
Postado originalmente por
CGAUER
André,
não tem como ver o estado da junta ou cabeçote em sí, mas caso algo tenha sido consertado é relativamente fácil descobrir olhando com atenção os entornos do cabeçote, se todos os pequenos parafusos dos acessórios estão lá e o estado das suas cabeças (marcas de chave) bem como o estado da tubulação original do retorno dos injetores e marcas de chave nos próprios.
Também é comum achar marcas de pancada com cimento durante o manuseio do cabeçote.
Praticamente não existe mecânico que preste atenção nos detalhes.
Outro ponto que denuncia um motor que foi refeito, é a espessura da junta do cabeçote. Por falta de instrumentos para medir a protusão dos pistões os mecânicos colocam sempre a mais grossa, identificada por 3 furos na parte exposta para fora do motor, bem ao lado do filtro de ar (no Defender). Sim, pode acontecer de um carro vir originalmente com uma junta de 3 furos, mas é raro. Geralmente vem com 1 ou 2 furos.
Por sorte o 300tdi é um motor extremamente simples, mais simples que um motor de Fusca, é sério! Não só isso, um bloco parcial novo de um 300tdi (bloco, virabrequim, pistões, bielas, etc) comprado diretamente de um distribuidor custava em 2010 R$ 4500 e o cabeçote R$1800. Na época pesquisei para ter um jogo de reserva para o futuro, mas acabei comprando um PowerStroke 2.8 TGV completo, com, TGV, alternador, arranque e sistema de injeção novo no pallet por R$ 18k...
Em resumo, preços proporcionais ao Fusca. rsrs
A única coisa que não se conserta facilmente no LR é o chassi e a carroceria. O resto é fácil encontrar.
Abs
Clemente
PS: não trabalho com fotografia mas me arrisco...
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