Postado originalmente por
PAULOMM
Boa noite a todos.
Preciso de uma ajuda dos colegas mas experientes, tenho uma defender 110 1998 e estou com uma dúvida sobre um problema.
minha land estava fervendo e o mecanico chegou a conclusão que o problema era a polia viscosa do radiador que havia parado
de funcinar,isso afetava a refrigeração como eu estava em viagem com o carro ele resolveu fazer um paleativo, soldou a polia e isso fez com que a elice funcionasse direto. Bem isso resolveu meu problema momentaneamente, porem percebi que o carro ficou mais fraco na hora de dar a partida, parece que ficou mais pesado pra virar o motor, resolvi fazer uma revisão na pertida e estava tudo ok. e o que mais me assustou foi o consumo de combustível, o carro fazia 11, 12 e exatamente depois dessa (solução) que o mecanico deu o carro passou a fazer 5,6 . Conversando com alguns colegas chegamos a conclusão que o fato do carro virar pesado se dá por conta da elice virar junto com o motor no ato da partida, com a elice viscosa isso não funciona dessa forma e sobre o consumo do combustível a conclusão foi que, com a elice soldada ela funciona direto enquanto o motor esta ligado, fazendo entao com que o carro esteja sempre refrigerado, consequentemente consumindo mais combustível. com a elice viscosa ela controla o acionamento e reduz o consumo.
Gostaria de saber se procede essas informações que recebi. se faz sentido o carro virar pesado por conta da elice virar junto com motor. se faz sentido o consumo alto por conta da elice estar ligada direta e o que devo fazer. trocar pela viscosa, deixar essa ? caso tenha que trocar, poderiam me ajudar onde eu acho.
desde já obrigado