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  • #1
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    Qual a temperatura "ideal" do motor da Land Rover Defender 110?




    Amigos,

    pesquisei muito aqui no Fórum, mas não achei um tópico com esta resposta.

    Se já existir algum, de antemão, peço desculpas. Mas juro que não achei

    Tenho uma Defender ano 1995.

    Ela tem 2 controles de temperatura;

    1) o original, o qual eu já sei que se o ponteiro chegar no "vermelho" o motor já foi pro espaço;

    2) e 1 digital que comprei, para não ficar "nas mãos" do original;

    Já fiz o motor dela (na verdade fiz ela toda ), e acho que ela tá dando uma "aquecida.

    O ponteiro original do painel nunca chegou "no vermelho".

    Mas vira e mexe meu medidor de temperatura digital chega nos 95, 100, já tendo chegado a 115 graus!!!!!

    Pior. QUANDO EU LIGO O AR O MOTOR AQUECE MAIS RÁPIDO AINDA!!!!!!

    Meu mecânico tirou a válvula termostática para eu testar o carro, e ele, muito embora demore um pouco mais para aquecer, continua aquecendo muito, ao meu ver.

    Diz ele que é "normal" um carro a diesel trabalhar a 105 graus...

    Assim sendo indago aos sábios e expedientes participantes deste fórum:

    Qual a temperatura ideal para que a minha viatura fique, antes que ela pegue fogo ou eu perca o motor????????

    OBRIGADUUU

    Abs a todos

    Fabiano

  • #2
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    Citação Postado originalmente por fpcampos Ver Post
    Amigos,

    pesquisei muito aqui no Fórum, mas não achei um tópico com esta resposta.

    Se já existir algum, de antemão, peço desculpas. Mas juro que não achei

    Tenho uma Defender ano 1995.

    Ela tem 2 controles de temperatura;

    1) o original, o qual eu já sei que se o ponteiro chegar no "vermelho" o motor já foi pro espaço;

    2) e 1 digital que comprei, para não ficar "nas mãos" do original;

    Já fiz o motor dela (na verdade fiz ela toda ), e acho que ela tá dando uma "aquecida.

    O ponteiro original do painel nunca chegou "no vermelho".

    Mas vira e mexe meu medidor de temperatura digital chega nos 95, 100, já tendo chegado a 115 graus!!!!!

    Pior. QUANDO EU LIGO O AR O MOTOR AQUECE MAIS RÁPIDO AINDA!!!!!!

    Meu mecânico tirou a válvula termostática para eu testar o carro, e ele, muito embora demore um pouco mais para aquecer, continua aquecendo muito, ao meu ver.

    Diz ele que é "normal" um carro a diesel trabalhar a 105 graus...

    Assim sendo indago aos sábios e expedientes participantes deste fórum:

    Qual a temperatura ideal para que a minha viatura fique, antes que ela pegue fogo ou eu perca o motor????????

    OBRIGADUUU

    Abs a todos

    Fabiano
    OLha, o meu é um 110 1998 portando o motor igual ao seu (inglês). Ele roda com temperatura entre 80-90 graus.
    Achei as especificações técnicas do 2.8 Power Stroke, e lá diz temperatura de operação de 82 a 102 C.
    Estou tentando achar a temperatura de operação do 2.5 mas não encontrei.
    Abs
    Sergio

  • #3
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    Sérgio, bom dia!

    Agradeço pela sua cooperação.

    Uma dúvida. A temperatura do motor da sua viatura também aumenta quando você liga o ar?

    Abs

    Fabiano

  • #4
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    Citação Postado originalmente por fpcampos Ver Post
    Sérgio, bom dia!

    Agradeço pela sua cooperação.

    Uma dúvida. A temperatura do motor da sua viatura também aumenta quando você liga o ar?

    Abs

    Fabiano
    Fabiano, nunca fiz este teste porém acho que deve acontecer isso pois o próprio sistema de ar condicionado tem um dispositivo que desliga o mesmo caso a temperatura do motor está muito alta.
    Abs
    Sergio

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    22/01/2007
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    A temperatura de funcionamento do TDI é de 86 a 102º. Na minha tenho um termômetro mecânico (mercúrio), mostra com muita precisão a alteração da temperatura, coisa que o original não mostra, já atingi em subidas em dia quente e AC ligado 105 graus.
    Se seu carro estiver com o sistema de arrefecimento em ordem, sem vazamentos, aditivo correto nada acontecerá , a água só vai ferver la pelos 140/150º. O AC tem um sensor que desliga quando a temperatura atingi se não me engano 115º.
    Não deixei seu carro sem a válvula termostática.

