x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    35
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Question Troca de óleo do motor - Discovery 4




    Amigos, levo meu carro sempre numa oficina muito confiável em João Pessoa PB mas na última troca notei uma divergência quanto às especificações do óleo utilizado e do recomendado. Para a Discovery 4 - 2.7 TDV6, a land rover recomenda um óleo 5w30 e no orçamento total consta que foi utilizado o óleo "MOTUL 4100 TURBOLIGHT 10W40". O que vocês me dizem, rodei 10 mil km já sem problemas mas chegou na hora da nova troca e fiquei meio receoso.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    35
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Acabei de ler um artigo sobre isso e eu mesmo vou deixar aqui o texto para ajudar os amigos que tiveram a mesma dúvida.

    "Qual é a diferença de 10w-40 óleo do carro e 5W-30 óleo?


    Óleo de motor fornece a lubrificação necessária para partes móveis de um motor. O óleo funciona como um lubrificante que permite que os êmbolos a mover-se no bloco do motor, sem criar o excesso de desgaste. A Society of Automotive Engineers, ou SAE, classifica o óleo de viscosidade e fabricantes de motores fornecem uma viscosidade do óleo do motor recomendada para uso em um motor particular. Quilometragem e tempo podem ditar ajustes na viscosidade adequada de óleo de motor usado, em um motor. A diferença entre o óleo de motor 10W-40 e 5w-30 está na capacidade do óleo para agarrar as peças móveis do motor, que determina a melhor aplicação para cada tipo de óleo. Primeiro Número

    O primeiro número no nome do óleo de motor descreve a viscosidade a frio do óleo. Refere-se a viscosidade a frio da espessura do óleo após um arranque a frio do motor, antes de os pistões e bloco do motor são aquecidos desde a ignição e combustão. Viscosidade frio do óleo do motor é importante porque determina a lubrificação durante a parte mais difícil do ciclo de combustão, a ignição e arranque inicial em motores a gasolina ou combustão em motores a diesel. Um óleo de motor 10W-40 é um óleo espesso na inicialização de um óleo 5W-30 do motor. Portanto, o óleo 10w-40 se apega a partes móveis do motor mais do que a menor viscosidade 5W-30 óleo.
    Segundo Número

    O segundo número no nome do óleo de motor descreve a viscosidade do óleo quando o motor está quente eo óleo atinge a temperatura de funcionamento. Esta viscosidade quente sempre vai ser mais pesado, porque o motor necessita de um óleo de viscosidade mais elevada para fornecer um amplo lubrificação através do amplo alcance do ciclo do motor e temperaturas. O óleo de motor 10W-40 se apega a partes móveis do motor mais do que um óleo 5W-30 motor não em altas temperaturas, o que significa que o 10w-40 é o mais grosso dos óleos de motor quando o motor está funcionando
    .
    Fuel Economy

    Fabricantes de automóveis muitas vezes exortam seus engenheiros para aumentar a economia de combustível, a fim de atender às regulamentações do governo e proporcionar uma vantagem em relação aos concorrentes no mercado. Óleo de motor fino, tais como 5w-30, oferece menos atrito no motor, resultando em economia de combustível aumentada. Os fabricantes de automóveis pode recomendar óleo de motor mais fina, por essa razão, apesar do aumento da economia de combustível está no custo do aumento do desgaste do motor.
    Motores de alta quilometragem

    O movimento repetido de cilindros do motor em movimento dentro e fora do bloco do motor pode criar desgaste ao longo do tempo de vida do motor. Como o motor desgasta, o encaixe entre os cilindros e do bloco se torna mais frouxa, o que pode aumentar significativamente o desgaste e diminui a vida útil como o motor desenvolve mais intervalos entre as partes em movimento. Um óleo de motor mais espessa, tal como 10W-40, proporciona mais um lubrificante sólido para compensar o excesso de desgaste dos motores de alta quilometragem. Muitos mecânicos experientes recomendam a mudança para um óleo de motor de alta viscosidade mais tarde na vida útil do motor, a fim de compensar essas imperfeições. "

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Boa tarde.
    Seu veículo está com quantos quilômetros rodados? ... sempre foi colocado o 5W30, desde zero km? ... relativamente à qualidade do óleo: O 5W30 recomendado pela LR é mineral, sintético ou semi-sintético? ... o que seu mecânico colocou agora da Motul: É mineral, sintético ou semi-sintético? ... qual a classificação API desses óleos? ...
    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    35
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    No manual da Land Rover diz apenas diz apenas "Óleo 5W-30 que cumpra a especificação WSS-M2C934-B". Muito provavelmente foi utilizado sempre o 5w30, ela não é minha desde zero. Esse óleo que foi utilizado é semi-sintetico pelo que vi.

