x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13

Tópico: correia dentada

  • #1
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0

    correia dentada




    Boa noite a todos .
    Quero agradeçer a todos pelo aprendizado que tenho adquirido.
    A cada entrada um novo aprendizado apesar de frequentar e participar pouco, ja adquiri muitos conhecimentos com os colegas participantes .
    Principalmente no que diz respeito a land rover.
    Quero relatar um novo aprendizado!
    Bem! Desde que adquiri meu land rover por volta de um ano, ainda não havia trocado a correia dentada. Prestes a fazer uma viagem para o sul da Bahia resolvi procurar um profissional experiente para efetuar o serviço, que foi feito por um fucionario da mecanica sob a supervisão do mecanico resonsavel pelo estabelecimento.
    Serviço feito tudo funcinando, serviço pago curioso perguntei? qual o torque que foi dado no tensionador da correia dentada e me responderam que o torque é de 5 kilos ou 50nms newton metros.
    Comecei a ficar preocupado pois a pesquisa no manual manda que o torque seja de 1 kilo ou 10 nms , ao chegar em casa pesquisei de novo em tres lugares e resolvi de novo ligar e repetir a pergunta ao profissional que havia feito o serviço e, que me respondeu que era aquilo mesmo 5 kilos, vi que não podia mais contestar o profissional que havia dado o torque em excesso. Não poderia viajar preocupado certo! Pois a correia ia arrebentar;
    Criei coragem perdi o medo, desmontei e montei tudo refiz o serviço dei o torque de 10nm tudo perfeito viajei mais de 4000 kms e tudo ok .
    Descobri que por ai existem muitos mecanicos que fazem muitas coisas no chute.
    Agora quem precisar trocar correia dentada de um defender pode contar comigo.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Na minha Ranger 2.5 quando montei deixei um aperto próximo de 5kgf, pois eu prefiro deixar mais apertado pois tenho certeza que no final dos 80.000km a correia estará bem tensionada ainda. Quando desmontei, a correia já tinha uma certa folga, o que facilita um pulo de algum dente se algo fugir da normalidade.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na minha Ranger 2.5 quando montei deixei um aperto próximo de 5kgf, pois eu prefiro deixar mais apertado pois tenho certeza que no final dos 80.000km a correia estará bem tensionada ainda. Quando desmontei, a correia já tinha uma certa folga, o que facilita um pulo de algum dente se algo fugir da normalidade.
    Edi,
    Mas com o torque 5x acima do recomendado a correia não fica mais suscetivel a se romper e o risco ser maior, pois ela estara com maior tensão o tempo todo?

  • #4
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0

    correia dentada

    Bem meus caros amigos! Como ainda estou iniciandocom este motor não tinha ainda uma experiencia,vasta: Como a dos amigos, então fiquei precupado com o torque de 5 kilos e preferi seguir o manual original e tambem comparei com a orientação da goodyear.
    Concordo com os amigos com a experiencia que teem de aplicarem 5 kilos por já terem rodadado assim, e é lógico que no final a correia estará com menos folga sendo assim pergunto aos amigos a correia nunca estourou antes da hora? dos 8000.

  • #5
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Acredito que existem vários fatores que interferem na durabilidade da correia dentada.
    Mas uma coisa é certa, o torque correto é fundamental, mas como o motor não é zero, o estado geral do mesmo influenciará na minha opinião no desgaste ou não da correia também, além da qualidade da mesma....
    Abraços
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #6
    Sem desconsiderar quem faz diferente, eu prefiro seguir o manual, pois já pensaram se os mecânicos de aviação agissem desta forma? Partindo do princípio que os parâmetros estabelecidos pelos fabricantes levaram em consideração critérios de desgaste de material, fadiga e outros, acredito que querer ajustar, empiracamente, uma peça tão importante perigoso.

  • #7

    Cool

    Lothar, abraços pro Mandrake !
    Se o seu motor é um HSD 2.5 l, então é recomendado um torque de 0,9 a 1,0 Kgf.m ou 9 a 10 N.m (Kgf.m e N.m são derivada de Força, portanto essas são as unidades de torque). Se não tiver muito trabalho forçado com a viatura, após uns 80.000 Km abra a tampa do distribuidor e verifique o estado da correia, pois pode durar mais uns 20.000 Km.
    Nota: Aliás, já percebí que TORQUÍMETRO, nas oficinas mecânicas, parecem só ser usados nos parafusos e porcas do interior dos motores, nas outras partes da viatura qualquer mecânico usa qualquer chave e qualquer aperto e pronto na COCHAMBRADA. Haja visto o empenamento dos platôs na troca das embreagens.
    Além da Good-Year, são boas a Dayco e a Motorcraft.
    Abraços
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #8
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Lothar, abraços pro Mandrake !
    Se o seu motor é um HSD 2.5 l, então é recomendado um torque de 0,9 a 1,0 Kgf.m ou 9 a 10 N.m (Kgf.m e N.m são derivada de Força, portanto essas são as unidades de torque). Se não tiver muito trabalho forçado com a viatura, após uns 80.000 Km abra a tampa do distribuidor e verifique o estado da correia, pois pode durar mais uns 20.000 Km.
    Nota: Aliás, já percebí que TORQUÍMETRO, nas oficinas mecânicas, parecem só ser usados nos parafusos e porcas do interior dos motores, nas outras partes da viatura qualquer mecânico usa qualquer chave e qualquer aperto e pronto na COCHAMBRADA. Haja visto o empenamento dos platôs na troca das embreagens.
    Além da Good-Year, são boas a Dayco e a Motorcraft.
    Abraços
    Anthoniusnikos
    Entendeu o trocadilho!!!!!!

  • #9
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Obrigado aos amigos pelas orientações, tambem não discordo de quem faz diferente, mas ainda prefiro seguir o torque recomendado.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Excesso de aperto nunca é ideal, mas é o motivo pelo qual sempre deve-se colocar peças originais, pois aguentam o tranco muito bem. Eu dou o aperto na mão mesmo, pelo esforço que fiz imagino que tenha ficado por volta do 5kg. A flexão máxima não ficou nem com 1cm.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de jasantos
    Entrada
    16/02/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Olá caros amigos ! É muito bom estar aqui sempre somando conhecimentos diversos, apesar de ter pouco tempo no forum. Estou aprendendo muito sobre o defender hs 2.5 e confesso tenho economizado uma boa grana. E tempo que tenho passado aqui tem sido uma boa terapia.

  • #12
    Usuário Avatar de mauromosc
    Entrada
    14/04/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    Bom mesmo foi o ajuste que fizeram na correia dentada de minha viatura lá na Land Center. Quando levei para o Djalma para ele ver os estragos da antiga oficina, além da correia estar com certa folga, ele teve que soldar o pitu em um dos parafusos para conseguir soltar o bendito e fazer o ajuste correto com o torquimetro.


    um abraço!
    Mauro Mosczynski
    Land Rover Defender 110 "Picles": rodas, volante, bancos, velocimetro, diferencial, câmbio, capô, porta

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Troca da correia dentada Ranger 2.8
      Por Gallo no fórum Ford
      Respostas: 61
      Última resposta: 22/06/2017, 16:24
    2. Duração correia dentada
      Por Patoso no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 12/09/2010, 13:07
    3. Troca da correia dentada TD 3.0
      Por Engels Kbça no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 11/07/2008, 20:25

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade