x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/11/2019
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    31
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    AJUDA - Discovery 3 parada a quase 2 anos. O que fazer?




    Pessoal, boa tarde!

    Sou novo aqui no fórum e gostaria que vocês compartilhassem uma experiência comigo.

    Tenho uma Discovery 3 S 4.0 V6 2008, e por conta de algum problemas pessoais, o carro ficou parado e encostado por quase 2 anos sem ninguém nem ao menos ligá-lo. Agora que estou de volta e mais ativo, queria tentar mexer nele e fazê-lo funcionar novamente.

    Uma coisa é certa: sei que tenho que trocar todos os filtros e fluídos, além de uma bateria nova, é claro! rs

    Mas se vocês puderem me ajudar, me digam aí: é necessário mesmo trocar óleo de câmbio e óleo de freio? Consigo fazer isso em casa, no máximo com auxílio de um mecânico amigo?

    O carro está na garagem e tem uma rampa grande para subir. Queria tentar fazer o máximo aqui para fazê-lo ligar e pelo menos tirá-lo da garagem, até uma oficina mais próxima. Caso eu o tire da garagem, se for o caso, chamo um guincho até a oficina.

    Quem puder, me ajude aí por favor é muito obrigado desde já!

  • #2
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    "Coisa simples"

    Vamos lá... o serviço caprichado (com menor risco de dar problema) seria:
    - Esvaziar o tanque de diesel (não sei se tem dreno esse tanque, se não tiver, retirar ele e deixar cair todo o diesel velho, especialmente o da mangueira. Se der, puxe o que estiver na linha de diesel (sugando). Lavar o tanque e diesel novo (s10).
    - Trocar o óleo do motor pelo óleo especificado! Nada de "ah, seria bom um óleo xyzpto mais grosso ou mais fino"... não! usar o do manual! Também troque os filtros (na D2 existem 2 filtros.. não sei se na D3 são 2 ou apenas 1, como nos carros normais).
    - Trocar óleo do câmbio e fluído de freio não precisa para ligar ela! mas depois com certeza é bom trocar!
    - Recomendo também verificar se tem água no sistema de arrefecimento (parece bobo, mas as vezes vaza e ninguém percebe!). Se for chato e quiser aproveitar a empreita, já troca o fluído do radiador (água desmineralizada de boa qualidade + aditivo indicado no manual)
    - Óleo do motor trocado, arrefecimento verificado, diesel abastecido é hora de Sangrar a linha de injeção. As Discoverys 2 tem procedimento de Bleeding automático.. as D3 devem ter também! Dá uma olhadinha no manual!
    - Essa hora vai precisar da bateria nova por que vai exigir bastante amperagem pela bomba injetora do tanque.
    - Feita a sangria do diesel é ligar a máquina e deixar funcionando APENAS NA MARCHA LENTA por 30 minutos... eu disse 30 minutos!!!!!!!!!!!! deixa esse óleo fluir bem, aquecer bem os metais, lubrificar bastante, o motor aquecer, esfriar, aquecer novamente....

    O maior risco do motor v6 diesel é rodar bronzinas de mancais.
    Especialmente nos carros que ficam muito tempo parados...
    Essa pode ser a hora do prejuízo.

    Se você não quiser correr esse risco, compra um jogo de juntas do motor e manda abrir ele. (levando no guincho, claro, sem ligar!!!)
    O procedimento a realizar seria lubrificar manualmente as bronzinas de mancal para evitar que rodem junto com o virabrequim!

    Sai caro!!!

    Mas sai muito, muito, muito, muitoooo mais caro fazer o motor se essa bronzina rodar... aí vai pro espaço o bloco, o virabrequim (peça que está difícil de encontrar), pistão, biela..... o estrago pode ser grande.

    rsrsrsrs

    Não sei se te ajudei ou atrapalhei né!?

    Mas fica o alerta.
    Toma a decisão que seu coração indicar e boa sorte!

    Depois volte pra contar pra gente o resultado!

    Ah!

    Não deixa esse carro parado muito tempo não!

    PS: pensando aqui agora talvez você pudesse tentar dar um excesso de óleo nesse motor para que, desligado, o óleo ficasse com o nível cobrindo o virabrequim (jogar tanto óleo no carter que o nível iria cobrir o virabrequim só pelo volume).
    Não faço ideia de quantos litros seriam necessários, mas penso que isso poderia fazer com que o óleo penetrasse "nas entranhas" do virabrequim e "lubrificasse" a bronzina para um primeiro giro..

    Esse primeiro giro poderia ser manual.. sim, com o auxílio de uma chave (não faço ideia de qual, teria que ver), tentar girar um pouco o virabrequim. Bem pouco e bem devagar... ou dar um "choque" nele.. uma ligeira "pancada" para "descolar" ele das bronzinas (como se faz com parafuso muito preso/apertado)..
    Talvez esse procedimento, ainda que rudimentar, possa lhe ajudar em não ter de abrir o motor, mas ainda assim é arriscado.

    Claro, depois desse procedimento, esgotar o óleo e colocar o óleo na medida certa.


    Fica aí o raciocínio para a opinião dos mais experientes...


    Abraço
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/11/2019
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    31
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Legal mestre, obrigado pelas dicas!
    Já que, para ligá-la não tem a necessidade de troca de óleo de câmbio e freios, já me tranquiliza um pouco mais... vi que é bem complicado para fazer esse tipo de troca.

    Porém, o motor da minha Disco não é Diesel, e sim gasolina! Mesmo procedimento em tudo?

    Valeu mesmo, acabei ficando até um pouco mais aliviado (apesar de tanto trabalho).
    Abração!

  • #4
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Poxa!!!!! Não sendo diesel, tudo fica MUITO mais tranquilo!
    Não existe o "Bicho Papão" da quebra do virabrequim!

    É basicamente limpar o tanque, trocar o óleo do motor e a bateria!
    Power On na máquina e curtir!

    Abraço!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    21/11/2019
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    31
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Que beleza, me tranquilizou demais!
    Vou fazê-la voltar a rodar e levar na oficina pra um Check geral e etc!

    Muito obrigado amigo! 👊🏼🤓

  • #6
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Positivo, "tamojunto"!

    Qualquer coisa só falar!

    Ah! Se der posta umas fotos da nave e descreve o que fez nela como revisão, onde levou aí na sua região.
    São informações que podem ajudar outras pessoas futuramente que eventualmente se encontrem em situação semelhante.

    Abraço
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    06/12/2005
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Posts
    648
    Agradecimentos: 9
    Pode preparar uns 30 a 40 mil reais no médio prazo... pois vão começar diversos problemas elétricos como chicotes, contatos e módulos enferrujados, borrachas ressecadas, radiador, mangueiras do sistema de arrefecimento, etc, etc, etc. Se tiver bolsas de ar com o compressor, pode preparar mais 12 mil reais. Uma revisão completa, pra começar, pode preparar de 15 a 20 mil reais.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ranger 3.0 TURBO ELETRONIC 2007 parada há 4 anos
      Por paulovitorhs no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 19/08/2019, 21:29
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 01/08/2017, 18:02
    3. 3,5 anos parada TR4 2005 Mecânica
      Por Gleison Pimentel no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/04/2015, 15:34
    4. Motor parado a quase 4 anos, o que fazer?
      Por junior888 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/03/2013, 18:10
    5. Rural parada a dois anos: como rescuscitala?
      Por bototucuxi no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 11
      Última resposta: 24/11/2012, 15:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade