
Postado originalmente por
richkobayashi@yahoo.com.b
Prezados, lendo os relatos dos companheiros de Freelander, sobre o carro ficar fraco "do nada" resolvi compartilhar da minha experiencia e conclusão: Adquiri a minha Freelander e ao pegá-la do vendedor, pra variar, a luzinha do tanque começou a acender. Parei no primeiro posto do trajeto para casa, um posto BR. O carro continuou ótimo, até que eu comecei a abastecer no posto costumeiro, perto de casa. Aí começaram os problemas, idênticos aos já citados, mas como eu nunca tive problemas com este posto com outros carros, não relacionei as falhas à qualidade da gasolina, muito menos ao posto.
Passei por todas as dúvidas citadas, quebrei muito a cabeça, e como sou um fuçador, gerei outros problemas, troquei peças sem necessidade, com a cabeça quente, quis trocar “tudo” , até de carro, mas no final, levando o carro no “The Specialist” que conferiu tudo e mesmo assim, o motor falhava. Posteriormente passando a usar gasolina Podium da BR, por orientação do Luiz Fraga, que é a recomendação da Land Rover – 95 octanas:
Meus “pobremas” acabaram. É só deixar de usar a “Batizator’s Tabajara Gasolin”. Após acender a luzinha do tanque, completei com 50 litros de Podium. 1 Km após, já estava bem melhor, 10 Km depois, estava perfeito! Só a luzinha da poluição ainda está acesa após 60 Km. Pelo que diz o Luiz Fraga, ao final do segundo tanque, a luzinha apaga sozinha. Vamos aguardar.
Concluí que a gasolina ruim é que causou todo o rebú. Afinal o “Carro da Rainha” tem uma cavalaria de Puro-sangue-inglês , que se alimenta melhor com filé de alfafa, e não qualquer capim.
Falando sério, o motor é muuito complexo, com sensores pra todo o lado, inclusive de emissões, então qualquer resíduo no escapamento deixa o computador, que é alemão (Siemens) e quer tudo certinho, malucão.
Espero ter contribuído. Abraços. Ricardo Kobayashi.