Olá irmãos Landeiros,
Adquiri recentemente uma Defender 110 ano 2001. Tirei o carro da oficina onde estava fazendo algumas manutenções pelo antigo dono e ao dirigir pela primeira vez levando-a para casa, estava tudo normal com o freio e o carro desenvolvia muito bem... após percorrer uns 7 km o carro começou a ficar mais “amarrado” como se o freio de mão estivesse puxado (mas não estava). Percebi que o pedal começou a endurecer (porém freiava) e começou a subir um leve cheiro parecido com borracha ou óleo queimando...
Parei imediatamente a viatura num estacionamento de uma loja para fazer alguns contatos ao celular...
Depois de uns 10 a 15 minutos parado liguei o carro para testar e percebi que o carro estava mais solto, contudo com o freio ainda duro porém menos do que estava.
Resolvi sair com ele e procurar uma oficina que estava próxima para que alguém pudesse me ajudar...
Percebi que o carro ficou um pouco mais solto ao dirigir porém não durou muito para ficar amarrado novamente e subir aquele leve cheiro, mas por sorte já estava perto de uma oficina mecânica. O dono da oficina logo percebeu que a mangueira do hidrovácuo estava fora do lugar, ele recolocou-a e disse que o problema era aquilo...
Fiquei feliz ao perceber que o pedal ficou mais solto e o carro também... percorri cerca de 3 a 4 km e minha felicidade não durou muito pois o carro voltou a apresentar o mesmo sintoma... por sorte eu estava já perto de casa...
Quatro horas depois o mecânico da oficina onde ele estava conseguiu vir até em casa para dar uma olhada, quando ele chegou o pedal de freio já estava solto e ele disse que o problema pode ter sido aquela mangueira solta do hidrovácuo e que eu poderia voltar a dirigir sem problema...
Eu pretendia viajar com a defender neste dia para um sÃ*tio a uns 40 km de distância mas fiquei com receio do problema voltar, e resolvi deixar a viatura parada em frente de casa e viajei com outro carro (só voltarei daqui a uma semana)...
O que pode ter ocorrido ??? É como se ele ao parar e esfriar o problema some, e ao andar e esquentar o problema aparece... essa é a “leitura” que faço...
Me desculpem pelo tamanho do texto, pois quis passar o máximo de detalhes do comportamento dele para ajudar no diagnóstico de vocês...
Muito obrigado...