:stop:
Peraí, amigo Glaicon... Não se pode generalizar!
Vamos organizar as coisas...
Peças de Defender e Discovery 1 e 2 tem custo acessível e, no geral, o custo de manutenção delas são totalmente compatíveis com os custos de manutenção de viaturas de mesmo ano/categoria de projeto.
Afirmo isso com muita tranquilidade pois, como sabes, já tive algumas dessas opções.
O custo de manutenção das Discoverys 3, 4 e acima é que são mais altos, não porque o custo das peças é substancialmente maior, mas por que tem MAIS componentes para quebrar.
Vamos fatídico custo da suspensão a ar... é algo que outros jipes não tem, logo, não vai quebrar... logo, não dá esse custo... PORÉM não entrega o nível de conforto que essas viaturas entregam.
É simples.
O que se tem que fazer para comparar efetivamente é: quanto gasto para dar revisão em um sistema de injeção eletrônica de uma Pajero Full e quanto gasto para fazer a "mesma coisa" na Discovery 3 ou 4?
Aí sim a comparação fica justa.
Mas cuidado.
Da mesma forma que há opções para buscar baratear manutenção de carros Mit e Toyota, também há possibilidades de baratear o custo de um Land Rover...
Há outros fatores que entram na conta de aquisição de um carro velho, como, por exemplo:
- uma hilux não pode, jamais, ficar sem seguro.. porque é um carro visado.
- uma discovery 3 ou 4 pode ficar sem seguro contra roubo/furto, porque não é tão visada.
Isso é custo de manutenção geral.
Outro fator a se considerar (esse talvez o mais importante), é que a Land Rover garante a fabricação e disponibilidade de peças para seus veículos por Muitos e Muitos anos, ainda que deixem de ser fabricados. Me refiro a peças originais, não às paralelas (que dependem da "vontade" do "mercado" continuar produzindo e da tiragem de veículos em um país).
Nesse aspecto, as Land Rovers ganham disparado em garantir a possibilidade de manter principalmente acabamentos dos carros mais "antigos"... isso é uma dificuldade no mundo Toyota e Nissan... posso garantir!
Nesse sentido até podemos constatar que no mundo land rover manter uma D3 e uma D4 sai ligeiramente mais caro que a média dos veículos compatíveis, mas não é uma regra para os que citei acima.. além disso tem outras vantagens como disponibilidade de peças.
Então é uma equação que cada um precisa avaliar dentro da sua realidade, como sabemos.