x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de Antonio C Ribeiro
    Entrada
    29/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    66
    Posts
    143
    Agradecimentos: 2

    Coincidência - 2 peças quebradas na Defender 2001




    Olá Pessoal

    Esta semana minha Defender 2001 necessitou andar de guincho.

    Ao chegar no mecânico, constatamos dois problemas semelhantes mas sem aparente relação: embreagem e eixo traseiro.

    Na embreagem, o platô teve um grande desgaste na junção do eixo estriado e perdeu a tração; o eixo traseiro esquerdo (o longo) estava soldado na tulipa e esta solda se quebrou completamente, fazendo com que o eixo passasse a girar em falso.

    Em ambos os casos, os estriados se desgastaram e perderam a função, fazendo com que a embreagem e a tração traseira esquerda girassem soltas, o que obrigou ao reboque e a troca das peças.

    Me chamou a atenção foi que durante muito tempo eu convivia com os trancos nas arrancadas e trocas de marchas, achando que era normal. Tanto é que me acostumei a usar a embreagem de forma mais suave para evitá-los. Mas, depois de trocar as peças (troquei todo o kit de embreagem + o semi-eixo e a tulipa), os trancos desapareceram. Até agora andei só um pouco, mas a impressão é que não há mais trancos, mesmo sem o capricho nas trocas de marchas.

    Será que isso (ficar sem trancos) é normal?

    Abç

    Antônio Ribeiro
    Ex-Defender 110 CSW 2001 - Grey (ficou sem nome)
    Atual - Discovery 3 HSE TDV6 2006 - Black (a procura de um nome)

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Arroio Grande/RS
    Idade
    33
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 23
    Citação Postado originalmente por Antonio C Ribeiro Ver Post
    Olá Pessoal

    Esta semana minha Defender 2001 necessitou andar de guincho.

    Ao chegar no mecânico, constatamos dois problemas semelhantes mas sem aparente relação: embreagem e eixo traseiro.

    Na embreagem, o platô teve um grande desgaste na junção do eixo estriado e perdeu a tração; o eixo traseiro esquerdo (o longo) estava soldado na tulipa e esta solda se quebrou completamente, fazendo com que o eixo passasse a girar em falso.

    Em ambos os casos, os estriados se desgastaram e perderam a função, fazendo com que a embreagem e a tração traseira esquerda girassem soltas, o que obrigou ao reboque e a troca das peças.

    Me chamou a atenção foi que durante muito tempo eu convivia com os trancos nas arrancadas e trocas de marchas, achando que era normal. Tanto é que me acostumei a usar a embreagem de forma mais suave para evitá-los. Mas, depois de trocar as peças (troquei todo o kit de embreagem + o semi-eixo e a tulipa), os trancos desapareceram. Até agora andei só um pouco, mas a impressão é que não há mais trancos, mesmo sem o capricho nas trocas de marchas.

    Será que isso (ficar sem trancos) é normal?

    Abç

    Antônio Ribeiro

    Antonio, é normal a defender 2000 em diante não ter trancos, pois muda o diferencial traseiro, e o disco da embreagem dos defender 2000 em diante, possui molas, o seu não devia ter as molas no miolo do estriado. O meu é 2001 e o disco antigo britpart não tinha molas, o novo que comprei é eaton primeira linha e tem as molas, e ficou muito suave a embreagem. O seu disco antigo devia ser de outra marca, aí não tem esse "amortecimento" na hora de arrancar ou trocar de marchas. Olha a foto.

    -disco-com-molas.jpg

    A tulipa soldada da desgaste no semi eixo onde encaixa na satélite, a sua ficou sem tração na traseira, por que nessessita de uma folga entre o semi eixo e a tulipa, a tulipa serve como fusível para o conjunto traseiro, todas 110 são assim, já as 90 do ano 2000 em diante o semi eixo é junto com a tulipa, não sei por que.

    Um abraço.
    Defender 90 - 2001

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Arroio Grande/RS
    Idade
    33
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 23
    Esse disco é da Hilux, esse da pra se ter idéia melhor.
    A seta vermelha, chega girar 1cm a mais que a seta azul (Restante do disco) por isso não da trancos. Assim que arranca o miolo volta ao lugar.

    -disco-embreagem-hilux-mm-20150822033110.jpg
    Defender 90 - 2001

  • #4
    Usuário Avatar de Antonio C Ribeiro
    Entrada
    29/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    66
    Posts
    143
    Agradecimentos: 2
    Olá Marcelo

    O eixo traseiro estava totalmente desconectado com a tulipa, por desgaste total dos estriados. A solda que os unia quebrou totalmente, por isso girava em falso. Resolvido com a troca do eixo e tulipa.

    Quanto aos trancos, quando vi a embreagem velha percebi que tinha molas, mas todas inoperantes, gastas e soltas. O disco girava também em falso no eixo (a seta vermelha na foto acima).

    Mas você explicou o que eu não sabia: que a função das molas radiais é justamente evitar esses trancos. Olha, funciona, pois uma simples volta no quarteirão já permitiu ver a diferença.