    Classificações: ACEA A3/B3/B4 - API SL / CF

  • #5
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Prezado ederjbezerra ...

    Primeiramente, permita-me parabenizá-lo pela bela máquina que tens em mãos, e pela interessante e excelente matéria aqui postada ... muito didática, diga-se de passagem ...

    Quanto ao óleo de motor ...

    Fui pesquisar esse óleo Motul 4100 TURBOLIGHT 10W-40, e, pela Ficha Técnica do mesmo, pude apurar que é um óleo de base sintética classificação API SM/CF, portanto, um óleo de excelente qualificação ... e, ainda, pode ser misturado ao 5W30, pois, segundo essa Ficha Técnica “Pode ser misturado com óleos sintéticos ou minerais” ...

    https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/m...pdf?1489408500

    Esse SAE 10W-40 é um óleo mais viscoso que o 5W-30, tanto em partidas a frio do motor, quanto com o motor funcionando quente ... e, pelo jeito, seu mecânico tem o mesmo entendimento relatado na última parte da matéria que você postou aqui:

    Motores de alta quilometragem
    O movimento repetido de cilindros do motor em movimento dentro e fora do bloco do motor pode criar desgaste ao longo do tempo de vida do motor. Como o motor desgasta, o encaixe entre os cilindros e do bloco se torna mais frouxa, o que pode aumentar significativamente o desgaste e diminui a vida útil como o motor desenvolve mais intervalos entre as partes em movimento. Um óleo de motor mais espessa, tal como 10W-40, proporciona mais um lubrificante sólido para compensar o excesso de desgaste dos motores de alta quilometragem. Muitos mecânicos experientes recomendam a mudança para um óleo de motor de alta viscosidade mais tarde na vida útil do motor, a fim de compensar essas imperfeições.

    Outra coisa: Seu veículo é de origem inglesa, país de clima frio, comparado ao clima brasileiro ... portanto, o 5W-30, menos viscoso, no meu entendimento, seria muito bem indicado para lá ... já o 10W40, mais viscoso, seria o mais indicado para o nosso clima mais quente ...

    Pelo exposto, pelo menos em tese, particularmente, não vejo problema nenhum em você manter esse óleo de base sintética Motul SAE 10W40 API CF colocado pelo seu mecânico ... MAS, temos conhecimento de muitas reclamações de problemas no motor desse veículo ... veja, abaixo, algumas matérias publicadas no “ReclameAqui” nos “links” abaixo:

    https://www.reclameaqui.com.br/land-...ilo2EK4MxXwHo/
    https://www.reclameaqui.com.br/land-...l-km_10403396/
    https://www.reclameaqui.com.br/land-...ery-4_9184208/
    http://www.reclameaqui.com.br/144036...u-discovery-4/

    Imagino que seu veículo esteja fora da garantia, porém, se fortuitamente acontecer o mesmo com o seu veículo, acredito que seja plausível uma reclamação por você, com alguma chance de reparação de danos pela marca, mesmo que você tenha que recorrer no judiciário ... PORÉM, se você coloca um óleo diferente do especificado no manual do veículo, e acontece algo semelhante ao exposto nas matérias, com certeza, você dará subsídios à marca para “sair pela tangente”, com a mesma argumentação alegada na primeira matéria: “... foi constatado que o plano de revisão do seu veículo não foi cumprido conforme preconizado em seu manual.” ...

    Diante do exposto, eu, particularmente, se estivesse no seu lugar, iria mantendo o óleo especificado pela marca e, enquanto isso, procuraria consultar, não só os confrades do fórum, como também, sem nenhum compromisso, o chefe de oficina de uma css da marca, e pedir a opinião dele ... claro que ele poderá querer “puxar a sardinha” para o lado da css, e querer lhe empurrar sempre o serviço deles, com o óleo especificado por eles ... ainda assim, seria de bom alvitre pelo menos ouvir o parecer dele, e, depois, você tomar a decisão que melhor lhe aprouver, em caráter definitivo ...

    Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.

    E.T.:

    Esse meu comentário é baseado na experiência pela qual estou passando com o meu Pajero Full Diesel 2013/2014, agora com 71.500 kms ... meu caso é bem pior que o seu, pois, veja o porquê: O fluido recomendado pela marca no manual original do veículo é um Castrol SAE 15W40 API CF ... só que a Mit terminou a parceria com a Castrol (Grupo BP - Inglesa), e, para piorar mais ainda, a Castrol descontinuou esse óleo no mercado ... agora, em parceria com a Petrobrás (Brasileira), a Mit está recomendando o Lubrax SAE 10W30 API CF, só disponibilizado nas css Mit ... Veja que, contrariamente ao seu caso, a recomendação atual para o meu veículo é por um óleo menos viscoso (como sabemos, o Pajero Full é um veículo que tem sido muito consumido nos países árabes e, talvez, a Mitsubishi tenha prescrito originariamente o óleo baseando-se naquele mercado de clima quente, onde um 15W40 seja mais recomendado ... agora, quem sabe, esteja recomendando o 10W30 tendo em vista ser menos viscoso e mais adaptado ao clima tropical brasileiro, mais ameno) ... o fato é que esse 10W30 vem sendo colocado no meu veículo desde que o mesmo era zero km, apesar do manual original, conforme citei, recomendar um mais viscoso (15W40) ... e o veículo vem funcionando maravilhosamente bem com esse 10W30 ... por prudência, continuo fazendo as trocas na css Mit, utilizando tal óleo, ora fornecido e recomendado por ela ... não só porque o veículo está funcionando bem com esse óleo, mas, até mesmo porque o preço dele na css está equilibrado com congêneres disponibilizados no mercado ... PORÉM, enquanto isso, vou estudando melhor o assunto, até mesmo para não ficar eternamente refém de css ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    35
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Meu amigo, muito obrigado pelo tempo que dedicou a debater este tópico comigo, foi de grande ajuda. Acho que vale também ressaltar aqui que o meu mecânico foi o chefe de oficina da Land Rover aqui na cidade por muitos anos e claro, possui certificação da marca, saiu de lá porque viu oportunidade de negócio em montar uma oficina paralela. Creio que ele realmente sabe o que está fazendo.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Prezado amigo ederjbezerra ...

    Pelo exposto, e, agora, considerando o bom curriculum do seu mecânico, eu também estaria mais tranquilo com a recomendação dele pela utilização desse óleo "MOTUL 4100 TURBOLIGHT 10W-40" no seu veículo Land Rover Discovery 4 - 2.7 TDV6 ... Mesmo assim, eu, se estivesse no lugar do amigo, pelo menos para “desencargo de consciência” e, também, por precaução, consultaria o chefe de oficina atual da css LR de sua cidade e conheceria o posicionamento dele a respeito da utilização desse óleo, mesmo, conforme citei, com a possibilidade dele reprovar pelos motivos expostos, ou, ainda, manter-se neutro, não se posicionando a respeito ... mas, se houver aprovação, ainda mais confiante e seguro você estará, não é mesmo? ... afinal, como diria aquele velho ditado: “Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém” ... só tem a acrescentar ...

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    O que eu pude ler e entender do problema com esse motor diesel da Discovery, foi a troca tardia ou uso de óleo inadequado para o motor.
    Para o seu caso, Ederjbezerra, mesmo utilizando óleo sintético, seja 5W30 ou 10W40, eu não chegaria até os 10.000 Km´s rodados.
    Acho que até 7.000/7.500 Kms já está mais do que bom, para que este mantenha suas propriedades de forma eficiente.
    Afinal, é uma viatura valiosa e merece um cuidado especial.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    35
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas dicas, amigo! Vou fazer isso a partir de agora.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    35
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Amigo, sobre aditivos de óleo do motor, o que me diz? É necessário?

  • #11
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por ederjbezerra Ver Post
    Amigo, sobre aditivos de óleo do motor, o que me diz? É necessário?
    Não sei para quem foi a pergunta, mas posso dizer que os óleos atuais atendem muito bem às especificações dos motores.
    Portanto, sem aditivos.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    35
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Obrigado. Vou seguir as recomendações.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Troca do óleo do cambio automático da Discovery i
      Por marquito no fórum Land Rover
      Respostas: 8
      Última resposta: 08/04/2014, 21:30
    2. Discovery II troca óleo, filtro etc
      Por Caiogaucho no fórum Land Rover
      Respostas: 3
      Última resposta: 18/09/2013, 19:56
    3. Óleo do motor da Discovery 2
      Por GauchoPiumhi no fórum Land Rover
      Respostas: 5
      Última resposta: 11/10/2010, 08:10
    4. troca do oleo do motor
      Por Luca Remy no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 20/07/2008, 13:53
    5. Troca motor Discovery
      Por rodrigoboscardin no fórum Land Rover
      Respostas: 3
      Última resposta: 08/08/2006, 16:05

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade