são diferentes, pouco mas são e se não fosse importante os fabricantes automotivos não criariam especificações prórpias e os fabricantes de lubrificantes também continuariam atendendo somente a SAE, ao API, a ACEA e a JASO.

    SAE é uma entidade que "bolou" um índice para simplificar as coisas. As Normas que regem são da ASTM.

    Hoje, o que tem feito a diferença nos óleos para motores "mudernos" é a tal da HTHS, ou seja, a viscosidade à "altíssima" temperatura, se é baixa ou alta. A diferença numérica é mínima e pode estar no mesmo grau SAE.

    Abs.,
    4X4 Brasil
    Jimny 4All

  • #147
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Arriscar para mim seria usar um óleo com baixo tbn no nosso diesel.A viscosidade e o mais fácil de conseguir.
    É só trocar mais amiúde...

    Abs.
    Jimny 4All

  • #148
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por _portela Ver Post
    É só trocar mais amiúde...

    Abs.
    Você troca com quantos km?
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #149
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Você esta acreditando demais nas fabricantes que tem mais interesse no lucro do que no consumidor.Esta especificacao "minuciosa" visa somente indicar uma determinada marca de óleo que patrocina as fabricas de motores.
    Neste caso eu opto pela física e não as montadoras.
    To no celular, depois embaso melhor meus argumentos.
    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #150
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Teoria da conspiração não, né?

    Desculpe, mas só falei de física, até agora. De viscosidades efetivas.

    O processo da fabricação de um lubrificante parte dos fabricantes de automóveis. A indústria de lubrificantes somente fabrica e se adequa para atender necessidades dos fabricantes de automóveis. Não o inverso.

    As especificações dos fabricantes são atendidas por diversas marcas e não somente uma única, específica "para se dar bem".

    Só aqui eu já citei alguns fabricantes de lubrificantes e alguns lubrificantes.

    Na boa, já dava para ter aberto outro tópico "lubrificantes".

    Você já deu uma Googada só para ver o que é HTHS e sua relação com viscosidade e desgaste de peças? Se não, faça, pois só assim vai clarear as suas idéias. Tem muita informação sobre isso e isso é discutido em inúmeros fóruns por aí.

    Fica também a indicação da literatura em anexo. Ou será que a ASTM também é "macomunada" com as montadoras para obter lucro ou vantagem?

    Eu não sei mais o que dizer, não tem mais. Só repito, hoje em dia, motores "mudernos" são pouco tolerantes com viscosidades, daí não dar para levar em consideração somente o grau SAE onde cada gradação abrange uma gama muito extensa de viscosidades.

    O método de determinação de viscosidade também ganhou um parâmetro a mais. Antigamente só se levava em consideração as medidas de viscosidade a 40ºC e a 100ºC (ASTM D445). Hoje temos a ASTM D4741 e a D4683 que medem a HTHS e este, hoje, é o parâmetro determinante para a escolha do óleo, juntamente com a aditivação específica para sistemas de recirculação de gases, de catalisadores, com a quantidade de cinzas no combustível e se tem ou não filtro de partículas (isso tudo no caso do Diesel).

    As coisas estão indo muito mais além do bom e velho grau SAE por conta das tolerâncias mais "apertadas" tanto de fabricação quanto de funcionamento e por conta dos sistemas associados aos motores para "enquadramento" em normas de redução de poluição.

    Tenho trocado com 12.000km ou 6 meses como manda a ficha de manutenção da Land Rover. Só uso Diesel Podium (200ppm de enxofre). O dia que tiver a necessidade de mesclar com outros Diesel (metropolitano ou não metropolitano) diminuo o prazo para 6000km ou 3 meses, também como mandam as escrituras.

    Abs.
    Discovery 4 Arquivos Anexos
    Jimny 4All

  • #151
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Desculpe insistir Portela, não quero te convencer, longe disso até porque este não é o intuito de uma discussão!

