Powered by vBulletin

provável problema com turbina, alguém me ajuda

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/01/2014, 13:17
    Waldmartins
    Citação:

Postado originalmente por Eder Bonesi Ver Post
    Olá Wald, você está correto. O bacana deste espaço são as discussões. Me desculpe, pois foi só força de expresão. Se me permitir comparar o sistema de captação de ar de motores extremamente eficientes, os de motocicletas, todos estão voltados para frente, para aumentar o fluxo de ar. Eu também entendo que elas andam em pistas limpas...e nossas viaturas, nem sempre... Mas elas giram a 16/18 mil rpms e os nossos motores a menos de 4 mil...
    O da Safari tem um sistema de dreno para água, pois as outras particulas devem parar no filtro.
    Por este motivo o filtro de ar deve garantir que nada passe pelo papel. Vem daí a necessidade de troca a cada x km asfalto ou conforme especificação do veículo, em caso de estrada de terra. Poucos o fazem.
    Como eu sei que os filtros respondem pela vida útil do turbo, eu os troco com frequencia e quem anda comigo sabe que sempre tenho um filtro de óleo da PUMA (difícl de encontrar na estrada) e um de ar também. Just in case!
    Ainda sobre os snorkel, o diâmetro do sistema todo é muito relevante, pois passa a ser um restritor ao fluxo de ar.
    E em alguns modelos, o chapeuzinho é redondo e aberto 360 graus...ou seja, pega ar e sujeira de todos os ângulos.
    O maior problema que tie com o meu Safari (hoje tenho OGZ) foi um passarinho (Curruila) que entrou pela grade frontal, quando deixei a viatura de férias, em casa. Ela morreu dentro, sugada pelo filtro de ar que teve 70% da área tampada pelas asas e penas. A 110 PUMA não andava e gastava bastante diesel. mandei pra Euroimport, em garantia, e recebi a foto do filtro...pena de passarinho pra todo lado.
    Abr.

Ah sim Eder...entendi ;)

Falando em filtro e PUMA, uma vez vi o estrago que o filtro de um PUMA fez na VTR de um cara numa oficina. O carro parou de andar e chegou na prancha na oficina. Qdo abriram a "caixa" do filtro, ele tava todo despedaçado (igual o Hugo descreveu) como se tivesse sido sugado para dentro da turbina...

Será que não foi pisada na bola da LR voltar os filtros de ar para esses modelos "normais"?

Abs

Wald
  • 13/01/2014, 21:25
    Eder Bonesi
    Aeroboero, conseguiu localizar alguma empresa na sua região? Conta pra gente como solucionou...
    lembre-se de eliminar os resíduos provenientes da limpeza dos dutos e intercooler.
    Óleo de motor, diesel, spray tipo WD40 são combustíveis e fazer os motores dispararem.
    E se acontecer, não vai adiantar desligar a chave de ignição. Terá que abafar o motor, cortando 100% da entrada de ar...perigo!
    abraço e capricha no serviço e nós detalhes que irá postar aqui.
  • 14/01/2014, 00:52
    aeroboero
    Eder, enviei e-mail para 3 empresas diferentes, mas ainda nenhuma respondeu. Amanhã ligarei.

Hoje continuei a operação pente fino. Estou desmontando e limpando tudo, da boca do snorkel até o filtro, limpando todo o recipiente do filtro, das mangueiras do filtro até a turbina, da turbina até o intercooler, o próprio intercooler, as mangueiras que saem do topo do intercooler pra frente, e assim por diante.

Hoje fiquei fazendo o parto para tirar o intercooler. Aproveitei e retirei o suporte do filtro que fica no paralama interno, tirei aquele cowl fan enorme, os suportes superiores e as braçadeiras dos trocadores e assim ficou fácil de tirar o intercooler após tirar as mangueiras. Inclusive tive que retirar as mangueiras de água do radiador.

Toda peça que estou retirando estou fazendo uma limpeza profunda, padrão casa de vó. Aliás, minha garagem tá uma beleza, parece oficina de helicóptero, tudo limpinho, peças organizadas e limpas. Tô muito orgulhoso. Dá uma vontade de sair desmontando o carro todo e deixar ele novo, como era 21 anos atrás. :lol:

Amanhã minha missão é retirar a turbina e escolher a empresa que recondicionará, e enviar por sedex.

