x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    Freelander - Luzes HDC e TC acendendo




    Pessoal,
    Vou relatar um problema que tem acontecido com minha Freelander 1 (2006) há algum tempo e a solução que encontrei pesquisando num fórum britânico. Espero que possa ser útil aos outros foristas. Também gostaria de saber se mais alguém tem experiência com o assunto, até para saber se a solução proposta funciona mesmo.
    De vez em quando, as luzes do controle de tração (TC) e a luz âmbar do HDC (um carrinho amarelo com um sinal de exclamação ao lado) acendem simultaneamente. O problema vem e volta sem aviso, mas nunca notei qualquer alteração no comportamento do carro. Também nunca testei o HDC durante esse período.
    Parece que a causa seria o mau funcionamento do interruptor (“switch”) da luz de freio, que é acionado pelo pedal de freio. Não me perguntem qual a lógica disso, mas muitos donos de Freelander que experimentaram o problema conseguiram resolvê-lo com a troca do tal interruptor por outro modelo melhor (upgrade). Dêem uma olhada no post #19 do seguinte tópico: http://www.landyzone.co.uk/lz/f9/3-amigos-87178-2.html
    O forista descreve em detalhes o problema e sua solução, ilustrando com fotos. Diz até o código das peças substitutas (interruptor + conector, vejam as fotos). Aliás, até para quem não tem Freelander sugiro dar uma olhada no post desse cara. É um verdadeiro manual ilustrado de como solucionar o problema. Muito gente boa esse súdito da Rainha, exemplo para nós aqui do 4x4 Brasil.
    Como disse, ainda não testei a solução. Espero que alguém do fórum já tenha alguma experiência prática para nos contar. Se não, pretendo arriscar, pois as peças custam barato (acho que aprox. R$25 cada, na Inglaterra, claro). O que pode falar contra a aplicação dessa solução ao meu caso é o fato de o carro mostrado ser um modelo mais antigo (painel diferente).

    Abs,

    Códigos:
    Switch (XKB500120)
    Convertor Harness (YMQ503280)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Freelander - Luzes HDC e TC acendendo-switch.jpg   Freelander - Luzes HDC e TC acendendo-connector.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    Osasco/SP
    Posts
    24
    Agradecimento: 1
    fala amigo,
    a maioria das vezes é esse sensor mesmo
    pra ter 100% de certeza só com um scanner
    já peguei diversos problemas assim que foram solucionados com a troca do sensor pelo modelo da foto e o chicotinho

    sem querer tirar o mérito do cara (aliás, belo tópico aquele dele, muito bem ilustrado),
    mas esse upgrade no sensor e no chicotinho era de uma ação de serviço que existiu pra resolver exatamente esse problema
    pelo preço que você está dizendo, vale a pena
    é mais barato que somente a passada no scanner em qualquer oficina

  • #3
    Citação Postado originalmente por lipe.88 Ver Post
    fala amigo,
    a maioria das vezes é esse sensor mesmo
    pra ter 100% de certeza só com um scanner
    já peguei diversos problemas assim que foram solucionados com a troca do sensor pelo modelo da foto e o chicotinho

    sem querer tirar o mérito do cara (aliás, belo tópico aquele dele, muito bem ilustrado),
    mas esse upgrade no sensor e no chicotinho era de uma ação de serviço que existiu pra resolver exatamente esse problema
    pelo preço que você está dizendo, vale a pena
    é mais barato que somente a passada no scanner em qualquer oficina
    Valeu, lipe. Inclusive pela tradução. Também acho que "sensor" ficou bem melhor que "interruptor". Devagar vou melhorando meu vocabulário em mecânica
    O elogio ao forista foi mais pela boa vontade dele do que pelos conhecimentos. Dá para ver que ele (assim como eu) não tinha a menor noção de como abordar o problema. Daí o cara entrou no fórum, achou a resposta, resolveu seu problema e depois postou minuciosamente o passo a passo para que outros pudessem também resolver, só que com maior facilidade.
    Na minha próxima aquisição de peças, vou incluir esse sensor e o chicote.

  • #4
    Sebastião,

    Muito legal a solução !
    Excelente contribuição pro fórum.

    Ainda não levei o D3 pra revisão. To te devendo a resposta do mecânico aqui do Rio sobre o problema dos seus freios, mas não esqueci. É falta de tempo de ir até lá ...

