Seria interessante recolocar o bujão mas não há problema desde que não passes por agua profunda ou muita lama.
Ary
defender110 2004
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Seria interessante recolocar o bujão mas não há problema desde que não passes por agua profunda ou muita lama.
Ary
defender110 2004
Para mexer é bom ter o manual do lado, nesta intervenção não se deve retirar o suporte do filtro de ar, mais já foi.
Para retirar não precisa o pistão nº1 estar no PMS, para montar sim.
Hugo,
O manual instrui para retirar o suporte do filtro, até pq facilita bastante o trabalho. E no manual tb cita que para a retirada é necessário a posição em PMS, certamente para facilitar a retirada da bomba, pois assim garantiria a pressão atmosférica igual dentro e fora da carcaça.
Anexo 500869
www.perimpecas.com.br
Vlw Enoc.. vou ligar lá!
Continuando a retirada da bomba, um amigo foi girando a correia com uma chave 10 na polia da bomba.
Sob a Defender, pela janela do bujão de dreno do volante, eu fiquei observando até aparecer a marca do PMS, que são 2 traços tipados na peça (ver foto)
Retirei os 6 parafusos (5 da bomba + 1 do suporte do filtro de ar), porém, durante a retirada a bomba estava sendo "empurrada" para fora. Ou seja, se não estiver em PMS é IMPOSSÍVEL tirar a bomba.
Enquanto eu segurava a bomba, um amigo girou levemente a correia, até chegarmos no ponto exato de PMS, que é uma janela muito estreita entre o vácuo e a pressurização do êmbolo.
Quando a bomba ficou "leve" ficou fácil retirar os parafusos.
Agora é só arrumar uma outra bomba...
Anexo 500905
Tadeu
No manual diz para retirar o filtro de ar e não o suporte do filtro, para retirar o suporte do filtro você retirou dois parafusos que prendem o cabeçote no bloco, isto não se deve fazer.
Para retirar e colocar diz para colocar no PMS o pistão nº1 porque dessa forma a leva que aciona a bomba não presiona a haste da mesma, fora de este ponto a leva pressiona a haste e empuxa a bomba para fora.
Correto Hugo,
Depois q eu abri eu vi como funciona a bomba, e como eu escrevi, a "janela" para que a haste não empurre a bomba é bem pequena. E os 2 parafusos q eu tirei do cabeçote realmente não é bom retirá-los, mas como eu pretendo dar uma geral nas juntas do motor (há vazamnto pelo carter e por outros lugares, mas nada que alague a garagem), não considero algo assim tão grave.