    Abraços

    Antônio Ribeiro
    Ex-Defender 110 CSW 2001 - Grey (ficou sem nome)
    Atual - Discovery 3 HSE TDV6 2006 - Black (a procura de um nome)

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Arroio Grande/RS
    Idade
    33
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 23
    Citação Postado originalmente por Antonio C Ribeiro Ver Post
    Olá Marcelo

    O eixo traseiro estava totalmente desconectado com a tulipa, por desgaste total dos estriados. A solda que os unia quebrou totalmente, por isso girava em falso. Resolvido com a troca do eixo e tulipa.

    Quanto aos trancos, quando vi a embreagem velha percebi que tinha molas, mas todas inoperantes, gastas e soltas. O disco girava também em falso no eixo (a seta vermelha na foto acima).

    Mas você explicou o que eu não sabia: que a função das molas radiais é justamente evitar esses trancos. Olha, funciona, pois uma simples volta no quarteirão já permitiu ver a diferença.

    Abraços

    Antônio Ribeiro
    Sr. Antônio, os Land sempre surpreendem, independente da idade.
    Devia ser primeira linha o disco por ter molas, o meu jeep foi adquirido de leilão, e na época deviam ter trocado o disco pelo paralelo britpart, dava trancos, troquei pelo eaton e ficou 100%.

    Um abraço.
    Defender 90 - 2001

  • #6
    Usuário Avatar de Antonio C Ribeiro
    Entrada
    29/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    66
    Posts
    143
    Agradecimentos: 2
    É verdade, Marcelo.

    Andei mais um pouco nestes dias e está parecendo um carro de luxo: sem trancos, sem barulhos de peças soltas. Uma maravilha!

    Para estes consertos, usei os serviços de um mecânico de confiança mas não especializado em Land ou veículos 4x4. Parece-me que ele se saiu bem, pois a troca da embreagem implicou na retirada total do câmbio (e cardãs). A troca do semi-eixo e tulipa foi relativamente fácil, pois foi retirada a tampa do diferencial apenas para identificar o problema.

    Aproveitei a estada na oficina para também trocar a correia dentada que já estava chegando nos 100 km. Vi a correia usada e não havia sinais aparentes de desgaste. Foi trocada no prazo, mas acho que duraria mais.

    Como as borrachas da suspensão, o braço pitman e os rolamentos dianteiros foram trocados recentemente, vou programar para frente a troca das pastilhas de freio e os amortecedores. As pastilhas ainda estão com muito material, mas farei a troca e a revisão do sistema para melhorar a segurança.

    E assim vou mantendo a confiança no jipão para curtas e longas viagens.

    Abraços

    Antônio Ribeiro
    Ex-Defender 110 CSW 2001 - Grey (ficou sem nome)
    Atual - Discovery 3 HSE TDV6 2006 - Black (a procura de um nome)

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Arroio Grande/RS
    Idade
    33
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 23
    Citação Postado originalmente por Antonio C Ribeiro Ver Post
    É verdade, Marcelo.

    Andei mais um pouco nestes dias e está parecendo um carro de luxo: sem trancos, sem barulhos de peças soltas. Uma maravilha!

    Para estes consertos, usei os serviços de um mecânico de confiança mas não especializado em Land ou veículos 4x4. Parece-me que ele se saiu bem, pois a troca da embreagem implicou na retirada total do câmbio (e cardãs). A troca do semi-eixo e tulipa foi relativamente fácil, pois foi retirada a tampa do diferencial apenas para identificar o problema.

    Aproveitei a estada na oficina para também trocar a correia dentada que já estava chegando nos 100 km. Vi a correia usada e não havia sinais aparentes de desgaste. Foi trocada no prazo, mas acho que duraria mais.

    Como as borrachas da suspensão, o braço pitman e os rolamentos dianteiros foram trocados recentemente, vou programar para frente a troca das pastilhas de freio e os amortecedores. As pastilhas ainda estão com muito material, mas farei a troca e a revisão do sistema para melhorar a segurança.

    E assim vou mantendo a confiança no jipão para curtas e longas viagens.

    Abraços

    Antônio Ribeiro
    Que bom Sr. Antônio.
    Vou trocar o pitman do def90 também, ja chegou aqui. A Land é de fácil manutenção, não tem segredo. Só cuida a posição doa dois cardans, tem somente uma posição de alinhamento pra não vibrar, quando você pegar estrada, observe se não vai ter vibrações, se tiver me avise que posto uma foto aqui da posição correta do alinhamento. Outra coisa, com uma chave 14 estrela, aperte os 4 parafusos do cardan do lado da caixa, este com 2000 km sempre se solta um pouco, depois que reapertar a primeira vez nunca mais vai precisar se preocupar, ele é prisioneiro dentro do cubo do freio de mão, e na montagem nunca conseguimos dar o aperto final. Nos freios vale trocar o reparo quando for mexer, ficará 100%.
    Um abraço
    Defender 90 - 2001

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Coincidência?
      Por leojaz no fórum Mitsubishi
      Respostas: 7
      Última resposta: 12/07/2010, 22:14
    2. Vendo Defender 110 CSW cinza metálico 2001/2001. Excelente estado!
      Por Paulo Nascimento no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 04/11/2008, 21:02
    3. Que coincidencia!!!
      Por Ramone no fórum Humor
      Respostas: 5
      Última resposta: 22/02/2006, 14:21
    4. Molas quebradas e tanque furado
      Por tmrsled no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 06/11/2005, 20:07
    5. Roda livre manual com as Borboletas quebradas.
      Por STEIMETZ no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4
      Última resposta: 16/05/2005, 13:04

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade