x
Convex Datacenter
Página 12 de 36 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213141516171819202122 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 428

Tópico: Discovery 4

  • #133
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1



    Carlão,

    Infelizmente no caso das Discos a questão óleo é bastante restrita, por questões de características construtivas e de operação do motor, independente da qualidade do Diesel.

    Não dá para fazer a matemática dos Defenders de se utilizar óleo de acordo com a temperatura ambiente ou variar a TBN em função da quantidade de enxofre no Diesel.

    As Discos somente utilizam óleos 5W30 para motores Diesel leves (ACEA B). Você vai poder até variar algo para 0W30, mas certamente não vai dar para partir para algo XW40.

    As Discos não utilizam óleos para motores Diesel pesados (ACEA E) onde a gente pode "brincar" com todas as variáveis que você menciona.

    Eu, particularmente, desconheço um óleo ACEA B com uma viscosidade a quente não superior a 30 que tenha TBN maior que 11.

    Além da especificação padrão européia da ACEA (no caso a B) a LR exige para Discos a especificação Ford WSS–M2C921–A (para teores de enxofre elevados) e WSS–M2C921–B (para baixos teores de enxofre). É aqui que o calo aperta...

    Tem toda uma questão de faixa de viscosidade nesta especificação. Mesmo outros óleos 5W30 ACEA B podem não cumprí-la. Nem falo em sair dessa gama do 5W30...

    São poucos óleos o mercado brasileiro que atendem a todas essas "regrinhas".

    Eu somente conheço, que antedam a isso, o Castrol Magnatec A1 (TBN 8 ), o Motorcraft WSS–M2C921–A/B (não sei a TBN, mas que provavelmente é o Magnatec A1 com rótulo da Motorcraft, pois é a Castrol quem fabrica lubrificantes para a Ford) e o Motul Specific Ford 913 B (TBN 10,1).

    Na minha "gnorância" só conheço estes aqui no Brasil. Aceito sugestões...

    Enfim, no caso específico das Discos, o único remédio, pelo que me consta, para altos teores de enxofre, é trocar óleo e filtro mais amiúde.

    Abs.
    4X4 Brasil
    Jimny 4All

  • #134
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por _portela Ver Post

    Na minha "gnorância" só conheço estes aqui no Brasil. Aceito sugestões...

    Abs.
    E o cara ainda é modesto! Queria eu ter só um pouquinho dessa "gnorância"!

    Portela, são poucos os que postam mensagens aqui pautando por critérios técnicos e objetivos, e vc é um deles.

    Já lia com atenção as mensagens de Neilson Henriques pq demonstrava conhecimento e opinião racional, e agora vc e Carlão Rover fazem o mesmo. E ainda colocam esquemas de manutenção e site (por sinal, show a foto do Discovery cortado que tá no site http://www.csenna.com/Disco3/Discovery_3.html)

    Parabéns a todos pelas mensagens! Eu sempre aprendo um pouco mais (e com certeza muitos outros também). Nem sabia que existia diesel de teor alto e baixo de enxofre, quanto mais óleo com alto e baixo TBN.

    Que ótimo ter entrado neste fórum e assim aprender mais um pouco com todos vocês.

    Muito obrigado por divulgarem aqui o conhecimento e experiência de vcs!

    Abs,

    Uxío

    _

  • #135
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Olá Portela!

    Eu também desconheço essa especificação para a Disco, inclusive porque este assunto é novidade para mim. E me interessei por isso por ter alguém para discutir com experiência e boa vontade...

    Eu mandei para chevron um email pedindo os índices de TBN/IBT dos óleos que produzem e as possibilidades de variação...

    Vamos ver o que dizem.

    Eu penso que acrescentar uma base(alcalina) em qualquer óleo, não vai modificar as qualidades do mesmo, desde que se mantenha a viscosidade que se propõe.

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #136
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Carlão,

    Eu também estou em uma nova "curva de aprendizado" com tanta "mudernidade"

    O que sei é que tem uma faixa muito restrita de viscosidade, na tal da HTHS (de High Temperature High Shear).

    Isso quer dizer (não traduzi para não confundir) "High-temperature high-shear-rate (HTHS) viscosity is an indicator of a motor oil's resistance to flow in the narrow spaces between rapidly moving parts in fully warmed up engines. The most common test here is ASTM D 4683, which simulates the conditions found in an engine's crankshaft and connecting rod bearings, as well as other narrow regions. This measurement has important implications for such factors as engine fuel economy, valvetrain wear and bearing protection." Fonte: Castrol

    A HTHS, mesmo para óleos com a "mesma viscosidade", tipo 2 óleos 5W30, varia muito e aí é que entra a especificação da especificação, sacou

    Abs.
    Jimny 4All

  • #137
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    No meu entendimento a viscosidade é uma só para cada especificação.A viscosidade de qualquer marca SAE 40, não muda.

    O que varia são os aditivos e detergentes, principalmente do nosso interesse um maior teor de base para anular o efeito dos ácidos formados pela combinação do enxofre e água.

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #138
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Muda e muda muito. O grau SAE é um índice...Viscosidade é outra coisa.

    Um jeito bem fácil de comprovar o que eu digo é pegar as próprias fichas de especificações de diferentes óleos, de diferentes fabricantes, de mesmo grau SAE. Você vai encontrar viscosidades completamente diferentes.

    Abs.
    4X4 Brasil
    Jimny 4All

  • #139
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Aí que você se enganou.

    As especificações mudam pelos aditivos e detergentes; foi o que disse antes...a viscosidade muda, mas é igual em todos do mesmo SAE.

    "Por sua vez, a SAE, criou um critério de classificação que teve aceitação generalizada pelos fabricantes de veículos e de lubrificantes.
    Esta classificação é feita associando-se um número puro à viscosidade determinada em laboratório.
    Quanto maior o número, maior será a viscosidade."

    Retirado do site:

    http://escolademecanica.wordpress.co...a-viscosidade/

    SAE trata especificamente da viscosidade na temperatura de trabalho do motor.

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #140
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Carlão,

    Entre em outros sites, na própria SAE, baixe as especificações técncias de óleos de mesmo GRAU SAE, a sua escolha e tire as suas conclusões. Faça isso, por favor.

    Realmente, quanto maior o GRAU SAE, maiores são as viscosidades. Mas isso não quer dizer que óleos com o mesmo GRAU SAE tenham as mesmas viscosidades.

    Vou só adiantar um pouco do caminho da sua pesquisa. Compare os anexos, só de exemplo, não esgota o tema...Mesmo SAE, mesmo tudo, porém...Veja com seus próprios olhos...

    Abs.
    Discovery 4 Arquivos Anexos
    Jimny 4All

  • #141
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Você mesmo deu o atestado do que eu disse.veja a viscosidade dos dois que enviou anexo nas temperaturas de 40 e 100 graus.na minha leitura baseado nas suas referencias isso fica claro.a minúscula variação se da pelos métodos de analise que possuem erros para mais ou para menos.os aditivos e detergentes podem variar.abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #142
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Bom saber que o top turbo tem TBN de 11!
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #143
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Entenda como quiser...

    Mas essa "minúscula variação" de viscosidade que não altera o grau SAE, por este ter uma ampla faixa entre "graus", é real e, em grande parte de motores modernos, inviabiliza a troca por um outro óleo diferente daquele especificado pelo fabricante.

    O movimento atual dos fabricantes, e isso já é visto notoriamente na Land Rover, na Volks, na Mercedes, na Ford e na Porsche, é ter especificações de viscosidade próprias e mais restritivas, suplantando os graus SAE.

    Só para exemplificar, novamente, o que digo cito alguns lubrificantes, em 2 fabricantes, com os mesmos SAE, API, ACEA, mas com especificações de fabricantes diferentes em função da viscosidade mais específica.

    Castrol Edge Sport 5W30 e Castrol Magnatec A1 (www.castrol.com.br).

    Todos os Motul Specific e o Motul 8100 (www.racinglub.com.br).

    Eu não arrisco um TDV6, aliás, não arrisco motor algum por causa de óleo.

    Em alguns motores dá para dançar no SAE, procurar TBN, mudar API, em outros não. Por exemplo, fugindo da TBN e caindo no API. Os API mais recentes não se prestam a motores sem catalisadores e EGR isso ou aquilo.

    Sempre fiz, assim como você, essa matemática de TBN e viscosidade e sintético e semi-sintético e mineral nos Defender. Já usei tudo que é óleo, de tudo que é marca, variei grau SAE, etc. no bicho. Mas na Disco não dá. Fazer o quê?

    Abs.
    4X4 Brasil
    Jimny 4All

  • #144
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Isso que você cita como diferença de um para outro tem a ver com os aditivos e detergentes, e não do SAE.A viscosidade SAE30 por exemplo e igual para todos.E uma norma técnica universal adotada pelos fabricantes.Acho que o preço alto do veiculo faz a gente ser cauteloso demais em fugir do manual para prática.Quanto ao óleo com as especificacoes ideais para o nosso mercado estou aguardando a resposta da chevron.Desculpe a falta de acentos pois estou no celular.Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. LAND ROVER DISCOVERY 3
      Por andrelee no fórum Land Rover
      Respostas: 55
      Última resposta: 14/09/2019, 19:06
    2. Defender X Discovery Ii
      Por £eo no fórum Land Rover
      Respostas: 34
      Última resposta: 27/10/2017, 09:14
    3. TROCO DISCOVERY II V8 + JEEP POR DISCOVERY II TDi
      Por Caiogaucho no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 10
      Última resposta: 08/06/2009, 13:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade