Postado originalmente por
Eder Bonesi
Olá Wald, você está correto. O bacana deste espaço são as discussões. Me desculpe, pois foi só força de expresão. Se me permitir comparar o sistema de captação de ar de motores extremamente eficientes, os de motocicletas, todos estão voltados para frente, para aumentar o fluxo de ar. Eu também entendo que elas andam em pistas limpas...e nossas viaturas, nem sempre... Mas elas giram a 16/18 mil rpms e os nossos motores a menos de 4 mil...
O da Safari tem um sistema de dreno para água, pois as outras particulas devem parar no filtro.
Por este motivo o filtro de ar deve garantir que nada passe pelo papel. Vem daí a necessidade de troca a cada x km asfalto ou conforme especificação do veículo, em caso de estrada de terra. Poucos o fazem.
Como eu sei que os filtros respondem pela vida útil do turbo, eu os troco com frequencia e quem anda comigo sabe que sempre tenho um filtro de óleo da PUMA (difícl de encontrar na estrada) e um de ar também. Just in case!
Ainda sobre os snorkel, o diâmetro do sistema todo é muito relevante, pois passa a ser um restritor ao fluxo de ar.
E em alguns modelos, o chapeuzinho é redondo e aberto 360 graus...ou seja, pega ar e sujeira de todos os ângulos.
O maior problema que tie com o meu Safari (hoje tenho OGZ) foi um passarinho (Curruila) que entrou pela grade frontal, quando deixei a viatura de férias, em casa. Ela morreu dentro, sugada pelo filtro de ar que teve 70% da área tampada pelas asas e penas. A 110 PUMA não andava e gastava bastante diesel. mandei pra Euroimport, em garantia, e recebi a foto do filtro...pena de passarinho pra todo lado.
Abr.