x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0

    Óleo para a Nova Defender




    Como todos sabem, sempre caimos nas mãos das concessionárias e suas exigências, quando o carro está na garantia.
    Uma delas é o tipo de óleo do motor, que na Land Rover, é o motul. Pois bem, pesquisei com meu mecânico e descobrimos um óleo com as mesmas especificações, mais barato e mais fácil de achar do que o motul. Para os proprietários da Nova Defender, aqui fica a dica:

    Motorcraft
    SL SAE 5W-30
    Especificação Ford WSS-M2C912-A1

    Este óleo foi aprovado pelo chefe da oficina da concesionária aqui de Ctba, portanto, usem sem medo!

    Abração!
    Marco

  • #2
    Citação Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Como todos sabem, sempre caimos nas mãos das concessionárias e suas exigências, quando o carro está na garantia.
    Uma delas é o tipo de óleo do motor, que na Land Rover, é o motul. Pois bem, pesquisei com meu mecânico e descobrimos um óleo com as mesmas especificações, mais barato e mais fácil de achar do que o motul. Para os proprietários da Nova Defender, aqui fica a dica:

    Motorcraft
    SL SAE 5W-30
    Especificação Ford WSS-M2C912-A1

    Este óleo foi aprovado pelo chefe da oficina da concesionária aqui de Ctba, portanto, usem sem medo!

    Abração!

    Realmente o pessoal deve ter um pouco de dificuldade de encontrar um óleo com tal especificação. O 5W-30 é pouco utilizado no Brasil. Marco, ele é mineral, semi-sintético ou totalmente sintético? E o cárter pega qtos litros? É a mesma quantidade das anteriores?
    abraço.
    Rodrigo.

  • #3
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Noventinha 00 Ver Post
    Realmente o pessoal deve ter um pouco de dificuldade de encontrar um óleo com tal especificação. O 5W-30 é pouco utilizado no Brasil. Marco, ele é mineral, semi-sintético ou totalmente sintético? E o cárter pega qtos litros? É a mesma quantidade das anteriores?
    abraço.
    Rodrigo.

    Salve Rodrigo!
    Em primeiro lugar me deixa corrigir a especificação que escreví acima.
    A correta para a Land é WSS-M2C913-B
    Tanto essa especificação como a anteriormente citada é abrangida pelo Motorcraft.
    Bom, o óleo é mineral e a capacidade do carter é de 7 litros, contando com a troca do filtro. Agora quanto ao outro motor, você me pegou. Não lembro realmente qual a capacidade do 300. Logo alguém aqui lembra!

    Abraço!
    Marco

  • #4
    Citação Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Salve Rodrigo!
    Em primeiro lugar me deixa corrigir a especificação que escreví acima.
    A correta para a Land é WSS-M2C913-B
    Tanto essa especificação como a anteriormente citada é abrangida pelo Motorcraft.
    Bom, o óleo é mineral e a capacidade do carter é de 7 litros, contando com a troca do filtro. Agora quanto ao outro motor, você me pegou. Não lembro realmente qual a capacidade do 300. Logo alguém aqui lembra!

    Abraço!
    Marco,

    Nos 300 TDi a capacidade é de aprox. 6.7l , com a troca do filtro.

    Tenho usado óleos de especificação 15W-40 (Castrol Tection, Castrol TurboMax Gardian 3 ou Texaco Ursa Premium TDX).

    Abraços,

  • #5
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Salve Rodrigo!
    Em primeiro lugar me deixa corrigir a especificação que escreví acima.
    A correta para a Land é WSS-M2C913-B
    Tanto essa especificação como a anteriormente citada é abrangida pelo Motorcraft.
    Bom, o óleo é mineral e a capacidade do carter é de 7 litros, contando com a troca do filtro. Agora quanto ao outro motor, você me pegou. Não lembro realmente qual a capacidade do 300. Logo alguém aqui lembra!

    Abraço!
    MarcoAurélio,

    O óleo especificado segundo catálogo da Motul é sintético , na Motorcraft não achei.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #6
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Cuidado!

    Óleo SL é para motor à gasolina...

    Abs.,
    Jimny 4All

  • #7
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por _portela Ver Post
    Cuidado!

    Óleo SL é para motor à gasolina...

    Abs.,
    Correto Portela, é para motor a gasolina. Também achei estranho, mas não existem óleos diferentes com a mesma especificação. E a especificação WSS-M2C913-B que consta na embalagem do óleo é a mesma constante no manual da nova Defender.
    A Motorcraft é da Ford e o motor da Land é da Ford... O óleo foi aprovado pelo chefe de oficina da concessionária, então... Fica aí a sugestão. Estou usando na minha. Qualquer problema aviso!

    Abraço!
    Marco

  • #8
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    É...Muito estranho...Depois constatei com meus próprios olhos que o manual especifica este mesmo, mas eu não usaria, na boa...

    Isso pode, eu disse pode, até servir com Diesel europeu, mas com este nosso eu duvido muito...

    Os óleos para motores Diesel têm uma propriedade de neutralização de ácidos que é particular e nesse nosso Diesel cheio de enxofre torna-se fundamental...

    Sei lá, se der M...ao menos está na recomendação do manual, tem como recorrer, mas repito, eu não usaria.

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #9
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por _portela Ver Post
    É...Muito estranho...Depois constatei com meus próprios olhos que o manual especifica este mesmo, mas eu não usaria, na boa...

    Isso pode, eu disse pode, até servir com Diesel europeu, mas com este nosso eu duvido muito...

    Os óleos para motores Diesel têm uma propriedade de neutralização de ácidos que é particular e nesse nosso Diesel cheio de enxofre torna-se fundamental...

    Sei lá, se der M...ao menos está na recomendação do manual, tem como recorrer, mas repito, eu não usaria.

    Abraço,
    Portela

    Na especificação diz que tem TBN de 10,1, adequado para utilizar (neutralizar os ácidos produzidos) com o diesel brasileiro e na norma ACEA a letra B significa que pode ser utilizado em motores diesel. A seguir a ficha técnica do lubrificante:

    Lubrificante para Motor Ford Gasolina e Diesel Leve
    Nível de Serviço FORD WSS M2C 913 A e B
    Technosynthese®

    Aplicações

    Lubrificante "Fuel Economy", especialmente desenvolvido para motores FORD e para todos os construtores (ROVER, JAGUAR, RENAULT gasolina, PSA) que preconizam óleos de baixa viscosidade HTHS (High Temperature High Shear = min. 2,9 máx. 3,5 mPa.s). Esta especificação não se aplica a outros fabricantes (BMW, VW exceto 503.00/506.00, PORSCHE, MB) que indicam viscosidade HTHS 3,5 mPa.s. Recomendado para todos os motores onde se exija óleo "Fuel Economy" - Economizador de Combustível - segundo as normas ACEA A5/A1/B1. É compatível com sistemas de catalizador.


    Especificações
    Normas: ACEA A5/A1/B1
    Homologações: API SJ - ILSAC GF-2
    Desempenho: FORD WSS M2C 913 A y B

    Lubrificante desenvolvido e aprovado para atender às últimas exigências dos mais recentes motores a gasolina ou diesel segundo normas FORD WSS M2C 913.
    A norma ACEA A5/A1/B1 exige, para os lubrificantes, maior economia de combustível e uma reduzida taxa de emissões contaminastes: MOTUL Specific FORD 913B - 5W30, produz uma película lubrificante forte, reduz o coeficiente de fricção do motor, mantém a pressão do circuito de óleo e reduz as temperaturas de operação do motor.
    MOTUL Specific FORD 913B 5W30, resiste às elevadas temperaturas, reduz a oxidação, melhora o controle de consumo de óleo e diminui o desgaste devido a suas excelentes propriedades lubrificantes. Antidesgaste, Anticorrosão e Antiespuma. Características técnicas

    Grau de Viscosidade SAE J 300 5W-30
    Densidade a 15°C (59°F) ASTM D1298 0.854
    Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 9.9 mm²/s
    Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 55.3 mm²/s
    Índice de Viscosidade ASTM D2270 164
    Ponto de Fluidez ASTM D97 -39°C / -38°F
    Ponto de Fulgor ASTM D92 214°C / 417°F
    TBN ASTM D 2896 10.1 mg KOH/g
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #10
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Então tá...

    Abs
    Jimny 4All

  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Esse óleo Motorcraft 5W30 é mineral.
    A aprovação americana API SL é para motores a gasolina/alcool (S=spark se refere faísca da vela)
    Já a aprovação europeia ACEA A1 (gasolina/alcool) e B1 (diesel leve de alta rotação)

    Diesel pesado só com API CH...(C=compression) ou ACEA E1...

    É um óleo que usamos basicamente nos motores Rocam da Ford, bastante fino.
    Será que no nosso clima quente ele consegue ser eficiente no motor diesel ?

    Vendo ele aqui na loja a R$ 19,00.
    Se precisarem, é só falar.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #12
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Esse óleo Motorcraft 5W30 é mineral.
    A aprovação americana API SL é para motores a gasolina/alcool (S=spark se refere faísca da vela)
    Já a aprovação europeia ACEA A1 (gasolina/alcool) e B1 (diesel leve de alta rotação)

    Diesel pesado só com API CH...(C=compression) ou ACEA E1...

    É um óleo que usamos basicamente nos motores Rocam da Ford, bastante fino.
    Será que no nosso clima quente ele consegue ser eficiente no motor diesel ?

    Vendo ele aqui na loja a R$ 19,00.
    Se precisarem, é só falar.
    Leonardo,

    Marcos Aurélio diz que na concessionária colocam no motor da Defender 08 o Motul, que é sintético, ele e seu mecânico pensam que podem utilizar o Motorcraft mineral SL 5W 30, fabricado no Brasil para a Ford pela Texaco, que é o mesmo Havoline Energy SAE 5W30, na sua ficha técnica está escrito:

    "Óleo multiviscoso desenvolvido com básicos minerais não convencionais de alta perfomance para motores a gasolina, álcool e GNV que trabalham em condições severas de operação. Sua formulação contempla aditivos especiais como "modificadores de atrito" que conferem excepcional proteção ao motor e economia de combustível. É o óleo utilizado em todos os carros da principal categoria de competição no Brasil, a Stock Car.
    É aprovado pela Ford e pela General Motors.

    Certificado: API SL/Energy Conserving e ACEA A1/B1
    Aprovado: Ford WSS-M2C913B, Jaguar WSSM2C913B e GM EMS-9309574"


    Um mineral SAE 5W-30 é basicamente um SAE 5 com polímeros para se expandir e criar maior resistência quando aquecido, atuando como um SAE 30, já um sintético 5W-30 é basicamente um SAE 30 que foi feito estruturalmente para atuar como um SAE 10 em frio, não precisa de aditivos para ser um SAE 30. Por isto eu não recomendaria trocar o Motul pelo Motorcraft. Agora com respeito à viscosidade recomendada pela Ford/Land Rover para este motor o 5W gostei para poder proteger melhor nas freqüentes partidas a que é submetido este tipo de veiculo, aqui sim depende da temperatura externa, e a 30 depende muito mais da engenharia do motor que do clima do pais.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05
    4. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade