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  • #1

    Primeira viagem longa




    Gente, gostaria de compartilhar com vocês o meu projeto para a minha primeira viagem que eu considero longa (muito longe das viagens de verdade que tenho admirado aqui no Fórum) com a minha Noventinha.

    Moro no Rio de Janeiro e meus planos são de fazer Rio - Natal - Rio, no período de 20/12/07 a 06/01/08.

    Ainda estou começando a colocar a viagem no papel, (na verdade, comecei agora...rs) mas como os viajantes sabem muito bem, isso já é boa parte da curtição da viagem.

    Analisar a melhor estrada, a quilometragem diária e total percorrida, as cidades onde pernoitarei, o kit viagem, a máquina fotográfica, o diário de bordo, enfim....

    Por isso, desde já, peço ajuda aos meus amigos e questiono:

    1.Alguém já fez este percurso?
    2.Alguém esteve na Rio-Bahia ultimamente e sabe das atuais condições da estrada?
    3. Alguém tem alguma dica de cidades específicas para pernoite?
    4. Alguma caixa com ferramentas específicas?
    5. Kit viagem?
    6. Qualquer outra coisa que eu tenha esquecido....

    No decorrer dos meses de novembro e dezembro 07 estarei postando aqui o dia-a-dia dos planos desta aventura e caso ela se concretize, postarei as fotos e o diário, assim como nosso amigo Cesar fez em seu excepcional tópico "Expedição"!!!

    Um grande abraço a todos,
    Rodrigo.

  • #2
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    29/07/2006
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    Pô Rodrigo, que inveja. Parabéns. Sabe que eu tenho vontade de fazer a mesma coisa. Sair de SP e percorrer todo o Nordeste, até São Luís. Mas como tenho mulher e um filho, não vai dar para ir com a minha 90tinha, precisaria de uma 110.
    Cara, entra em contato com a The Specialist, aqui de São Paulo, que eles estão acostumados a preparar carros para viagens longas. Eles podem te dar dicas boas.
    Você vai sozinho?
    Uma coisa que aconselho é levar dois pneus de estepe, pois no meio do nada, se furar um, você não vai encontrar um borracheiro por perto. Aí o segundo pneu é mais que necessário.
    Outra dica é levar um galão de diesel para aumentar a autonomia da Land. Dá para acoplar na escadinha traseira.
    Se lembrar de outras coisas, te informo.
    Um abraço.
    E boa sorte. Estou ansioso pelas fotos...

  • #3
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    29/07/2006
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    Agradecimentos: 0
    Rodrigo,
    dá uma olhada neste tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=expedi%E7%E3o
    []'s.
    Antonio.

  • #4
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    29/07/2006
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    Rodrigo, tirei esta matéria do site www.thespecialist.com.br
    Abraço.

    Viagens longas Nada melhor que uma viagem longa para relaxar, conhecer novos lugares, esquecer os problemas, deixando-os perto de casa...
    As chamadas VIAGENS LONGAS (ou também conhecidas como EXPEDIÇÕES) são uma válvula de escape para grande parte dos proprietários de veículos 4x4 e, posso dizer por experiência própria, FUNCIONA!

    Como escolher o veículo ideal
    Para escolher o melhor 4x4 para Expedições, pense inicialmente em um veículo com motor diesel, apesar de um veículo movido a motores ciclo Otto (GNV, gasolina ou álcool) ser igualmente potente para a tarefa, a autonomia dos motores ciclo Diesel os colocam entre os melhores. Alguns veículos, especialmente equipados, conseguem percorrer mais de 1.000 kilometros sem necessidade de abastecimento, o que é uma grande vantagem neste tipo de tarefa.
    Sempre que possível veja o destino de sua Expedição e verifique se existem oficinas ou serviços autorizados ao longo do caminho, é melhor, por exemplo, escolher um veículo que tenha concessionários na Argentina, se o destino da viagem for este país.
    Lembre-se também de, se possível, viajar acompanhado de um outro veículo, isso aumenta muito a segurança em caso de pane.

    A melhor parte, preparando a viagem.
    Uma vez escolhido o veículo e o roteiro, o ideal é solicitar ajuda a algum profissional para a preparação ou, se preferir o sistema DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) parta para a pesquisa, solicite o maior número de informações possíveis do seu destino e de todos os pontos do trajeto, prepare seu veículo sempre pensando na viagem como um todo, inclua o traslado e também os eventuais passeios que serão feitos no destino, lembre-se de que não é recomendável trilhas pesadas a grandes distâncias de casa.
    Os ocupantes devem também estar preparados, assim como o veículo, vacinas (obrigatória em alguns países vizinhos), seguro médico, roupas para frio (nem sempre encontradas facilmente no Brasil) são apenas exemplos do que os tripulantes irão enfrentar na fase de preparação. Por exemplo, para viajar no Chile, é necessária a aquisição de uma carteira de habilitação internacional e um seguro específico.
    Para o veículo a coisa é mais complexa, uma minuciosa revisão deve ser feita antes da viagem, procure checar todos os itens importantes (luzes, suspensão, motor, transmissão, vazamentos, etc...), mas não deixe para fazer isso muito em cima do prazo, o ideal é fazer a revisão cerca de 30 dias antes da viagem e, se possível, fazer uma viagem pequena (antes da grande) para checar tudo o que foi instalado e revisado, como o veículo se comporta na nova situação, normalmente 80~100 kilometros são suficientes para que os problemas possam aparecer.
    Fazer uma revisão grande, compreendendo transmissão, por exemplo, e sair de viagem em seguida pode ser traumático.
    É importante verificar junto ao fabricante do veículo (ou mesmo no manual de manutenção) quais itens devem ser levados como reserva para caso de quebra, é muito mais fácil encontrar um mecânico capaz em qualquer lugar do que encontrar o mecânico, as ferramentas e as peças para o reparo. Abaixo (veja box 1) uma relação de peças que normalmente levamos em nossas expedições. Obviamente esta lista é “genérica”, é importante usar o bom senso e conversar com seu mecânico de confiança ele, mais do que ninguém, sabe o estado atual de seu veículo e o que pode vir a quebrar.

    Durante o trajeto.
    Uma das coisas mais importantes é tentar manter o veículo o mais “inteiro” possível ao longo de todo o trajeto já que, obviamente, a expedição terá que retornar ao seu ponto de origem.
    Com kilometragens às vezes excedendo os 1.000 km por dia, quando estamos em uma situação dessas, rodamos mais em um dia do que às vezes em um mês, no nosso dia a dia normal.
    Checagens diárias (no começo do dia) diminuem em muito a probabilidade de uma quebra sem condição de conserto fácil, desde que a manutenção inicial tenha sido bem feita e os testes anteriores tenham funcionado a contento.
    Um check list diário (veja BOX2) deve ser feito sempre antes da partida.
    Evite parar o carro em locais onde não seja possível analisar a parte de baixo (principalmente com relação a vazamentos), cuidado com o combustível adulterado/sujo, isso pode estragar seus planos.

    Convivendo com vazamentos
    Uma das causas mais freqüentes de quebras é a falta de lubrificação ou mesmo a falta de fluído de refrigeração.
    Uma vez detectado o vazamento, temos duas possibilidades, a primeira e mais lógica é consertar o vazamento antes de prosseguir a viagem, a segunda é conviver com o vazamento.
    Para isso devemos levar em conta que um vazamento nunca ocorre com grande intensidade (salvo raras exceções) ele normalmente surge pequeno e vai aumentando com o tempo.
    Em se tratando de óleo do motor, diferenciais, câmbio, direção hidráulica e embreagem, a convivência é simples, basta ir completando o óleo até que se consiga reparar o defeito. Lembre-se que, se um determinado componente vaza óleo e, repentinamente para de vazar, o óleo terminou, um vazamento raramente se “cura” sozinho.
    Em se tratando de fluído de refrigeração a coisa pode ser muito séria. Furos no radiador podem ser “remendados” com sabão ou até mesmo com chiclete, retire a tampa pressurizadora do sistema, quanto maior a pressão interna maior será o vazamento, lembre-se que, em altitudes maiores que 3.000 metros isso não será possível pois a água pode ferver a temperaturas mais baixas do que a do funcionamento do motor (normalmente 80~90ºC).
    Logo depois de estacionar o carro, verifique o chão, se ele estiver limpo, deverá estar limpo no outro dia pela manhã também, líquidos no chão significam vazamentos, inspecione diariamente, a parte traseira (tampa traseira) do carro também dá uma “pista” importante, o óleo que vaza quando o veículo trafega em alta velocidade, normalmente para na parte traseira (devido ao arraste aerodinâmico) acumulando-se no vidro traseiro.
    Luzes de advertência dão uma boa noção de vazamentos, a luz de freio por exemplo não só é acesa quando se aciona a alavanca do freio de estacionamento mas também por falta de fluído de freio, complete-o e cheque por dentro das rodas para vazamentos.

    Lembre-se de que as manutenções preventivas devem ser feitas somente em locais onde o veículo e sua tripulação estiverem em segurança, nunca faça manutenção preventiva no meio do nada, isso poderá causar problemas. Postos de combustível são ótimos locais para checagens diárias, aproveite o tempo que estará abastecendo para dar atenção ao seu companheiro de viagens.

    Aproveite suas próximas viagens....

  • #5
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
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    grande viagem

    Rodrigo, grande viagem essa sua!!
    Também tenho vontade de fazer uma dessas, mas não vai ser agora...
    Uma coisa que o Antonio falou e que sempre é necessário, são os galões para diesel reserva.
    Também tenho pensado muito nisto, e como estou me preparando para futuras viagens, estou pensando em colocar um tanque extra na minha 90tinha.
    Estou criando hoje, um novo tópico a respeito, para nos informarmos melhor. Se puderem acessar para trocarmos idéias....
    Rodrigo, vá postando a sua ansiedade aqui, que nóis vai dando parpite...

    Fernando

  • #6
    Antônio e Fernando. Agora tenho certeza de que a idéia da viagem foi ótima e, se existia alguma dúvida em realiza-la ou não, agora não há mais.
    A empolgação de vocês me deu mais gás (ou diesel) ainda!!!

    Quando li suas mensagens fiquei aqui, na frente do PC, rindo, que nem um garoto.

    Esse Fórum é espetáculo!!!

    Obrigado pelas dicas. Sei que muitas ainda virão e assim que tiver novidades, eu as mando!!!

    Tô indo solo, pq na verdade vou encontrar com o meu irmão lá para voltarmos juntos, mas se alguém se empolgar, será muito bem-vindo!!!

    Forte abraço.
    Rodrigo.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Noventinha 00 Ver Post
    Gente, gostaria de compartilhar com vocês o meu projeto para a minha primeira viagem que eu considero longa (muito longe das viagens de verdade que tenho admirado aqui no Fórum) com a minha Noventinha.

    Moro no Rio de Janeiro e meus planos são de fazer Rio - Natal - Rio, no período de 20/12/07 a 06/01/08.

    Ainda estou começando a colocar a viagem no papel, (na verdade, comecei agora...rs) mas como os viajantes sabem muito bem, isso já é boa parte da curtição da viagem.

    Analisar a melhor estrada, a quilometragem diária e total percorrida, as cidades onde pernoitarei, o kit viagem, a máquina fotográfica, o diário de bordo, enfim....

    Por isso, desde já, peço ajuda aos meus amigos e questiono:

    1.Alguém já fez este percurso?
    2.Alguém esteve na Rio-Bahia ultimamente e sabe das atuais condições da estrada?
    3. Alguém tem alguma dica de cidades específicas para pernoite?
    4. Alguma caixa com ferramentas específicas?
    5. Kit viagem?
    6. Qualquer outra coisa que eu tenha esquecido....

    No decorrer dos meses de novembro e dezembro 07 estarei postando aqui o dia-a-dia dos planos desta aventura e caso ela se concretize, postarei as fotos e o diário, assim como nosso amigo Cesar fez em seu excepcional tópico "Expedição"!!!

    Um grande abraço a todos,
    Rodrigo.
    Rodrigo,
    Já fiz essa viagem uma vez, saindo de Sampa e chegando a Fortaleza. Detalhe, o possante era uma belina 77.
    Se fosse você, seguia a dica do César, fazendo pelo menos o trecho de ida pelo litoral. No meu caso fui pelo litoral sem roteiro definido. Ia parando onde dava vontade. Levei exatos 25 dias na ida, e na volta vim cortando pelo interior, mais 5 dias.
    As estradas são ruins, mas mesmo assim o único problema foi um para-brisas quebrado.
    Evite viajar à noite a não ser em último caso. A segurança na maioria dessas estradas deixa bastante a desejar.
    Apesar do roteiro indefinido, uma boa dica é ter indicações de hotéis nas principais cidades. Sabendo mais ou menos da localização, infraestrutura e faixa de preço, você vai poupar bastante tempo procurando lugar pra ficar.

    Curta bastante.
    Abraço,

    Gustavo

  • #8
    Deve ter sido uma senhora aventura, hein Gustavo!!!

    Cortando o Brasil a fora de Belinão 77 ??

    Mas é isso aí, vou rodar sempre de dia, uma média de 800km por dia (no máximo) e vou pelo litoral mesmo.

    To usando o Guia 4 Rodas pra ter dicas de lugares nas cidades onde pretendo pernoitar e algumas que quero visitar.

    Vou fazer um diário e tirar muitas fotos pra depois mandar pra galera do Fórum.

    Abços,
    Rodrigo.

  • #9

    Talking

    Bom gente, dando continuidade ao diário de minha primeira viagem longa, informo que vou pegar o carro na oficina amanhã, depois de 04 longos e intermináveis dias de muita saudade.

    Deixei lá pra fazer uma revisão geral de 130.000 Km mais uma revisão de itens específicos.

    Após um breve levantamento, o carro fez os seguintes serviços:

    1. Troca do regulador de voltagem do alternador (como todos sabemos, alternador e 130.000 Km não combinam);
    2. Troca das correias do alternador e da direção e seus respectivos rolamentos/esticadores;
    3. Pastilhas de freio traseiras;
    4. Troca das lonas do freio de mão.

    O carro apresenta um ligeiro vazamento da direção hidráulica, mas nada serio e um micro vazamento de óleo de uma mangueira (isso só eu vi...rs).

    Como constatei que não era nada que possa prejudicar meu pequeno passeio Rio/Natal/Rio, só faço quando voltar.

    A partida será mesmo no dia 20/12/07, com retorno previsto para o dia 03/01/08.

    Na próxima mensagem, mando confirmação de percurso e cidades para pernoite.

    QQ sugestão, dúvida, mandem mensagem.
    Se alguém quiser acompanhar, será muito bem-vindo.
    Abços a todos,
    Rodrigo.

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