Oi Pessoal,

estou com uma Freelander 2 SE à gasolina de 2009 há cerca de 6 meses, e tem sido um carro impecável, já fiz uma viagem do Rio até Salvador, BA sem qualquer incidente.

Neste último feriado, peguei um engarrafamento subindo a serra de Teresópolis. O ponteiro do termostato nem se moveu da temperatura em que sempre fica (no meio do mostrador), mas ao terminar a subida, estacionei o carro junto a um mirante para apreciar a vista. Desliguei o motor e dali a uns 5 minutos, quando fui ligar, nada. O Motor de arranque nem virava. No painel não havia nenhum sinal de aviso.

Cheguei a pensar em chamar um reboque, mas depois de uns 20 minutos com o capô aberto tentando identificar algo de errado, apertei o botão de start/stop novamente e ele pegou normalmente, como sempre fez.

Segui minha viagem e ele funcionou normalmente. Ligando mesmo depois de longos trechos de estrada (desde que não fosse engarrafamento). No meio do .eriado fiz um Off-road leve, subindo uma longa estrada de terra bem íngreme no modo "mud/ruts" do Terrain response. No final da subida parei o carro e o desliguei. Batata, na hora de ligar também não respondeu. Fiquei tranquilo, pois já sabia o que fazer. esperei uns 30 minutos e ele ligou normalmente.

Minha conclusão é que algo (não o Motor, pois o termostato não acusa nada) está super-aquecendo quando o motor trabalha intensamente sem suficiente ventilação (Baixas velocidades).

Alguém já encontrou este problema? Meu carro está com 44000 kilômetros rodados e devo levar para uma revisão na autorizada em breve. Mas se tiver algo que eu possa fazer antes disso, gostaria de saber.

grato,

Flávio