x
Convex Datacenter
Página 2 de 20 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 232
  • #13
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0



    Ola novamente Zé Marrara e demais,

    Viajando de Natal para Teresina observei:

    até uma velocidade de 120 km/h o ponteiro da temperatura do motor permaneceu pouco acima da metade da escala. Quando forcei até a rotação máxima o motor deu uma esquentada e logo apos parei em um posto e liguei uma mangueira de agua "irrigando" a frente do radiador o que fez a temperatura baixar para a metade da escala. quando a água começou a jorrar em cima dos coletores de exaustão o ponteiro foi quase a Zero (sei que não se deve fazer isso para evitar choque térmico no bloco. no meu entender o bloco do motor aqueceu, apesar da água está circulando normalmente.

    Outra coisa que observei foi que mesmo com o motor aquecido, o ventilador pode ser parado com a mão (na verdade parei com a sandália) o que no meu entender me faz pensar se o acoplamento viscoso não está "vencido", assim em altas rotações a helice não acompanha o aquecimento, apesar do ar que entra devido a velocidade já deveria ser suficiente no meu entendimento (de leigo).

    Notei tambem que o aquecimento é mais grave durante o dia (solzão escaldante do Nordeste) enquanto durante a noite o motor rodou abaixo da metade da escala do mostrador de temperatura.

    Finalizando, um comentário sobre a valvula termostática. Li que a valvula serve para reter a água até o motor aquecer proximo dos 80 graus mais rapidamente, quando então ela abre e a água volta a circular normalmente não fechando mais até a temperatura cair abaixo dos 80 graus. Muita gente acha que a valvula termostática é dispensável pelo Nordeste quando muitas vezes o motor atinge a temperatura proxima do funcionamento somente exposto ao Sol.

    abração, Joaquim

  • #14
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Velocidade de cruzeiro da Land é 110 KM h. O seu motor está normal, você que deve evitar abusos. Além do mais a Land é um "tijolo" sobre rodas, o que força mais o motor para conseguir desempenho em altas velocidades. Não dá nem para comparar com outros veículos com o mesmo motor por causa da aerodinâmica, 4x4 fulltime, relação diferencial e do câmbio, etc...

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #15
    Deixa eu dar meu pitaco,

    meu carro nunca tinha esquentado, mas desconfiei que a água estava baixando lentamente, e por sugestão do mecanico isolei o radiador do ar quente, pois segundo ele alí poderia ter vazamento.

    quando fui trocar a água do radiador, por sugestão do dono da loja, pus um fluído sem anti-congelante/fervente, só com anti-ferrugem.

    pronto, toda vez que subia uma serra em 5a., lá ia o ponteiro de temperatura para as alturas. Bastava reduzir para 4a. e ele voltava ao normal.

    Conclusão, liguei novamente o radiador de ar quente e troquei o fluído pelo original, adeus problemas.

    MaS baixa um pouca a água a cada 5.000 klm, não descobri por onde.

    É o que eu tinha a relatar.

    abrs

  • #16
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Caique. se baixa pouco a água e não identificou, pode ser da junta, do sensor ou da própria bomba...evapora quente e não deixa rastro...

    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #17
    Carlão,

    qual sensor? a bomba dagua é nova, antes da troca já vinha com essa baixa lenta...não creio que seja a junta pois não há sinais de água no oleo e vice versa.

    abççs

  • #18
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    No meu caso a água não baixa, digo, completo o reservatório até o nível maximo. durante uma longa viagem quando verifico o nível ele tá mais alto, creio eu que devido ao aquecimento da água, vapor, etc. quando o motor esfria o nível volta ao mínimo e quando abro o reservatorio ele solta um pouco de vapor subindo um pouco mais o nível. Muitas vezes não é necessário completar.

    Uma vez passada tive que trocar o cabeçote pois estava vazando compressão para o sistema de água. de uma hora pra outra o motor esquentou e sumiu toda a água do sistema. creio que já havia comprado o carro com o cabeçote empenado. neste caso a minha dica é soltar a mangueira que entra na parte superior do reservatorio de expansão até liberar toda a pressão de vapor e novamente completar com água (sempre levo um reservatorio com água) abrindo o bujão superior pra não ficar ar no sistema. assim pode seguir viagem até esquentar novamente, lembrando que o ar-condicionado agrava o problema pois libera arquente para o radiador.

    abraços, Joaquim

  • #19

    Defender a 140???

    Defender a 140??

    Se o seu motor não esquenta a 110 pode ficar tranquilo.Andar a 140 na defender acho que o motor não é o único problema não, suspensão, aerodinamica, pneus para fora de estrada, etc.

  • #20
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por caique Ver Post
    Deixa eu dar meu pitaco,

    meu carro nunca tinha esquentado, mas desconfiei que a água estava baixando lentamente, e por sugestão do mecanico isolei o radiador do ar quente, pois segundo ele alí poderia ter vazamento.

    quando fui trocar a água do radiador, por sugestão do dono da loja, pus um fluído sem anti-congelante/fervente, só com anti-ferrugem.

    pronto, toda vez que subia uma serra em 5a., lá ia o ponteiro de temperatura para as alturas. Bastava reduzir para 4a. e ele voltava ao normal.

    Conclusão, liguei novamente o radiador de ar quente e troquei o fluído pelo original, adeus problemas.

    MaS baixa um pouca a água a cada 5.000 klm, não descobri por onde.