    Mas dizer que numeros que envolvem diferenças normais em medidas de materiais(altitude de um lugar e de outro é diferente; aparelhos utilizados; aferidores, etc) são FUNDAMENTAIS em um motor com regulagem eletrônica e "muderno", no mínimo vou recomendar: fuja deste motor.

    Viscosidade a 40° C cSt 115,0
    Viscosidade a 100 °C cSt 15,25
    Índice de Viscosidade – 135

    Viscosidade a 40oC (cSt) 107,2
    Viscosidade a 100oC (cSt) 14,75
    Índice de Viscosidade 142

    Estes índices são o que importa no assunto que debatemos aqui...

    O que muda muito de um óleo para outro e que implica nestas pequenas diferenças de medidas também, é que determinados aditivos e detergentes assim como suas concentrações modificam a viscosidade final do óleo.

    Mas estas diferenças são mínimas ao ponto de não deixar de lubrificar motor algum para aquelas especificações!

    Agora um motor com a recomendação original de fábrica, contaminado com ácido súlfúrico inerente ao nosso diesel e alto índice de enxofre, aí sim não vai adiantar nada óleo algum, especificação que for. Este é o meu ponto de vista sobre este assunto.

    Claro que trocar o óleo e os filtros antes do recomendado ajuda, mas o filtro do diesel não filtra enxofre e portanto não pode ser culpado o motorista negligente por isso. O filtro de óleo também não filtra enxofre,mas a troca prematura ajuda a diminuir os riscos.Mas para combater o ácido nada como uma boa BASE para anular os seus efeitos; e isso conseguimos com um TBI maior no óleo do motor.Mais seguro, garantido e mais barato a médio e longo prazo.

    Abraço!
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #152
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Esta troca com 12 mil Km na minha opinião não previne o problema do nosso enxofre.A indicação é que seja de 0,05PPM. Mesmo os 200PPM(que duvido...)são muitas vezes mais que o indicado por fábrica.

    Minha análise que o tempo dirá se está correta ou não, indica que seu Disco não chegará aos 200 mil Km ou nem nos 150 mil Km sem ter que fazer coisas "pesadas" ou até mesmo refazer o motor.

    Cara, o Google para mim é apenas para facilitar a consulta para lembrar algo.

    Eu prefiro livros mesmo, que são minha principal fonte. Mas não gosto muito de citar os livros pois prefiro dar a cara para bater com aquilo que aprendi nas referências mesmo. Acho que mandar procurar fontes é meio deselegante.

    Tive um Willys com motor 1.9 TDI (original common rail) da Volks, que foi adaptado com bomba bosch de 2.8 MWM; ele só rodou com 15w 40 e vendi com 140 mil Km sem nunca abaixar ou pingar óleo.

    É um motor moderníssimo do Golf diesel europeu(tinha 140 CV na configuração que estava) com óleo mineral, nosso velho e bom 15w 40. E é o motor que equipa a nova Amarok na versão 2.0,ainda mais moderno.

    Abraço.
    4X4 Brasil
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #153
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Carlão,

    Já nem sei mais em que tópico eu respondi. Os métodos, aparelhos, aferições, etc. são padronizados pela ASTM. No mundo inteiro ou se usa a ASTM direto ou se "copia" ela para uma NBR, por exemplo.

    O que é medido não é o óleo base e sim o óleo já com todos os aditivos e com as suas viscosidades finais, sendo assim não procede a afirmação de que os aditivos mudam a viscosidade do óleo. Mudam, mas eles já são mensurados aditivados.

    Eu vou morrer escrevendo aqui que a viscosidade HTHS é um parâmentro FUNDAMENTAL para a escolha de óleo para motores modernos hoje em dia e a diferença é no "pentelhésimo" e, a longo prazo, este "pentelhésimo" faz toda a diferença.

    Além dela, como já falei (aqui ou no outro tópico), o óleo tem que ser adequado aos sistemas para redução de emissões do veículo, tipo EGR, filtros de partículas, catalisadores, etc.

    A eletrônica não está em debate. A mecânica também evoluiu, os processos construtivos mecânicos idem e não dá pra comparar, por exemplo, a forma de trabalho de um TDV6 com um 300Tdi. Não tem nada a ver com eletrônica.

    Simplesmente falei do filtro porque nenhuma Disco dessas que foi rebocada parou por causa do enxofre do Diesel, por ter utilizado um óleo com baixa TBN. Não relacionei filtro a enxofre ou a TBN. Quiz me referir ao filtro de combustível também, desculpe se não fui claro.

    O que já falei da TBN é simplesmente que não EU não conheço, ao menos disponível no Brasil, um óleo que atenda as especificações para um TDV6 e que tenha TBN maior que 11. Com TBN 14 ou superior EU não conheço nenhum. Mas quero conhecer.

    E eu não vou fugir, não digo deste motor, mas de motores da atualidade porque não penso em voltar para o Defender como meu primeiro carro. A menos que o modelo que venha por aí mude muito em ergonomia para os passageiros.

    Contudo, certamente, ela já não tem e jamais terá novamente um motor mecânico. É a vida... Daqui a pouco tudo será elétrico ou a hidrogênio...

    Eu não quero mais passar mais horas debaixo do carro do que em cima. Não quero fazer adaptações que considero bizarras e tirem a originalidade do carro (eu sou purista neste aspecto).

    O fato crucial que me fez vender tanto o 90 quanto a 110 (ambos eu pensei que eram "para sempre") foi o crescimento do meu filho. No 90 quando ele não dava mais para ficar andando de lado junto com bagagem. Vendi. Consegui achar uma 110 totalmente original, linda, o melhor carro que já tive. Sabe porque vendi? Por que meu filho não pára de crescer e já estava ficando inviável viagens no banco traseiro original da 110 e eu me recusei a adaptar um Rallye ou coisa do tipo.

    Se eu tivesse grana para ter um Defender ou um Série originalzinho para "brincar" eu teria.

    Abs.
    Jimny 4All

  • #154
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Acho que não fui claro...

    O que muda por exemplo na viscosidade de 15,25 e 14,75 a 100° do top turbo para o castrol, são exatamente os aditivos e os detergentes! Veja, a 100° há uma variação de 0,5 que se um motor MODERNO não suportar, nosso futuro será lastimável.

    E achei que tinha deixado claro sobre essa relação da viscosidade com aditivos e detergentes pois é a base do meu argumento.É claro que a avaliação é do produto final. Gostaria de ter a sua fé de acreditar que as medições utilizam aparelhos igualmente regulados e na mesma ALTITUDE!Nem mesmo a física de partículas tem certeza sobre algo...apenas probabilidades...

    Uma pergunta, além da teoria você já testou o que está afirmando?

    Como disse lá atrás, eu já usei em um motor original common rail, desde ZERO, uma configuração mecânica e óleo mineral 15w 40 sem NUNCA ter problema algum.

    Os motores eletrônico são muito bons e acho perfeito a sua vinda para o diesel; pois do contrário creio que não duraria muito mais. Mas ninguém adequou para diminuir também os índices de poluição o diesel e "n" outros fatores que não cabem nesta discussão. E o nosso diesel na minha opinião, não combinam com eletrônico, assim como o controle de qualidade de nossa gasolina (guardada as proporções pois são bem diferentes os ciclos otto e diesel)não combinam com os eletrônicos atuais. Quem tem ou teve uma disco gasolina sabe bem o que eu falo.

    As bombas injetoras de alta pressão dos motores modernos são as primeiras a sofrer com a corrosão, seguidas das camisas e pistões e assim vai.

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #155
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Esta troca com 12 mil Km na minha opinião não previne o problema do nosso enxofre.A indicação é que seja de 0,05PPM. Mesmo os 200PPM(que duvido...)são muitas vezes mais que o indicado por fábrica.

    Minha análise que o tempo dirá se está correta ou não, indica que seu Disco não chegará aos 200 mil Km ou nem nos 150 mil Km sem ter que fazer coisas "pesadas" ou até mesmo refazer o motor.

    Cara, o Google para mim é apenas para facilitar a consulta para lembrar algo.

    Eu prefiro livros mesmo, que são minha principal fonte. Mas não gosto muito de citar os livros pois prefiro dar a cara para bater com aquilo que aprendi nas referências mesmo. Acho que mandar procurar fontes é meio deselegante.

    Tive um Willys com motor 1.9 TDI (original common rail) da Volks, que foi adaptado com bomba bosch de 2.8 MWM; ele só rodou com 15w 40 e vendi com 140 mil Km sem nunca abaixar ou pingar óleo.

    É um motor moderníssimo do Golf diesel europeu(tinha 140 CV na configuração que estava) com óleo mineral, nosso velho e bom 15w 40. E é o motor que equipa a nova Amarok na versão 2.0,ainda mais moderno.

    Abraço.
    Caraca Carlão Cê duvida de tudo, hein Não acredita em nada

    Você também não deve acreditar nas especificações dos óleos que você mesmo utiliza, no Diesel que você mesmo utiliza

    Diesel 0,05 PPM não existe. Você deve ter trocado a unidade de medida...

    A indicação para a Disco TDV6 é troca aos 12.000km ou 6 meses para teores de enxofre entre 300 e 700PPM e a metade disto para teores acima de 700PPM. Para teores abaixo de 300PPM fica o dobro da primeira recomendação, ou seja, 24000km. Nem vou recomendar a leitura da ficha de manutenção da Disco.

    Também penso o mesmo do Google, só uma ponte para se chegar a algo, não o algo em si.

    Cara, não posso falar qualquer coisa do VW 1.9Tdi porque não conheço. Só posso falar da Disco TDV6 e olhe lá.

    A única coisa que sei é que, em todas as especificações e tudo o que já li das especificações de lubrificantes VW e Ford é que elas não "casam" por conta das diferenças na HTHS, a Ford utiliza HTHS baixa e a Volks alta.

    Acho que você já tem as suas certezas e eu carrego o que está escrito, não somente nos manuais do fabricante, mas lendo, participando de outros fóruns, de outros carros e, por força do meu trabalho, eu ando bem perto de óleo e, assim como você sabe, eu também sei o que eu estou escrevendo aqui.

    Outra coisa, é que se meu motor quebrar amanhã pela manhã eu ainda terei uma chance, ainda que ínfima, de poder reclamar.

    Abs.
    Jimny 4All

  • #156
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Carlão,

    No meu carro, não testei e nem vou testar jamais. O que isso me traria?

    Não disse em momento algum que os aparelhos são regulados a mesma ALTITUDE, disse somente que são aferidos, etc. pelos mesmos métodos. A ALTITUDE se for o caso, obviamente, se compensa...

    Enfim Carlão...Tá todo mundo maluco, todo mundo querendo se dar bem, os fabricantes de carros estão com um acordo juntamente com o capeta e as empresas de petróleo. Eu sou louco, teórico, inocente, puro e besta e podemos colocar qualquer óleo mineral mesmo (de preferência 15W40 para motor Diesel pesado porque é mais fácil de achar e mais adequado ao clima tropical) em qualquer motor, sobretudo nos modernos, porque se não pudermos fazer isso o futuro estará perdido e eles rodarão sem problemas pelo menos 140.000km justamente porque são modernos.

    Joguei a toalha.

    Abração
    4X4 Brasil
    Jimny 4All

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. LAND ROVER DISCOVERY 3
      Por andrelee no fórum Land Rover
      Respostas: 55
      Última resposta: 14/09/2019, 19:06
    2. Defender X Discovery Ii
      Por £eo no fórum Land Rover
      Respostas: 34
      Última resposta: 27/10/2017, 09:14
    3. TROCO DISCOVERY II V8 + JEEP POR DISCOVERY II TDi
      Por Caiogaucho no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 10
      Última resposta: 08/06/2009, 13:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade