x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0

    problema na direção




    boa tarde, por curiosidade fiz esse video:



    mostra que o terminal de direção do braço pitman tem uma folga que movimenta-o para frente e para traz, não sei exatamente o que provoca isso, se estaria relacionado com alguma folga no amortecedor de direção ou se seria problema no próprio terminal, mas eventualmente ocorre shimmy talvez devido ao desbalanceamento dos pneus que já estão com uma certa quilometragem. e a direção tem uma folga pequena (mas tem). a borracha do terminal inclusive ja se desgastou com o movimento.

    73, Joaquim (Joca)

  • #2
    Usuário Avatar de malit
    Entrada
    24/11/2011
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    68
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo,


    Leve seu veículo em um oficina especializada em direção/suspensão, examine e troque todos os terminais que apresentarem folga.
    Não vale a pena economizar em itens essenciais que comprometem a segurança, como direção e freio.
    Não sou mecânico, mas entendo que aquele terminal do vídeo não poderia ter qualquer folga, pois, trata-se de terminal de direção. Se soltar/quebrar fica sem direção.


    Abcs
    Moamed
    Malit
    Defender 110 - ano 2005
    L200 4x4
    ano 95

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    valeu Moamed, o problema que nas oficinas "especializadas" os caras terminam que trabalham na tentativa-e-erro e as vezes sugerem adaptações. se alguem projetou o sistema desse jeito foi por alguma razão e não vai ser um "piru" que vai mexer onde não deve.

    o pino pode ate quebrar mas sair de lá ele não sai, ele é preso na cavidade do braço de uma forma que so sai por baixo, tem até reparo pra ele.

    abraços, Joaquim

  • #4
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Joaquim

    Compra um novo ou o reparo, esse pino está com folga.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_5138.jpg  
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    Isso Hugo, inclusive já tenho um completo bearmach para trocar, vou aproveitar e trocar tembém o amortecedor de direção. e os pneus que já estão em fim de vida.

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Arroio Grande/RS
    Idade
    33
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 23
    Olá. Troquei o reparo do Pitman e digo, não vale a pena, pois não sumiu a folga, diminuiu mas seguiu, em dois meses ficou com mais folga que estava, então troquei o pitman inteiro e ficou 100%, já com 13.000 km e nada de folgas.

    Um abraço
    Defender 90 - 2001

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    interessante que o kit do reparo praticamente não tem nada a ver com o pitman em si, pois usa novas peças que segura o pino. acho que esse reparo depende muito do fabricante. esse ai já foi fruto de uma troca relativamente recente e sempre sambou pra frente e para tras. alem dessa folga, se percebe que a bucha do amortecedor de direção tambem ta folgada.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    Boas, hojen troquei o amortecedor de direção (sim, saiu mais barato eu trocar o amortecedor todo que trocar só a bucha dele, primeiro que no mercado local sairia o preço de um novo assim como não compensaria trazer uma bucha apenas pelo correio devido ao frete), na duvida troquei ele todo (custou 175 reais na getsetparts). resultado que o pino parou de sambar. a direção parou de "tomar da mão" e a folga que tinha diminuiu. a operação é facil, desatarracha as porcas (são duas em contraporca) do lado do chassi e a do lado do terminal é uma porca de pressão, fiz tudo com a chave 17, embora o novo amortecedor (armstrong) as porcas são 15.

    agora vou precisar de um novo reparo para o braço pitman, mas eu tenho um novo para por la.

    abraços, Joca

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Arroio Grande/RS
    Idade
    33
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 23
    Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    Boas, hojen troquei o amortecedor de direção (sim, saiu mais barato eu trocar o amortecedor todo que trocar só a bucha dele, primeiro que no mercado local sairia o preço de um novo assim como não compensaria trazer uma bucha apenas pelo correio devido ao frete), na duvida troquei ele todo (custou 175 reais na getsetparts). resultado que o pino parou de sambar. a direção parou de "tomar da mão" e a folga que tinha diminuiu. a operação é facil, desatarracha as porcas (são duas em contraporca) do lado do chassi e a do lado do terminal é uma porca de pressão, fiz tudo com a chave 17, embora o novo amortecedor (armstrong) as porcas são 15.

    agora vou precisar de um novo reparo para o braço pitman, mas eu tenho um novo para por la.

    abraços, Joca

    Joca, bom que o problema está quase resolvido.
    Mas vou te dar uma dica, já vi 3 pitman com reparo trocado, um meu e dois do meu pai, e a folga volta, inclusive no tópico do meu defender, postei as fotos da troca do reparo, o problema é que quando tem muita folga, o pino do pitman gasta a pista da onde ele trabalha, por isso com a troca do reparo não fica 100% firme, e com pouco tempo volta a ter folga de novo. Comprei um Pitman novo Britpart e está zerado.

    Um abraço
    Defender 90 - 2001

  • #10
    Usuário Avatar de oficinassp
    Entrada
    19/12/2016
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Sim, igual o amigo acima citou... a folga volta sim

  • #11
    Usuário Avatar de Nelson Defender 110
    Entrada
    02/04/2007
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    246
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    boa tarde, por curiosidade fiz esse video:


    mostra que o terminal de direção do braço pitman tem uma folga que movimenta-o para frente e para traz, não sei exatamente o que provoca isso, se estaria relacionado com alguma folga no amortecedor de direção ou se seria problema no próprio terminal, mas eventualmente ocorre shimmy talvez devido ao desbalanceamento dos pneus que já estão com uma certa quilometragem. e a direção tem uma folga pequena (mas tem). a borracha do terminal inclusive ja se desgastou com o movimento.

    73, Joaquim (Joca)
    Joaquim,

    excelente video. A GOPRO é uma boa ferramenta para diagnóstico.

    Agora em relação ao movimento para frente e para trás da barra, acho que é normal.

    O meu também faz. A folga não é normal.

    Eu também troquei o reparo e ficou bom.

    Apenas o local onde fixa a coifa não está bom e ela fica escapando o que permite a entrada de agua, areia, sujeira, etc.

    Vou ter que trocar o braço completo no futuro.

    Boa Sorte,

    Nelson
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema serio com a Direção hidraulica
      Por RAATS no fórum Land Rover
      Respostas: 13
      Última resposta: 02/05/2014, 16:43
    2. Problema na direção do Samurai
      Por evermai no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/04/2013, 00:51
    3. problema com caixa de direção
      Por Costella no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 10
      Última resposta: 07/08/2012, 14:20
    4. Problema na estabilidade da direção da F1000
      Por Thiago Assis no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/02/2011, 12:55
    5. Problema nas barras da direção CJ5
      Por regisbellini no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 10/07/2006, 18:04

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade