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  • #1

    Temperatura no vermelho 2x e agora? A junta aguenta?




    Na 1a fervida foi culpa da bomba d`agua. Troquei no Fraga, bomba e algumas mangueiras. colocou o selo de controle de temperatura no bloco (cabeçote). Tudo bem, não passou de 102°C Na última foi a mangueira superior do radiador. Vasou a água. tome ponteiro no vermelho. Em ambas as vezes vi subindo, desliguei o motor, mais mesmo assim foi até o vermelho. Como sobe rápido esse ponteiro!
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.
    Dei partida com o motor frio, pegou normal. (Não fiquei olhando muito, fiquei com medo de piorar tudo, foi só para tirar do guincho e por na garagem)
    Pergunta:
    Mesmo sem sintomas de junta queimada, ela pode estar danificada a ponto de valer a pena substituí-la?
    Land 90tinha 2002 motor 2.5tdi

    Como foi dito em outro tópico.

    E AGORA JOSÉ?
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Agora? Reze para não ter acontecido nada!

    Infelizmente é a única coisa que resta fazer. Não vale a pena abrir para ver, se deu problema os sintomas aparecerão na estrada em velocidade alta.

    Instale o quanto antes um sensor de nível d'água e assim evite futuros aborrecimentos.

    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por Alexandre ST Ver Post
    Na 1a fervida foi culpa da bomba d`agua. Troquei no Fraga, bomba e algumas mangueiras. colocou o selo de controle de temperatura no bloco (cabeçote). Tudo bem, não passou de 102°C Na última foi a mangueira superior do radiador. Vasou a água. tome ponteiro no vermelho. Em ambas as vezes vi subindo, desliguei o motor, mais mesmo assim foi até o vermelho. Como sobe rápido esse ponteiro!
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.
    Dei partida com o motor frio, pegou normal. (Não fiquei olhando muito, fiquei com medo de piorar tudo, foi só para tirar do guincho e por na garagem)
    Pergunta:
    Mesmo sem sintomas de junta queimada, ela pode estar danificada a ponto de valer a pena substituí-la?
    Land 90tinha 2002 motor 2.5tdi

    Como foi dito em outro tópico.

    E AGORA JOSÉ?
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    Usuário Avatar de André Sheffer
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    CGAUER,... acompanho o fórum, e vejo que vc e o Meccanno são bons entendidos de defender.... Eu estou negociando minha 90, e como estou em viagem... Deixei para fechar o negócio na minha volta, que é semana que vem.... Pergunto: tem algum sinal e ou o que posso verificar para ver se ela já ferveu ? ... E ou se a junta esta comprometida? Obrigado... Abraço.

    André.S

  • #4
    Usuário Avatar de CGAUER
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    André,

    não tem como ver o estado da junta ou cabeçote em sí, mas caso algo tenha sido consertado é relativamente fácil descobrir olhando com atenção os entornos do cabeçote, se todos os pequenos parafusos dos acessórios estão lá e o estado das suas cabeças (marcas de chave) bem como o estado da tubulação original do retorno dos injetores e marcas de chave nos próprios.

    Também é comum achar marcas de pancada com cimento durante o manuseio do cabeçote.

    Praticamente não existe mecânico que preste atenção nos detalhes.

    Outro ponto que denuncia um motor que foi refeito, é a espessura da junta do cabeçote. Por falta de instrumentos para medir a protusão dos pistões os mecânicos colocam sempre a mais grossa, identificada por 3 furos na parte exposta para fora do motor, bem ao lado do filtro de ar (no Defender). Sim, pode acontecer de um carro vir originalmente com uma junta de 3 furos, mas é raro. Geralmente vem com 1 ou 2 furos.

    Por sorte o 300tdi é um motor extremamente simples, mais simples que um motor de Fusca, é sério! Não só isso, um bloco parcial novo de um 300tdi (bloco, virabrequim, pistões, bielas, etc) comprado diretamente de um distribuidor custava em 2010 R$ 4500 e o cabeçote R$1800. Na época pesquisei para ter um jogo de reserva para o futuro, mas acabei comprando um PowerStroke 2.8 TGV completo, com, TGV, alternador, arranque e sistema de injeção novo no pallet por R$ 18k...


    Em resumo, preços proporcionais ao Fusca. rsrs

    A única coisa que não se conserta facilmente no LR é o chassi e a carroceria. O resto é fácil encontrar.

    Abs

    Clemente

    PS: não trabalho com fotografia mas me arrisco... Álbuns de fotos de CGauer no Flickr


    Citação Postado originalmente por André Sheffer Ver Post
    CGAUER,... acompanho o fórum, e vejo que vc e o Meccanno são bons entendidos de defender.... Eu estou negociando minha 90, e como estou em viagem... Deixei para fechar o negócio na minha volta, que é semana que vem.... Pergunto: tem algum sinal e ou o que posso verificar para ver se ela já ferveu ? ... E ou se a junta esta comprometida? Obrigado... Abraço.

    André.S
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #5
    Usuário Avatar de André Sheffer
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    Clemente, (Gauer)

    obrigado pelo retorno..., como comentei estou esperando ansiosamente a semana que vem, quando retorno para finalizar a compra da minha 90tinha... Cada dia que passa fico procurando defenders pela rua afim de satisfazer minha ansiedade... Porém parece que só piora... Heheheh,... Mas é assim mesmo,... É um sonho antigo e que agora está prestes a se concretizar.... No fundo eu buscava uma 110, mas apareceu uma 90 único dono, e muito bem cuidada... E acabou me cativando. É aquela história de que o carro escolhe o dono...

    entrando no assunto da junta, eu confesso que entendo um pouco de mecanica, mas sempre pergunto e tento me interar, afim de aprender um pouco mais... Já olhei os parafusos, e sim, todas as mangueiras e mesmo o chassis, e tudo que pode indicar que ela sofreu... Porém ela está acima da média sendo que o atual dono é muito cuidadoso com ela...para ter uma ideia a bateria ainda é original, (2001) e o acendedor de cigarros, nunca foi usado... Hehehe

    enfim,... Volto da patagonia na terça-feira e na chegada no aeroporto já vou ligar para marcar o dia que irei buscá-la...

    Assim q tiver com ela, posto algumas fotos... E vou tirando minhas dúvidas com vcs... Pois sei que terei trabalho a fazer,.? E nada melhor do que contar com vcs. E a experiência que tem...

    Fico feliz que as peças hj, estão mais fáceis de encontrar e mesmo os valores acessíveis... Bem como sendo o motor tão simples quanto o do fusca... Boa notícia. Pois minha maior preocupação era justamente o valor e a dificuldade em encontrar peças básicas e essenciais....


    Obrigado, abraco e vamos falando...


    ps. Já olhei algumas fotos... E acho que logo logo já pode viver da fotografia... Hehehe... Abs

    Sheffer.






    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    André,

    não tem como ver o estado da junta ou cabeçote em sí, mas caso algo tenha sido consertado é relativamente fácil descobrir olhando com atenção os entornos do cabeçote, se todos os pequenos parafusos dos acessórios estão lá e o estado das suas cabeças (marcas de chave) bem como o estado da tubulação original do retorno dos injetores e marcas de chave nos próprios.

    Também é comum achar marcas de pancada com cimento durante o manuseio do cabeçote.

    Praticamente não existe mecânico que preste atenção nos detalhes.

    Outro ponto que denuncia um motor que foi refeito, é a espessura da junta do cabeçote. Por falta de instrumentos para medir a protusão dos pistões os mecânicos colocam sempre a mais grossa, identificada por 3 furos na parte exposta para fora do motor, bem ao lado do filtro de ar (no Defender). Sim, pode acontecer de um carro vir originalmente com uma junta de 3 furos, mas é raro. Geralmente vem com 1 ou 2 furos.

    Por sorte o 300tdi é um motor extremamente simples, mais simples que um motor de Fusca, é sério! Não só isso, um bloco parcial novo de um 300tdi (bloco, virabrequim, pistões, bielas, etc) comprado diretamente de um distribuidor custava em 2010 R$ 4500 e o cabeçote R$1800. Na época pesquisei para ter um jogo de reserva para o futuro, mas acabei comprando um PowerStroke 2.8 TGV completo, com, TGV, alternador, arranque e sistema de injeção novo no pallet por R$ 18k...


    Em resumo, preços proporcionais ao Fusca. rsrs

    A única coisa que não se conserta facilmente no LR é o chassi e a carroceria. O resto é fácil encontrar.

    Abs

    Clemente

    PS: não trabalho com fotografia mas me arrisco... Álbuns de fotos de CGauer no Flickr

  • #6
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    10/07/2012
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    Pessoal sabemos que monitorar a temperatura e o nível da água é fundamental em nossos 300tdi. Por isso, além do sensor de nível pretendo instalar um marcador de temperatura auxiliar com escalas de 40 a 120 graus (analógico ou até mesmo digital).

    Perguntas:
    Alguém tem alguma sugestão de sensor/relógio para o 300tdi?

    O sensor de temperatura localizado no conjunto da válvula termostática é o melhor local para aferir essa temperatura? (pergunto isso pois já vi sensores instalados na própria mangueira de água).

    Desde já agradeço a todos.

    Abs,

    Felipe
    Defender 110 2002 - segundo e único dono!

  • #7
    Oi felipe! Dá uma procurada que tem um Post sobre isso dando muitas dicas, inclusive com links de fornecedores de peças. JÁ li tudo mais fzr que é bom nada. Deu no que deu! Abç

  • #8
    OK Clemente Obrigado!
    Vou montar tudo e torcer.
    O sensor já estava instalado. mas é o curto, aí ficava apitando com o nível normal de água. Resolvi desligar até encontrar o longo.
    Deu no que deu!

  • #9
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    Agradecimento: 1
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.


    Olá Alexandre, que selo é este? Nunca ouvi falar.
    Abs
    Sergio

  • #10
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.


    Olá Alexandre, que selo é este? Nunca ouvi falar.
    Abs
    Sergio
    SELO TERMÔMETRO
    4X4 Brasil

  • #11
    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.


    Olá Alexandre, que selo é este? Nunca ouvi falar.
    Abs
    Sergio

    Esse selo marca a temperatura que o Cabeçote atinge. Cada quadrado branco corresponde a uma temperatura que aumenta para direita. Quando atinge a temperatura respectiva do quadrado branco ele fica preto ¨queima¨. essa foto foi antes do aquecimento. Agora ta tudo preto.
    Olha aí a foto.
    Temperatura no vermelho 2x e agora? A junta aguenta?-20130811_163050.jpg
    4X4 Brasil

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Alexandre ST Ver Post
    Esse selo marca a temperatura que o Cabeçote atinge. Cada quadrado branco corresponde a uma temperatura que aumenta para direita. Quando atinge a temperatura respectiva do quadrado branco ele fica preto ¨queima¨. essa foto foi antes do aquecimento. Agora ta tudo preto.
    Olha aí a foto.
    Temperatura no vermelho 2x e agora? A junta aguenta?-20130811_163050.jpg
    Legal. Onde se compra isso?
    Abs
    Sergio

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