    É o que eu tinha a relatar.

    abrs
    olá
    aposto que tem pelo menos um dos selos do motor apodrecido (tampinhas de lata que fecham as cavidades por onde se usina partes do motor)
    muito comum , pricipalmente quando se usa produtos que limpam o sistema de arrefecimento.
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #21
    Henrique,
    religuei o radiador do ar quente e notei que uma das abraçadeiras (aquelas originais, de pressão), estava frouxa. Substituí pelas de cinta, parece que o problema foi solucionado, mas não vou descartar a troca dos selos.

    abç

  • #22
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0

    Breve relato

    Bem, darei aqui um breve relato da minha experiencia com aquecimento do motor da 110:

    Começou quando fui a Barreirinhas (Lençois Maranhenses). na estrada o compressor do ar condicionado travou e ficou comendo embreagem até a correia partir pelo calor produzido pelo atrito (correia do compressor, as demais estavam ótimas). Rodei os lençois todo sem problema algum, o tempo todo em alta rotação naquela areia que só quem foi sabe.

    Na semana seguinte consertei o ar condicionado e viajei para natal pelo asfalto, com o bafo ligado no calorzão do Nordeste. após andar uns 200 km a temperatura do motor disparou e quando parei vi que não havia mais água no reservatório e este estava sob uma forte pressão. recoloquei água no radiador (sempre ando com um reservatório de 10L) cuidando para abrir o bujão de cima da entrada de água do motor para não ficar ar no sistema. isso aconteceu umas 5 vezes na viagem de 1300 km, sempre que eu ligava o ar condicionado ele esquentava de ferver.

    Em Natal, Jefferson (o médico da minha 110, LR não tem mecanico tem pediatra) diagnosticou CABEÇOTE EMPENADO por onde vazava compressão para o sistema de água sempre que o motor esquentava mais. Concluí então que o calor produzido pelo condensador do AC estava contribuindo para o aquecimento da água do radiador (tanto fazia com ou sem aditivo).

    Nas viagens seguintes, por poucas vezes forçava o pedal até o máximo para ver se algo aparecia e sempre notei que o aquecimento acontecia após menos de 10 minutos. mas na velocidade de cruzeiro a 90-110 tudo normal, exceto o ponteiro pouco acima do meio da escala.

    A ultima viagem pesada que fiz foi a jericoacoara e mais uma vez rodei bastante na areia e nenhum problema, igualmente no retorno para Teresina desde que sempre abaixo dos 110 km/h.

    aproveitei e troquei os pneus (os 4, pense numa facada) o quez o shimmy, sempre entre 80 e 100 km/h, desaparecer completamente apesar do mecânico alinhador de direção insistir que eu teria que trocar os terminais e o braço pitman.

    voltando ao tema... eu notava que mesmo com o motor quente eu conseguia parar a hélice com a mão (depois de ganhar confiança parando com um pedaço de borracha) mas alguem disse ser normal. Minha suspeita era o radiador ou tubulação do motor entupidos (mesmo a água estando cristalina?) ou o acoplamento viscoso. Troquei o acoplamento viscoso (R$300). Fiquei triste porque ao rodar um pouco a helice continuava frouxa após desligar o motor. Fiquei alegre quando vi que com o motor ligado a hélice não para "nem com a bixiga". até o barulho do motor mudou, o ar condicionado funciona melhor (desde que a camara do motor esquenta menos) e o viscoso antigo funcionava ao contrario: frio ele segurava a helice, quente ele afrouxava... vai entender... talvez porisso que o motor esquentava em demasia em altas velocidades.

    Amanhã estarei viajando novamente a Natal e avaliarei os resultados pra ver se o problema foi mesmo resolvido.

    Piscada de farol! bom carnaval a todos!

  • #23
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0

    Aquecimento

    Bem, conforme prometido, aqui vai as minhas impressões sobre a troca do Acoplamento viscoso:

    1. ouço algumas pessoas dizerem que a ventoinha do radiador é pra ficar frouxa quando o carro aquece: MENTIRA! a ventoinha funciona como exaustor e deve ficar mais rígida quando o motor aquece. Se ela ficasse frouxa, o vento que passa através do radiador quando o carro está em velocidade esbarraria na hélice criando uma resistência e diminuindo a eficiencia do arrefecimento.

    2. o carro não esquentou mais, nem quando estiquei mais um pouco na estrada no calorão do NE com o ar ligado. Inclusive a eficiencia do A/C melhorou devido ao carro não está mais tão quente.

    3. Mesmo o ponteiro não indo muito além do meio da escala, os aquecimentos sucessívos são suficiente para empenar o cabeçote. A recomendação é apertar os parafusos do cabeçote no torque recomendado e evitar aquecimentos e resfriamentos repentínos no motor. e nunca, mas nunca mesmo jogar água sobre o motor quente. O choque térmico faz com que o alumínio do cabeçote deforme.

    4. Aprendi algumas formas de diagnosticar um cabeçote empenado: entrada de ar no sistema de água do radiador (não obrigatóriamente com óleo) que permanece no sistema mesmo com o motor frio. a entrada de ar pode inclusive esvaziar o radiador; a junta pode "soprar" ar, produzindo um pequeno borbulhamento na lateral do motor devido à compressão vazar pela junta para o lado de fora. Geralmente o empeno é próximo dos cilindros 2 e 3.

    Portanto, se com o motor ligado e morno voce conseguir parar a ventoinha com a mão, pode trocar o acoplamento viscoso. E se o sistema de agua estiver "pegando ar" é bom verificar o cabeçote.

  • #24
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0

    Site interessante

    encontrei esse site legal:

    http://www.clifton.nl/index.html?calvin.html

    voce entra com o numero do chassi de sua Land Rover e ele retorna todas as caracteristicas do carro. Tipo uma calculadora de chassi. Mera curiosidade.

    piscada de farol

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade