Procure comprar a com mangueira flexivel e não com a tubulação rigida na ponta.
Versão Imprimível
Procure comprar a com mangueira flexivel e não com a tubulação rigida na ponta.
Como o Henrique já falou,
Deixe pra lubrificar a cruzeta quando fores abastecer em esses postos que também atendem caminhões, todos eles tem bomba para engraxar. Mas é claro, não vá fazer isso 1x por ano.
Abraços com as cruzetas e cardã engraxados hj a tarde
Hoje dia posto de cidade, pelo menos aqui em SP, só serve para encher o tanque, e as vezes nem diesel tem.
Para levar a viatura e lavar por baixo, já tem que procurar um bocado!
Se for pedir para mandar uma graxa o cara me bate! :D
Tem que ser em posto que atende caminhao mesmo, a dica é boa.
Nem sei mais quem perguntou da graxa aqui no Rio.
Mas aí vai...(Experiência coma Toyota)
Tenho a graxeira manual que comprei na Mercedes-Benz na Av. Brasil, próximo a entrada da Ilha do Fundão.
Realmente, não é sempre que ela consegue expulsar toda a graxa antiga...
No Rio qualquer posto de beira de estrada onde tem caminhão parado faz o serviço de engraxamento.
O problema que em 99% deles a graxa utilizada é à base de sabão de cálcio e a especificação tanto da Land quanto da Toyota é sabão de lítio.
Pelo que sei, a grande diferença entre as duas é a resistência à temperatura. A de lítio aguenta temperatura mais elevada.
Na prática, o que sinto entre uma e outra é que com a base de cálcio sinto a necessidade de lubrificar com um tempo menor que com a base de lítio.
Ah! Geralmente faço este serviço a intervalos de 2500km (metade do especificado para condições severas, pela Toyota) ou claro, toda vez que submerge, molha muito e situações similares.
Espero ter ajudado.
[]s
Sim ajudou a esclarecer alguns pontos, principalmente quanto ao problema do tipo da graxa utilizada. Minha dúvida era exatamente se um posto qualquer desses iria utilizar o tipo recomendado de graxa, a base de litio.
No caso da bomba manual, já me haviam avisado que fica dificil de tirar toda a graxa, mas de qualquer forma, para uma situacao de emergencia, talvez fosse bom ter uma, andei olhando por aqui e está saindo cerca de R$ 45,00 uma bomba de 500g, parece na ideia.
[]s
Wagner,
Acho que paguei mais ou menos isto na minha há 1 ano atrás. A marca é Bozza, foi a mais robusta que vi, para 500g também. O único senão e aí estou com o Wallace, é que a tubulação é rígida e, para a Toyota isto, por exemplo, para os pontos que saem da caixa de transferência para o eixo dianteiro, é limitante, só consigo engraxar se levantar.
Se puder compre uma flexível.
Existem também umas bombas para uns 5kg, que não são para carregar, que custam uns R$80,00 e possuem mangueira flexível para a aplicação, além de dar mais pressão, devido a um êmbolod e maior curso. É uma outra opção para ter em casa. Acho que qualquer dia eu comprarei uma desta.
[]s e boa sugeira :lol: :lol: :lol:
Ah! O que mais impressiona é que a maioria de nós utiliza a graxa a sabão de cálcio nos postos de beira de estrada, eu mesmo algumas vezes, todos os caminhoneiros se utilizam deste serviço e rodam milhares de quilômetros em condições severas de uso...E os postos não se dão conta disto :shock:
Agora fica uma pergunta. Alguém já teve ou conhece alguém que teve problemas por só usar graxa à base de sabão de cálcio???? Parece que os caminhoneiros estão satisfeitos :?
A minha experiência empírica é que quando uso a sabão de cálcio, ela não dura muito, talvez pela baixa temperatura do ponto de gota...Logo, logo tenho que lubrificar novamente e em condições normais não consigo ir além de 2500km com este tipo.
[]s
Foi o que pensei tambem, se caminhoneiro usa graxa de sabão de calcio e roda pra caramba com maquinas gigantescas por aí, por que nao posso usar na 90tinha?
Será que tem a ver com o motor ter rotacao mais alta ou coisa parecida?
Huuummmm :?
Pode ser, maior rotação, maior atrito, maior calor...
Continuando na linha de manutenção, deixando o cardan um pouco de lado, estou querendo verificar o nivel do oleo no diferencial, só que para abrir o orificio precisa de uma chave diferente, alguem sabe qual o tipo dela, talvez o amigo Josino aí no sul tenha uma dica!
Wagner,
Se não me engano a chave é do tipo Allen ou Torx. Naõ tenho certeza, darei uma olhada aqui nas escrituras da Land, mas o Josino com cereteza tem isto na ponta da língua...
[]s
Ola Portela,
A chave pode ser Allen, mas tem o formato quadrado, e nao sextavado. Tenho alguns manuais Land Rover mas nao achei a referencia a esta chave.
Quanto ao engraxamento do cardan, funcionou bem, comprei uma bobmba de graxa de 500g e a gaxa de litio. Aproveitei o domingo e dei uma engraxada no cardan e cruzetas. O bico flexivel ajudou bastante, pois as engraxadeiras as vezes estão em um posição que é impossível de conectar com o bico rígido.