    Att.
    LR DEFENDER 90 2002

  • #6
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    Bom dia Fabiano, realmente o instrumento original não acompanha as evoluções da temperatura do motor.

    Isso percebemos quando monitoramos o instrumento paralelo, essas variações são normais com as diferenças de

    carga, longas subidas, reboque etc... mas ninguem se preocupa muito porque o original NÃO MOSTRA!! ele continua

    cool como um bom inglês deve se comportar heheheh

    De qquer forma as vezes é comum chegar até a 115 ou até mais , momentaneamente não ha problema algum nisso,

    seria necessário muito mais que isso pra ferver e ocorrer danos.

    Mesmo assim verifique a valvula termostática e instale um termometro paralelo jáaaa! ...e livre-se dessa paranóia.

    Abração!
    4X4 Brasil

  • #7
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    1) Bello, eu não conhecia este sistema que desliga o ar em caso de temperatura elevada... Vou dar uma estudada nisto;

    2) Eduardo, uma vez eu já cheguei a estes 115º com o ar desligado. Fiquei muito assustado..... Mas era final de ladeira e eu estava com um pouco de "pressa", rsrsrs. A retirada da válvula termostática foi só momentânea para testes. Ela será recolocada logo. Reparei que o carro demora um pouco mais para aquecer, mas , no fim, dá no mesmo...
    A propósito, aonde você comprou este termômetro mecânico (mercúrio)? Parece ser mais preciso que o meu digital.

    3) Meccano, não é paranóia não, rsrsrs. É que eu já li aqui no Fórum que quando o ponteiro do instrumento original chega no "vermelho", o motor já "se foi", entende? Por isto a minha preocupação... Esta, inclusive, foi a razão para eu ter colocado um outro medidor digital...

    4) A todos, vejam o "teste" que fiz ontem aqui no Rio de Janeiro...

    . chegou a 105º e o medidor do painel quase chegou no “vermelho”.
    - ele fica em 70º mais ou menos por uns 20 minutos;
    - depois disso, a 90 km/hr, com ar ligado, ele chegou a 95º;
    - parado no trânsito com ar desligado: 84º;

    Teste na Av. Brasil (obs: local PLANO)

    5 minutos ligado, a 90 km/h, com ar ligado: 79º
    15 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 96º
    18 minutos ligado, a 70 Km/h, com ar ligado: 99º
    20 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 101º
    25 minutos ligado, a 60 Km/h, com ar ligado: 104º
    30 minutos ligado, a 80 Km/h, com ar ligado: 109º

    - SEM AR, andando na cidade, média de 50 km/h: caiu para 91º


    Será que estou mesmo ficando paranóico mesmo ou minha vtr tá com problemas??????

    Agradeço, desde já, a ajuda de todos os irmãos landeiros!!!!
    Abs
    Fabiano

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    22/01/2007
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    Fabiano,

    Comprei da marca Willtec, existe o elétrico e mecânico. Preferi o mecânico porque acho muito mais sensível. A minha chegou uma vez no 115º ou mais, porque desligou o AC e jogou água para fora. A culpa foi da famosa bomba d'água com rotor de plastico, depois deste dia, coloquei bomba com rotor metálico , bujões metálicos, relógio adicional e monitoramento.

    Att.
    LR DEFENDER 90 2002

  • #9
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    Fabiano, aproveitando o gancho, quando está sem a válvula termostática, quantos quilômetros o seu carro roda até estar com o ponteiro do relógio na temperatura "normal" ou seja no meio.
    Digo isso pois tenho em casa um 110 com o 300 Tdi e ele roda uns 3 quilômetros e já está com a temperatura normal.
    Tenho também uma Disco 1 com o motor 2.8 Power Stroke que demora uns 5-6 quilômetros para ficar com a temperatura normal. Será que é muito? Será que pode estar com a válvula termostática meio aberta?
    Abs
    Sergio

  • #10
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Fabiano, aproveitando o gancho, quando está sem a válvula termostática, quantos quilômetros o seu carro roda até estar com o ponteiro do relógio na temperatura "normal" ou seja no meio.
    Digo isso pois tenho em casa um 110 com o 300 Tdi e ele roda uns 3 quilômetros e já está com a temperatura normal.
    Tenho também uma Disco 1 com o motor 2.8 Power Stroke que demora uns 5-6 quilômetros para ficar com a temperatura normal. Será que é muito? Será que pode estar com a válvula termostática meio aberta?
    Abs
    Sergio
    Bello,
    dá uma olhadinha na relação que eu fiz

    Teste na Av. Brasil (obs: local PLANO)

    5 minutos ligado, a 90 km/h, com ar ligado: 79º - aprox 4 km
    15 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 96º aprox 16 km
    18 minutos ligado, a 70 Km/h, com ar ligado: 99º aprox 6km
    20 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 101º aprox 7 km
    25 minutos ligado, a 60 Km/h, com ar ligado: 104º aprox 8 km
    30 minutos ligado, a 80 Km/h, com ar ligado: 109º aprox 5 km

  • #11
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    05/01/2007
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    Citação Postado originalmente por fpcampos Ver Post
    Bello,
    dá uma olhadinha na relação que eu fiz

    Teste na Av. Brasil (obs: local PLANO)

    5 minutos ligado, a 90 km/h, com ar ligado: 79º - aprox 4 km
    15 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 96º aprox 16 km
    18 minutos ligado, a 70 Km/h, com ar ligado: 99º aprox 6km
    20 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 101º aprox 7 km
    25 minutos ligado, a 60 Km/h, com ar ligado: 104º aprox 8 km
    30 minutos ligado, a 80 Km/h, com ar ligado: 109º aprox 5 km
    Obrigado.
    Estava sem a válvula?
    abs
    Sergio

  • #12
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    08/11/2009
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    São Luis/MA
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    Prezados,

    Essas questoes de aquecimento passei e estou passando recentemente justo esta semana com minha LR Defender ano 2005. Comprei a minha aos 120mil km rodados sem um historico das manutencoes (carro de leilao, etc). Entao de inicio fiz praticamente todo o basico: correias, mangueiras, tensores, etc..
    Depois de rodar alguns mil kilometros na minha primeira trilha mais forte apresentou um aquecimento, indo o ponteiro analogico ate o vermelho, num primeiro instante eh algo assustador, mas parei, esperei esfreiar, repus a agua, etc..

    Depois disso, esporadicamente tinha algum aquecimento..mais em viagens longas, entao comecei uma investigacao mais forte: instalei um sensor de temperatura digital que monitorava o acrescimo de temperatura, e conseugui ai sim, "enxergar"a temperatura subindo ...90 95 100 110 antes ate do ponteiro ir ao vermelho...entao comecei a ir pelas exclusoes: realmente tinha um vazamento de agua pelo aquecedor, isolei o mesmo, mas mesmo assim o problema persistiu...segue o cronologico:
    # Vazamento pelo sistema
    - isolei o aquecedor de ar fazendo uma ligacao direta entre as mangueiras de entrada e saida
    - troquei mangueiras de entrada do radiador, que tinha uma mordedura devido contato com a polia
    - troquei vaso de expansao (estava muito ressecado e nao tinha confianca nele)
    # Performance do bomba dagua e sistema
    - troquei a bomba dagua (o rotor esta bom, mas o rolamento ja estava ruim...isso nao afetava a performance todavia)
    - troquei a valvula termostatica (a antiga tava meio travada...achei que tinha resolvido o problema, mas que nada)
    - troquei a colmeia do radiador (tinha muita sujeira interna no sistema obstruindo os duots, colmeia corroida..tambem achei que tinha resolvido o problemas,,,,mas que nada)
    - troquei a embregem viscosa (essa nao tive parametros para dizer se a antiga bom ou ruim...mas mesmo assim troquei)

    Bem, depois de tudo isso, nada de baixar a temperatura e recentemente a temperatura ia pro vermelho de forma intermitente e mais rapido logo que ligava o carro...

    O problema foi descoberto quando abrimos o cabecote de valvulas: Junta estourada dando passagem entre as camaras e pressurizando o sistema de arrefecimento Devido a continuidade dos eventos de aquecimento deu uma arranhada nas camisas e agora vai-se embora pistoes, camisas, plainar as faces, etc....

    Espero ao final da novela ter resolvido de vez o problema de aquecimento....espero...
    _______________________________________
    Land Rover Defender 110 Tdi300 2005
    Pajero TR4 2010

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