Aí, nesses dias que a turbina estará longe, vou limpar o intercooler com os banhos de gasolina ou thinner (até sair o líquido limpo) e limpar outros sistemas, como as outras mangueiras do radiador, checar todas as braçadeiras, checar os dutos do sistema de direção, etc... enfim, limpar tudo que consigo. Aproveitando que o carro irá ficar uns 10 dias de molho no estaleiro mesmo né. Aliás, essa semana já foi trocado o óleo do motor, os filtros e as 3 correias. E sobre o motor disparar, eu li sobre a limpeza de intercooler no fórum inglês. Usa-se ou gasolina ou thinner e faz vários banhos nele até o último banho sair limpo. E deixe secando uns 2 dias para ter certeza que não ficou nada. Como terei muitos dias, vou deixar secando muito tempo, e com esse calor, secará tudo, com certeza.

Amanhã espero postar novidades, se consegui ou não retirar a turbina, e para onde enviei. Depois no fim, eu posto as fotos com um tutorialzinho DIY sobre como desmontar tudo para retirar o intercooler sem precisar retirar o acoplamento viscoso, já que precisaria de uma ferramenta difícil de encontrar.

Obrigado vocês pelas ajuda. Um grande abraço.
  • 15/01/2014, 21:55
    aeroboero
    Atualizando:

Hoje depois de muito trabalho, consegui retirar o conjunto do turbo. Lendo o 200tdi workshop manual parece muito fácil, mas a posição que temos que colocar as ferramentas torna a retirada um parto. Mas finalmente saiu.
    Amanhã uma empresa de Varginha especializada em turbos Garret virá aqui em casa coletar a turbina e levar para o recondicionamento.
    Vou aproveitar esses dias de motor exposto e vou continuar a geral no carro.
    Depois posto as fotos, o passo-a-passo e como ficou.
    Abraço
  • 16/01/2014, 21:54
    Ricaste
    Amigo
    Esse "200 tdi workshop manual" é in english?
    Ou versão para o português?
    Enfim, sendo um ou outro você poderia disponibilizar?

Valeu

Ricardo
    Defender Pick-up
  • 17/01/2014, 00:14
    gustavoullmann
    Aeroboero, queremos as fotos!!! hehehe

Grande abraço!
  • 17/01/2014, 00:49
    aeroboero
    Olá amigo,
    O workshop é em inglês sim, mas é bem mais fácil de entender do que o Manual do Proprietário em Português de 1993, onde algum estagiário da Land Rover ( que provavelmente mentiu no Currículo que sabia português) traduziu do inglês para um português de Portugal bem tosco e cheio de erros grosseiros. Sem falar nas ilustrações ao estilo do "Gibi do Álcool".
    O Manual que estou usando, muito útil e bem feito, é esse do link abaixo: http://www.retroanaconda.com/landrov...wsm_1993ed.pdf
    Abraço
  • 17/01/2014, 00:52
    aeroboero
    Fala Gustavo,
    Estou tirando as fotos de toda a etapa. Em breve posto o passo a passo, além do resultado.
    A turbina já foi pra especializada Garret lá em Varginha. No momento estou dando uma geral no que sobrou.
    Acho que semana que vem já está tudo resolvido.
    Abraço!
  • 21/01/2014, 15:22
    aeroboero
    Olha só, um amigo da minha cidade também teve problema com a turbina dele. Uma Defender 2003 300 tdi. Ele me pediu para procurar por uma turbina que ele quer comprar uma outra. Alguém sabe o part number? Estou procurando e não encontro.
    A que está no carro dele é uma Dephi e não uma Garret. E quando pesquiso só encontro das Garret.
    Grato
  • 21/01/2014, 16:13
    aeroboero
    Estou procurando pelo turbo da Defender 2003, modelo Delphi HTC158 , série RRSL 10-368. Alguém saberia como achar?
    Grato
  • 21/01/2014, 16:16
    Luciano Valois
    Seria essa a turbina???

Your Search Results > Britcar (UK) Ltd

No site fala que é para 300 TDi
    código:ERR4802
  • 21/01/2014, 16:29
    aeroboero
    2 Anexo(s)
    Obrigado Lucano, mas as turbinas são essas abaixo, da marca Delphi, de uma Defender 2003.
    Foram retiradas hoje. Se vc observar na segunda foto, há uma plaqueta escrito HTC 158 e série RRSL 10-368
    Alguém sabe se essas turbinas do mercado livre para 300 tdi são as mesmas, mas com nomes diferentes?
    Turbina Land Rover Defender 300tdi - MercadoLivre Brasil
    Obrigado

Anexo 447822
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:23.