x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49
  • #1
    Usuário Avatar de Vinicimaes
    Entrada
    01/10/2007
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    367
    Agradecimentos: 0

    Defender. Puma. Perdeu. Tração.




    Pessoal. Dia 6/12/13 saímos em três Defenders PUMA e uma Toyota SW4 rumo ao Chile através da Expedição Mão do Deserto. Este monumento fica localizado a 75 km ao sul de Antofagasta. Ocorre que me preparei e preparei a viatura, no caso a Bianca (defender 110 Puma ano 2010) e depois de percorridos apenas 320 km do primeiro dia de viagem, surgiu um barulho na transmissão quando desacelerava e acelerava novamente. Diria que um barulho um pouco além do normal, haja visto que a Bianca sempre teve, desde a primeira vez que dirigi ela, quando ela ainda estava com o Eder Bonesi, um tranquinho adicional. Detectado o barulho, percorri mais uns 15 km até que ela perdeu tração totalmente e um ruído semelhante a algo não adequadamente engrenado surgiu. Não teve nenhum barulho de quebra, apenas perdeu tração. Instalamos o cambão e puxamos ela até a cidade mais próxima, no caso a cidade de Pato Branco. Lá acionei o seguro e trouxe a Bianca de volta para Curitiba de plataforma. Parte dos acessórios de viagem e toda a bagagem deixei no hotel em pato branco e parte dos acessórios passei em Curitiba para a Verdinia (defender 110 puma ano 2011). No dia seguinte me desloquei até pato branco onde reencontrei o grupo e retomamos a viagem. Concluída a viagem, depois do merecido descanso, chegou a hora de avaliar o acontecido com a Bianca. Feitos alguns testes com o carro apoiado em cavaletes, conclui que o problema estava entre a saída da caixa de trocas e a entrada da caixa de transferencia, pois as trocas de marcha ocorriam normalmente e os cardans respondiam adequadamente a utilização do bloqueio e reduzida. Muita consulta ao acervo de manuais do iTunes e com a ajuda do Clemente Gauer, resolvi seguir para meu DIY e saquei a caixa de transferencia na minha oficininha no fundo do quintal. Ao retirar a caixa de transferencia, BINGO, minhas suspeitas e a aposta do Clemente se confirmaram. Ocorreu o seguinte, para acoplar a caixa de marchas MT82 da Ford Transit na caixa de transferencia LT230 da LANDROVER os engenheiros optaram por um eixo de extensão. Este eixo tem uma extremidade estriada que acopla numa luva na caixa da transit e na outra extremidade um estriado que acopla na caixa de transferencia. Provavelmente por falha de montagem e falta de lubrificação, as estrias junto a caixa da transit se desgastaram e perderam a capacidade de tração. Estas pecas (luva - LR030054 e eixo - TUD500024) eu encontrei na britcar por 139 libras e estão vindo pro brasil. Nas fotos a seguir vocês verificarão que houve desgaste apenas da metade da extensão das estrias denotando que a peça não estava completamente inserida na luva. Outra evidência foi que quando saquei a caixa de transferencia este eixo de extensão saiu junto, sendo que ele deveria ter ficado preso na luva da caixa de trocas pelo anel elástico existente. Resumindo, o reparo não será complicado e fica a dica para todos que tem defender PUMA. Se você observa um tranquinho anormal nas trocas de marcha e se observa um ruído semelhante ao de um chocalho quando força o conjunto em trilhas, na primeira oportunidade que tiver verifique a condição deste eixo de extensão. Com a ajuda do Clemente vimos várias postagens no forum Defender2 relatando situação bem semelhante. Fico a disposição para eventuais ajudas e esclarecimentos. Junto com o Clemente estou proejando e implementando uma melhoria para evitar futuros problemas desta natureza. Assim que tiver maiores detalhes público aqui.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -image.jpg  
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • #2
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    Ainda bem que foi aqui....mais ou menos perto!!!
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #3
    Usuário Avatar de Eder Bonesi
    Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    60
    Posts
    591
    Agradecimento: 1
    Amigo e irmão Vini. Acompanhei o seu relato desde o momento do problema. Como disse o Ique, ainda bem que estava em terras Brasilis. Mas sempre há o transtorno.
    Vou aguardar as cenas dos próximos capítulos...Mas vc chegou a fala sobre este tema com o Prof Erasmo? Ele teve algum outro caso ou foi muito localizado na Bianca?
    Como vc sabe, quarta aportaremos em CWB e vou pedir pra vc dar uma andada na Olívia e ouvir se há algo de diferente.
    Iremos seguir viagem com o Troller. Pinheira...onde tudo começou.
    Por hora, muito obrigado pelo relato e parabéns pela riqueza dos detalhes.
    Forte abraço.
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

  • #4
    Amigo, tive a mesma situaçao com a minha puma se nao me enfano com uns 60k km. Eu fui arrancar em sinaleiro, e deu uns trancos, como se escapasse a reduzida, até que parou. Baixei a caixa e era exatamente este eixo. Conprei o novo na britcar e ficou ok. Bimos que o conujnto trabalha a seco, e o mecanico acha que teria q trabalhar banhado no oleo ou graxa. Na hora da montagem colocamos bastante graca ali e está ok.

    Um barulho que tenho reparado, é em 5a. Ou 6a. marcha se deixar o pé a meio acelerador em descida, fica um barulho tipo roçando. Se apertar um
    Pouco some e se soltar o pé tb some. Vc ja percebeu isso?

    Abraço

    Rodrigo
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
    Defender 110 2000 - Capitão Nascimento
    Defender 130 1987 - Irmã Doroty - under construction

  • #5
    Usuário Avatar de Vinicimaes
    Entrada
    01/10/2007
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    367
    Agradecimentos: 0
    Grande Eder. Fui na Euro e conversei com o Helmut e com o Kleber, pois o Erasmo está de férias. O relato dele foi de que já houveram outros casos com PUMAS que foi resolvido com a troca do conjunto eixo/luva. Confesso que não fiquei satisfeito com o posicionamento deles e que estou com o projeto de melhoria já idealizado, aguardando apenas chegas as peças novas para implementar na Bianca, e daí sim, nunca mais ter problema com este tipo de situação. Para você ter uma ideia, este conjunto luva/eixo não é lubrificado, trabalha a seco mesmo e é travado por uma capa plástica e cinta hellermann. Pode isto?

    Citação Postado originalmente por Eder Bonesi Ver Post
    Amigo e irmão Vini. Acompanhei o seu relato desde o momento do problema. Como disse o Ique, ainda bem que estava em terras Brasilis. Mas sempre há o transtorno.
    Vou aguardar as cenas dos próximos capítulos...Mas vc chegou a fala sobre este tema com o Prof Erasmo? Ele teve algum outro caso ou foi muito localizado na Bianca?
    Como vc sabe, quarta aportaremos em CWB e vou pedir pra vc dar uma andada na Olívia e ouvir se há algo de diferente.
    Iremos seguir viagem com o Troller. Pinheira...onde tudo começou.
    Por hora, muito obrigado pelo relato e parabéns pela riqueza dos detalhes.
    Forte abraço.
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • #6
    Usuário Avatar de Vinicimaes
    Entrada
    01/10/2007
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    367
    Agradecimentos: 0
    Rodrigo, com quantos KMs está sua PUMA atualmente? Eu não percebo este barulho na Bianca e nem na Verdínia. Vou procurar reparar com mais atenção e daí te digo algo.

    Gostaria de reforçar a dica aqui, se alguém for mexer com a empreagem de uma PUMA, não perca a oprtunidade de verificar o estado deste acoplamento luva/eixo. Assim que implementar a melhoria na Bianca postarei aqui fotos sobre o que foi realizado para que seja de amplo conhecimento.

    Citação Postado originalmente por rodrigoboscardin Ver Post
    Amigo, tive a mesma situaçao com a minha puma se nao me enfano com uns 60k km. Eu fui arrancar em sinaleiro, e deu uns trancos, como se escapasse a reduzida, até que parou. Baixei a caixa e era exatamente este eixo. Conprei o novo na britcar e ficou ok. Bimos que o conujnto trabalha a seco, e o mecanico acha que teria q trabalhar banhado no oleo ou graxa. Na hora da montagem colocamos bastante graca ali e está ok.

    Um barulho que tenho reparado, é em 5a. Ou 6a. marcha se deixar o pé a meio acelerador em descida, fica um barulho tipo roçando. Se apertar um
    Pouco some e se soltar o pé tb some. Vc ja percebeu isso?

    Abraço

    Rodrigo
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • #7
    Vinicius, minha Land está com +- 97 mil km. Pela quilometragem já está pra quebrar novamente... ou é esse eixo ou é diferencial que dá essa roncada...

    Eu ia te perguntar justamente isso: se vc teria uma ideia de melhoria neste eixo.... quando fizer a melhoria avisa que também quero deixar esse eixo mais confiável.

    Abraço
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
    Defender 110 2000 - Capitão Nascimento
    Defender 130 1987 - Irmã Doroty - under construction

  • #8
    Vinicius, comecei a acompanhar sua viagem, mas depois sai de viagem e não li mais, cheguei hoje e graças a Deus foi tudo tranquilo a não ser por um fusível de 500A que queimou (nunca imaginei que o puma tinha um fusível tão forte assim). Comecei a matar a saudades do pessoal do fórum rsrsrs, vi seu relato e já me preocupei, ainda mais que o Rodrigo teve o mesmo problema.

    Pelo que vc pesquisou, será que tem como se precaver deste problema? Abraço e parabéns pela jornada.
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

  • #9
    Usuário Avatar de Vinicimaes
    Entrada
    01/10/2007
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    367
    Agradecimentos: 0
    Ocimar. O negocio é ficar atento aos indícios/sintomas. Se seu carro não apresenta trancos nas trocas de marcha e não tem aquele barulho semelhante ao de um chocalho quando força em trilhas em marcha reduzida, não velo motivo para se preocupar. Recomendaria apenas para ficar atento e se for mexer com embreagem por exemplo, não custa dar uma olhada neste conjunto luva/eixo. Agora, se seu carro apresenta algo parecido, pode ir importando o conjunto luva/eixo pois já já você vai ficar na estrada. As pecas custam 139 libras na britcar. Os códigos dela estão no post e as melhorias postarei assim que implementa-las nas pecas novas.

    Citação Postado originalmente por ocimarpelegrino Ver Post
    Vinicius, comecei a acompanhar sua viagem, mas depois sai de viagem e não li mais, cheguei hoje e graças a Deus foi tudo tranquilo a não ser por um fusível de 500A que queimou (nunca imaginei que o puma tinha um fusível tão forte assim). Comecei a matar a saudades do pessoal do fórum rsrsrs, vi seu relato e já me preocupei, ainda mais que o Rodrigo teve o mesmo problema.

    Pelo que vc pesquisou, será que tem como se precaver deste problema? Abraço e parabéns pela jornada.
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • #10
    Citação Postado originalmente por Vinicimaes Ver Post
    Ocimar. O negocio é ficar atento aos indícios/sintomas. Se seu carro não apresenta trancos nas trocas de marcha e não tem aquele barulho semelhante ao de um chocalho quando força em trilhas em marcha reduzida, não velo motivo para se preocupar. Recomendaria apenas para ficar atento e se for mexer com embreagem por exemplo, não custa dar uma olhada neste conjunto luva/eixo. Agora, se seu carro apresenta algo parecido, pode ir importando o conjunto luva/eixo pois já já você vai ficar na estrada. As pecas custam 139 libras na britcar. Os códigos dela estão no post e as melhorias postarei assim que implementa-las nas pecas novas.
    Valeu Vinicius
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

  • #11
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por henrique wamser Ver Post
    Ainda bem que foi aqui....mais ou menos perto!!!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #12
    Usuário Avatar de Eder Bonesi
    Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    60
    Posts
    591
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Seria um bom tema para o encontro LR 2014?
    Profs. Vinicius e Clemente numa apresentação sobre a dureza, a cementação ou têmpera, o atrito, a qualidade do aço, a engenharia, o piloto?? Qual a verdadeira origem do problema?
    Que venha 2014 MG / LR!
    Abr.
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diferença de carroceria Defender 90 2001 e Defender Puma
      Por OSWALDO CAMARGO no fórum Land Rover
      Respostas: 21
      Última resposta: 17/01/2021, 23:02
    2. Defender Puma
      Por orlandogon no fórum Land Rover
      Respostas: 200
      Última resposta: 06/04/2016, 15:41
    3. Workshop Manual Defender MY-07 Puma
      Por rafaelfernandez no fórum Land Rover
      Respostas: 12
      Última resposta: 30/08/2013, 10:01
    4. Revisões Defender PUMA
      Por rodrigoboscardin no fórum Land Rover
      Respostas: 0
      Última resposta: 12/04/2012, 20:04
    5. Defender 90 Puma
      Por Eduardo Meira no fórum Land Rover
      Respostas: 2
      Última resposta: 02/12/2010, 09:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade