Jorge, tenho um Defender 98 que veio de fabrica com catalizador, e está no seu devido lugar até hoje. Muitos proprietários retiraram pois diminue a potência, mas na minha opinião um incomodo pequeno se pensarmos nos benefícios ao meio ambiente. Acho que em termos de custo/benefício é compensador a colocação deste dispositivo.
Sergio
Def. 110- Mamute
Levando-se em consideração o ciclo de vida do Defender, que a gente não fica trocando de viatura todos os anos, etc. e tal e demandando mais material eu não arrisco a dizer, eu afirmo, que as suas emissões são muito menores que a de carros ditos "green", "ecologicamente corretos" e outros "ismos" mais.
Ande com ele sempre bem regulado, com combustível de qualidade, troque filtros e óleos conforme as especificações. Pode optar por usar um óleo lubrificante semi-sintético (é menos carbono solto no ambiente). Use óleo com classificações ACEA e API recentes. Mas esquece este negócio de instalar um catalisador numa viatura desta idade...Não compensa.
BioDiesel...Aguarde até a obrigatoriedade que virá em janeiro de 2008.
Pois meu carro está muito bem regulado e continua um show.. estivemso em Foz em janeiro e orendimento chegou a quase 13km/l!!! Sem nenhum problema na viagem e continua andando lindo como novo..
Quanto ao escape, foi so uma curiosidade.. Nao saio por ai enfumaçando tudo, so um pouquinho e menos que muitos dos demais parceiros de rua e estrada..
Agora estou em 135 mil K!! e ela continua suave e leve de se dirigir.. Rola feito um elefante de patins pelo alsfalto...