A Ford pode vender a Land Rover na Inglaterra.
A informação está no site:
http://noticias.uol.com.br/economia/...t35u53772.jhtm
12/06/2007 - 17h39
Futuro da Jaguar e da Land Rover gera preocupação no Reino Unido
LONDRES, 12 jun 2007 (AFP) - O governo do Reino Unido afirmou nesta terça-feira ter contatado a Ford para conversar sobre a suposta venda de suas marcas de carros de luxo Jaguar e Land Rover, planos preocupantes para os sindicatos, pois colocam 20 mil empregos em jogo.
Segundo informações publicadas na imprensa, que não foram confirmadas nem desmentidas, o construtor automobilístico, número três mundial deste setor, que ano passado sofreu perdas recordes, contratou a assessoria dos bancos Goldman Sachs, Morgan Stanley e HSBC para vender suas duas filiais.
"Estamos em contato com a empresa. Continuamos achando que a Land Rover e a Jaguar são empresas de grande sucesso e continuarão neste caminho no futuro", declarou o porta-voz do primeiro-ministro, Tony Blair, durante entrevista à imprensa.
"O governo aborda com a empresa possíveis conseqüências em termos de emprego", acrescentou.
"Estamos muito preocupados diante destas informações e pedimos uma reunião urgente com a Jaguar e a Land Rover", declarou por sua vez Dave Osborne, do principal sindicato Unite, em um comunicado.
"Insistimos em obter garantias sobre o futuro da Jaguar/Land Rover e, mais adiante, vamos redobrar nossos pedidos", acrescentou o sindicalista.
A Jaguar emprega 10 mil pessoas em suas fábricas de Coventry e Castle Bromwich (centro da Inglaterra), assim como em Halewood, cerca de Liverpool (norte).
Land Rover conta com 9.000 trabalhadores nas fábricas de Solihull e Gaydon em West Midlands (centro), assim como em Halewood.
Segundo o sindicato, a Ford já falou de seu projeto de venda com alguns deputados e entre os candidatos à compra estão alguns fundos de investimentos.
A Ford adquiriu a Jaguar em 1989 por US$ 2,5 bilhões de dólares e, em 2000, comprou a Land Rover da BMW por US$ 2,7 bilhões.
Estas duas marcas, junto com a sueca Volvo, formam a divisão de luxo Premier Automotive Group (PAG) do grupo americano, que perdeu quase US$ 13 bilhões ano passado.
A divisão PAG contribuiu amplamente para esta perda, apesar das vendas recordes da Land Rover em 2006. As da Jaguar caíram frente aos concorrentes como Bentley (Volkswagen) e Aston Martin.