    Abraço,
    Neilson


  • #5

    Atualização

    Atualizando o tópico...
    O problema que relatei sumiu sozinho. Achei até que não teria a oportunidade de usar o conhecimento adquirido no Fórum.
    Eis que anteontem as tais luzes voltaram a dar o ar da graça. Troquei o sensor do freio conforme as instruções e deu tudo certo. O procedimento é muito simples, não precisa de nenhum conhecimento de mecânica. Alguns detalhes relevantes:
    1. O plug que se liga ao sensor "velho" não encaixa no novo, por isso é importante adquirir o conversor (YMQ503280) para permitir a ligação do sensor novo com a fiação do carro.
    2. Não é possível identificar a posição certa do sensor novo com base no antigo, pois o formato é diferente. O jeito é olhar para o formato da fenda onde ele se encaixa. Ela é assimétrica, tem uma reentrância num dos lados, que corresponde a um ressalto na parte correspondente do sensor.
    Testei o carro imediatamente antes do procedimento, para me certificar que eventual sucesso seria decorrente da troca das peças, e não de um mero acaso. As luzes estavam lá. Depois, sumiram. Rodei alguns km e nada. Parece que estou livre dessa.

    Preços das peças (em libras):
    Sensor: 8,15
    Conector: 9,92

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/08/2008
    Idade
    45
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Olá Sebastião !!

    Minha Freelander 2005 comecou a apresentar este mesmo problema exatamente hoje ... fica intermitente como citado por voce.

    Pode me passar o site onde comprou as peças ?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/08/2008
    Idade
    45
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Acrescentando ... este problema começou depois que troquei as pastilhas de freio.

  • #8
    Citação Postado originalmente por esx Ver Post
    Olá Sebastião !!

    Minha Freelander 2005 comecou a apresentar este mesmo problema exatamente hoje ... fica intermitente como citado por voce.

    Pode me passar o site onde comprou as peças ?
    Fala esx!
    Comprei as peças no site http://www.brit-car.co.uk/ Foi tudo muito tranquilo. Não esqueça de pedir que enviem as peças pelo Royal Mail/ParcelForce, pois do contrário você vai ter que pagar ICMS e a coisa complica.
    Acho que vale a pena tentar essa solução sem buscar um diagnóstico prévio com aparelhos etc. Só o custo de passar o aparelho no carro vai ser maior que o das peças. No meu caso, não teve associação com troca de pastilhas. Talvez isso seja só coincidência.
    Se fizer a substituição, poste o resultado aqui, para a gente ir acumulando "know how" sobre nossas máquinas.
    Abs,
    S.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/08/2008
    Idade
    45
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Comprado !
    Agora so falta entender onde fica a peça pra trocar .. rs

    Sabe me informar quanto tempo demora pra chegar ?

  • #10
    Acho que minhas peças demoraram umas 3-4 semanas para chegar. Mas comprei outras coisas maiores junto com elas, não sei se isso contribuiu para a demora. O pior é que nessa época de Natal a alfândega deve ficar abarrotada. Talvez suas peças demorem ainda mais.
    Quanto ao local do sensor, é muito fácil. É só seguir o pedal de freio e ver onde ele acaba. A parte superior dele é que aciona o tal sensor, próximo à barra de direção. Não tem erro.

  • #11
    Usuário Avatar de cstedile
    Entrada
    15/06/2008
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    47
    Posts
    63
    Agradecimentos: 0

    Freelander

    Amigos, a minha Freelander, teve o mesmo problema, entretanto era causado pela bateria, que tinha dois vasos rompidos, de forma que quando a bateria esta com pouca carga, o sistema desarma o alternador, e as luzes do controle de descida e tração ficavam acesas direto. Trocada a bateria, não aconteceu mais.
    Alias, aproveito a oportunidade, para perguntar se alguém reportou problemas com o modo sport do cambio?
    Carlos Eduardo Stedile
    Niva 91
    FreeLander

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/08/2008
    Idade
    45
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cstedile Ver Post
    problemas com o modo sport do cambio?
    As vezes ao passar para Sport ele não entra, percebi que era um mal contato e era so passar segurando firme pra cima.
    Como nunca utilizo o sport, então ainda não levei para darem uma olhada.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade