x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 54
  • #1
    Usuário Avatar de paulo.serejo
    Entrada
    16/08/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    55
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0

    ajuda: motor maxxion 300 TDi, problemas sem explicação




    Caros amigos,
    Não sei o que fazer. Postei meus problemas no tópico "bombas injetoras", mas a coisa piorou. Minha Defender é de 2001. Agora tem 245 mil km. Começou a fumaçar lentamente, com uns 220 mil km. Foi piorando. Na revisão anual, troquei todos os filtros. Levei ao bombista. O carro, que originalmente era de SP, estava (eu já sabia) com a bomba um pouco fechada. Feita a revisão, o carro saiu andando muito mais! Mas a fumaça piorou. Há um ano e meio que o carro ficava com gotejamento de óleo. Muito pouco. Algumas gotas. Eu já tinha notado que por duas vezes o óleo havia baixado muito (uma vez chegou a acender a luz). Mas nas duas vezes havia uma explicação: a primeira eu desgraçadamente esqueci de trocá-lo, de modo que rodei 15 mil km sem troca nenhuma (podem xingar à vontade, eu mereço). Mas o motor jamais esquentou. Na segunda, o retentor da correia dentada soltou e escorreu óleo. Voltei à oficina e tudo foi reparado. Ok. Mas a fumaça (até aqui, sempre preta), firme...
    Voltando ao início da história, retornei ao bombista: depois de 15 dias com o carro lá parado, o sujeito me devolve o carro, com o suspiro (aquele que sai da válvula acima do motor e vai ligado à turbina) ligado a uma garrafa de coca-cola espirrando óleo para todo lado! Tapando o suspiro, a fumaça que sai pelo escapamento é branca e espessa como a que sai da chaminé de um trem a vapor. Eu andando na rua e as pessoas fechando os vidros dos carros. Uma vergonha.
    Levei a outro mecânico, que mediu a compressão do motor. Deu 200 alguma coisa (não sei qual a unidade de medida). Parece que o mínimo fica em torno de 400. A explicação pelo que entendi é esta: a compressão do motor é sempre a mesma. Se os ajustes dos anéis, pistões etc. não estão corretos, a pressão passa para onde não deveria ir. Isso explicaria o retentor ter saído do lugar e o fato de o motor estar soprando pelo suspiro, como também a queima de óleo.
    Fui aconselhado a abrir o motor, trocar tudo, camisas, anéis, pistões. Disseram-me que era melhor passá-lo, para aproveitar o trabalho, para o 2.8.
    Minhas perguntas: se estava saindo fumaça preta, como agora está saindo fumaça branca? O bombista pode ter colocado pressão excessiva e danificou o motor? Como o motor pode ter piorado tão repentinamente?
    Acho 240 mil km pouquíssimo, para um carro que quase não pega engarrafamento, não carrega carga como um caminhão e faz poucas trilhas, sempre leves (nunca pus o carro na bagaceira). A falha na troca de óleo, sem aquecimento, não explica um desastre desses, ainda mais que a fumaça preta já estava saindo. O motor parece ser fragilíssimo. O primeiro carro que tive, a long long time ago, foi um chevette, com o qual rodei 500 mil km. Pô, um motor de chevette mais resistente do que um que equipa uma Defender? Sinceramente, estou completamente perdido.
    Abraços,
    Paulo

  • #2
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Bem, tive sempre carros a gasolina e que rodavam bastante, trocava os óleos sempre aos 10 k km e nunca tive problemas de motor.

    Quando comprei meu carro atual, já fui informado que a troca tem que se dar a cada 5 k km, pois o uso em cidade é considerado intenso e isso reduz a eficiência do lubrificante.

    Bem, passei a fazer como o recomendado, aí comecei a perceber, depois de analisar a vareta de óleo, que o óleo tava baixando assustadoramente. Pela primeira vez, saberia o que era enfrentar uma retífica de motores, e dessa vez de um motor diesel, que se não fosse a compra de peças originais fora do Brasil, eu pagaria o dobro!

    Pois bem, na oficina onde costumo levar meu carro, é normal ver carros tendo motores abertos com essa Km que vc infroumou. Não sei qual o motivo... Agora, essa história de motor diesel rodar 1 k km, bem, só se for em carro pequeno na Europa, pra mim, aqui no Brasil, isso é lenda (o máximo que vi foi uma D20 com 566 k km). Já carros a gasolina, já vi alguns com mais de 600 k km e sem sinal que iriam precisar de retífica.

    Pra mim, tem turbina, vai rodar menos (volto a dizer, com exceção de carros de passeio). Nunca vi carro diesel (de grande porte) turbinado com altíssima km. Já me acostumei com isso e se meu carro rodar comigo uns 300 k km antes de precisar fazer retífica estarei satisfeito!

    Outra coisa, vc é o primeiro dono? Meu carro foi vendido pra mim com "160 k km). Mas o hodômetro passou dos 200 k km e não acendeu a luz da troca da correia dentada, logo, a km foi alterada. O que não acho ruim, sinal que o carro rodou bem mais de 200 k km sem precisar fazer o motor!
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por paulo.serejo Ver Post
    Caros amigos,
    Não sei o que fazer. Postei meus problemas no tópico "bombas injetoras", mas a coisa piorou. Minha Defender é de 2001. Agora tem 245 mil km. Começou a fumaçar lentamente, com uns 220 mil km. Foi piorando. Na revisão anual, troquei todos os filtros. Levei ao bombista. O carro, que originalmente era de SP, estava (eu já sabia) com a bomba um pouco fechada. Feita a revisão, o carro saiu andando muito mais! Mas a fumaça piorou. Há um ano e meio que o carro ficava com gotejamento de óleo. Muito pouco. Algumas gotas. Eu já tinha notado que por duas vezes o óleo havia baixado muito (uma vez chegou a acender a luz). Mas nas duas vezes havia uma explicação: a primeira eu desgraçadamente esqueci de trocá-lo, de modo que rodei 15 mil km sem troca nenhuma (podem xingar à vontade, eu mereço). Mas o motor jamais esquentou. Na segunda, o retentor da correia dentada soltou e escorreu óleo. Voltei à oficina e tudo foi reparado. Ok. Mas a fumaça (até aqui, sempre preta), firme...
    Voltando ao início da história, retornei ao bombista: depois de 15 dias com o carro lá parado, o sujeito me devolve o carro, com o suspiro (aquele que sai da válvula acima do motor e vai ligado à turbina) ligado a uma garrafa de coca-cola espirrando óleo para todo lado! Tapando o suspiro, a fumaça que sai pelo escapamento é branca e espessa como a que sai da chaminé de um trem a vapor. Eu andando na rua e as pessoas fechando os vidros dos carros. Uma vergonha.
    Levei a outro mecânico, que mediu a compressão do motor. Deu 200 alguma coisa (não sei qual a unidade de medida). Parece que o mínimo fica em torno de 400. A explicação pelo que entendi é esta: a compressão do motor é sempre a mesma. Se os ajustes dos anéis, pistões etc. não estão corretos, a pressão passa para onde não deveria ir. Isso explicaria o retentor ter saído do lugar e o fato de o motor estar soprando pelo suspiro, como também a queima de óleo.
    Fui aconselhado a abrir o motor, trocar tudo, camisas, anéis, pistões. Disseram-me que era melhor passá-lo, para aproveitar o trabalho, para o 2.8.
    Minhas perguntas: se estava saindo fumaça preta, como agora está saindo fumaça branca? O bombista pode ter colocado pressão excessiva e danificou o motor? Como o motor pode ter piorado tão repentinamente?
    Acho 240 mil km pouquíssimo, para um carro que quase não pega engarrafamento, não carrega carga como um caminhão e faz poucas trilhas, sempre leves (nunca pus o carro na bagaceira). A falha na troca de óleo, sem aquecimento, não explica um desastre desses, ainda mais que a fumaça preta já estava saindo. O motor parece ser fragilíssimo. O primeiro carro que tive, a long long time ago, foi um chevette, com o qual rodei 500 mil km. Pô, um motor de chevette mais resistente do que um que equipa uma Defender? Sinceramente, estou completamente perdido.
    Abraços,
    Paulo
    Amigo, a medição da pressão de compressão normalmente é feita em psi (libras por polegada quadrada, igual ar nos pneus). Se a pressão obtida é metade da de projeto, a vedação de seu motor já foi pro espaço, razão da injeção de mistura no bloco e sopro no suspiro. Trilha não funde motor de carro, o que causa esse tipo de problema é exatamente o tipo de uso que você narrou: uso urbano (longos períodos em marcha lenta = lubrificação deficiente), uso rodoviário com giros altos e constantes e, principalmente, negligência na troca de óleo. Ademais, apesar de ser idolatrado por muitos, esse motor ficou conhecido pela baixa durabilidade, tanto que a Ford trocou de fornecedor em 2001, deixando a maxxion e indo para a International, de tanto problemas que teve com a então recém-lançada Ranger diesel. Abraços.

  • #4
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
    Entrada
    08/10/2009
    Local
    São Paulo / Monte Verde, MG/SP
    Idade
    42
    Posts
    490
    Agradecimentos: 2
    Pow Renato, não faz isso não.... Se falar mal do 300TDI tem gente aqui no fórum que vai solicitar pro moderador te banir!

    Brincadeiras à parte, motor, independe de ser à álcool, gnv, gasolina, diesel requer manutenção em dia. Pisou na bola na manutenção... sentiu no bolso.

    Tive uma Ranger V6 movida a GNV e Gasolina, todo mundo criticava o uso de GNV naquele motor. Acreditem rodei mais de 150.000KM sem nenhum problema, mas seguia todas as recomendações de manutenção preventiva bem como utilizar também o combustível original do motor (gasolina).

    Já nos motores diesel, na Defender (300TDI) tenho poucos KM's pra comentar, mas a família trabalha com micro-ônibus de uso urbano e tivemos um eletrônico MWM que durou mais de 400.000KM sem retífica de motor (tivemos 2 trocas de turbina) ou bicos.

    Já os anteriores (que tinham bomba injetora) não passavam de 280.000KM.

    Citação Postado originalmente por Renato Franco Ver Post
    Amigo, a medição da pressão de compressão normalmente é feita em psi (libras por polegada quadrada, igual ar nos pneus). Se a pressão obtida é metade da de projeto, a vedação de seu motor já foi pro espaço, razão da injeção de mistura no bloco e sopro no suspiro. Trilha não funde motor de carro, o que causa esse tipo de problema é exatamente o tipo de uso que você narrou: uso urbano (longos períodos em marcha lenta = lubrificação deficiente), uso rodoviário com giros altos e constantes e, principalmente, negligência na troca de óleo. Ademais, apesar de ser idolatrado por muitos, esse motor ficou conhecido pela baixa durabilidade, tanto que a Ford trocou de fornecedor em 2001, deixando a maxxion e indo para a International, de tanto problemas que teve com a então recém-lançada Ranger diesel. Abraços.
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI / Atego 1725 4X4 Integral (com bloqueio até de pensamento)
    http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!

  • #5
    Usuário Avatar de paulo.serejo
    Entrada
    16/08/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    55
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas respostas. Mas minha mancada na troca de óleo foi há três meses. O que eu não entendo é como estourou tudo na revisão da bomba injetora. O problema se agravou repentinamente. Agora preciso comprar um kit retifica? Alguma dica de onde comprar ou não comprar de jeito nenhum?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por roberto.cardoso@ig.com.br Ver Post
    Pow Renato, não faz isso não.... Se falar mal do 300TDI tem gente aqui no fórum que vai solicitar pro moderador te banir!

    Brincadeiras à parte, motor, independe de ser à álcool, gnv, gasolina, diesel requer manutenção em dia. Pisou na bola na manutenção... sentiu no bolso.

    Tive uma Ranger V6 movida a GNV e Gasolina, todo mundo criticava o uso de GNV naquele motor. Acreditem rodei mais de 150.000KM sem nenhum problema, mas seguia todas as recomendações de manutenção preventiva bem como utilizar também o combustível original do motor (gasolina).

    Já nos motores diesel, na Defender (300TDI) tenho poucos KM's pra comentar, mas a família trabalha com micro-ônibus de uso urbano e tivemos um eletrônico MWM que durou mais de 400.000KM sem retífica de motor (tivemos 2 trocas de turbina) ou bicos.

    Já os anteriores (que tinham bomba injetora) não passavam de 280.000KM.
    Olá amigos,

    Não estou falando mal ou bem, estou narrando fatos. Tive duas rangers V6, uma delas vendi com 170 kkm para um amigo, que quando vendeu já estava com mais de 260 kkm, sem qualquer problema de motor. Quando saiu a diesel, corri para conhecer o carro- total decepção - frouxa, barulhenta, vibrava muito, não quis nem saber, continuei com a V6. Logo começaram os problemas de motor fundindo com menos de 50.000 km. Ao que me lembro, em menos de dois anos a Ford mudou o motor, e entraram os Power Stroke da International, com TGV. Com estes me encantei, comprei uma O km em 2002 que vendi com mais de 170 kkm, não baixava uma gota de óleo entre as revisões, não melava escape, um tremendo torque, fazia mais de 11 km/l, um espetáculo de motor, embora ainda um pouco ruidoso perto dos atuais eletrônicos (especialmente do meu querido PSA V6 - risos). As Rangers com motor Maxion são o maior mico de mercado até hoje.

    Quanto à sugestão de onde comprar o kit retífica, não sei te aconselhar amigo, mas posso te indicar um mecânico em SP que manja muito de Defenders - o Ronald, é só dar uma busca aqui no fórum com este nome que vai aparecer o telefone dele. Se não conseguir, devo ter anotado em algum lugar. Ele poderá te dar as informações necessárias, é um cara muito sério. Recomendo, sempre levo minha Disco lá, mas o lance dele é mesmo as Defs.

    Abraços.

  • #7
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Renato Franco Ver Post
    Ademais, apesar de ser idolatrado por muitos, esse motor ficou conhecido pela baixa durabilidade, tanto que a Ford trocou de fornecedor em 2001, deixando a maxxion e indo para a International, de tanto problemas que teve com a então recém-lançada Ranger diesel. Abraços.


    Não é verdade, o motor 2.8 é o denominado por você "baixa durabilidade" com um virabrequim que dá maior curso ao pistão, uma turbina TGV e mais algumas outras pequenas mudanças. Por sua vez o motor Maxion 2.5 é o motor Land Rover 300 Tdi com outras mudanças introduzidas pela Maxion.
    Para informação leia em:

    Veículos 4x4 Off Road a venda - Carfix 4x4 Off Road BH Minas Gerais

    Internacional Engines compra Maxion - Revista - Webmotors

    Revista Carga Pesada - International compra a MWM

    Revista AutoData - Reportagens - MWM International vira o jogo
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #8
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Renato Franco Ver Post
    Olá amigos,

    Não estou falando mal ou bem, estou narrando fatos. Tive duas rangers V6, uma delas vendi com 170 kkm para um amigo, que quando vendeu já estava com mais de 260 kkm, sem qualquer problema de motor. Quando saiu a diesel, corri para conhecer o carro- total decepção - frouxa, barulhenta, vibrava muito, não quis nem saber, continuei com a V6. Logo começaram os problemas de motor fundindo com menos de 50.000 km. Ao que me lembro, em menos de dois anos a Ford mudou o motor, e entraram os Power Stroke da International, com TGV. Com estes me encantei, comprei uma O km em 2002 que vendi com mais de 170 kkm, não baixava uma gota de óleo entre as revisões, não melava escape, um tremendo torque, fazia mais de 11 km/l, um espetáculo de motor, embora ainda um pouco ruidoso perto dos atuais eletrônicos (especialmente do meu querido PSA V6 - risos). As Rangers com motor Maxion são o maior mico de mercado até hoje.

    Quanto à sugestão de onde comprar o kit retífica, não sei te aconselhar amigo, mas posso te indicar um mecânico em SP que manja muito de Defenders - o Ronald, é só dar uma busca aqui no fórum com este nome que vai aparecer o telefone dele. Se não conseguir, devo ter anotado em algum lugar. Ele poderá te dar as informações necessárias, é um cara muito sério. Recomendo, sempre levo minha Disco lá, mas o lance dele é mesmo as Defs.

    Abraços.

    Você se encantou pela potência e torque do International Power Stroque 2.8, como pode ver no post anterior o projeto e o mesmo do mal falado 2.5. O problema não foi o motor e sem o projeto de essas camionetas, o motor requerido para este fim era um de maior torque e potência.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #9
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Renato

    A plaqueta do motor da minha Land diz:

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #10
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Renato A plaqueta do motor da minha Land diz:
    Wherever. Um funcionou, outro não. Não sei que "providências técnicas" eles tomaram para resolver o problema, mas o fato é que os Power Stroke, ainda que como evolução dos 300 Tdi, resolveram o problema da Ranger diesel. Curiosamente, a Ranger pesa 300 Kg MENOS que a Defender, e não tem 4x4 full-time. Talvez as Defs equipadas com motores posteriores à incorporação da Maxion pela International já tenham se beneficiado destes ajustes, como a sua. Abraços.

  • #11
    E como diria o poeta , e agora José!!!!
    Defender 90 - Branca de Neve
    Ex. Defender 110 - Moana

  • #12
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luciano Valois Ver Post
    E como diria o poeta , e agora José!!!!
    Vide resposta imediatamente anterior, por favor. Se os problemas foram corrigidos pela International quando adquiriu a Maxion e repotenciou o motor, com novas bielas, nova turbina, enfim, uma evolução, como afirmou o colega, isso não infirma as assertivas anteriores, de que a versão original era problemática em relação à potência, nível de ruído e durabilidade. Vá no fórum das Rangers e dê uma olhada. Detalhe importante, eu ANDEI na primeira versão e TIVE, por quatro anos, a segunda versão da Ranger diesel, e posso te garantir que são carros MUITO diferentes...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. motor maxxion 2,5
      Por scheffer no fórum Ford
      Respostas: 18
      Última resposta: 08/01/2015, 13:54
    2. Ajuda,problemas com motor sw4 98
      Por luis guerra no fórum Toyota
      Respostas: 14
      Última resposta: 21/06/2010, 23:34
    3. Motor maxxion 2.4 td ic
      Por LATTANZI no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 24
      Última resposta: 28/04/2010, 07:48
    4. Motor Maxxion no CJ 61
      Por Ricardo Piovan no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 02/01/2010, 23:39
    5. JPX com motor Maxxion 2.5
      Por cristian_cunha no fórum JPX
      Respostas: 7
      Última resposta: 01/03/2005, 01:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade