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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    Puma falhando ao nivel do mar




    Pessoal,

    Venho tendo um problema a algum tempo e ultimamente anda se agravando.
    Minha Puma em algumas situações dá umas engasgadas. Se estou em aceleração constante nada acontece, o problema ocorre quando tiro o pé do acelerador para manter velocidade e quando acelero novamente ela dá umas engasgadas/trancos.
    Notei que o problema acontece com mais frequencia e intensidade ao nível do mar.
    Sensor MAF estava bem sujo, limpei e nada alterou. Sensor MAP estava cheio de óleo, limpei e tambem nada mudou. Rodei com a EGR desconectada e aparentemente o problema diminuiu.
    Minha ECU foi remapeada (Autologic)mas o problema surgiu algum tempo depois.
    Alguem já passou por isso ou tem idéia de alguma possível causa ou teste que possa ser feito?
    É normal o sensor MAP estra melado de óleo?
    Obs. Nenhum erro no Scanner e na altidude de Curitiba (950m) o problema praticamente não ocorre.

    Abraço

    Rafael
    Rafael Cerqueira
    Defender 110 2010

  • #2
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    ferramenteiro. veja esse video

    ele explica direitinho como funciona o MAP e provavelmente o seu map esta com defeito ou a mangueira esta ressecada ou rachada.

    nao sei como é da puma, mas estando longe assim como esta do corsa, nao é pra estar tao sujo de oleo, um pouco é aceitavel, muito nao. se o sensor for muito próximo da borboleta, ai com certeza vai estar mais sujo de oleo e poeira.

    pq isso ocorre? pq ao fechar e abrir a borboleta o motor cria um vacuo que puxa gases do motor, esses gases contem bastante óleo.

    Como diminuir essa sujeira? Coloque meio litro de oleo a menos que o MAXIMO, lembre-se o carter tem um MAXIMO e um MINIMO de oleo, sendo possivel seu funcionamento em qqr medida entre os dois sem prejuizo do motor.

    Acima do maximo, alem de sujar absurdamente o motor, acaba prejudicando a succao de oleo e o resfrio do mesmo no carter. Abaixo do minimo, ele nao consegue pescar o oleo em curvas, subidas/descidas, e nao tem resfriamente adequado tb...

    Qdo ele fica muito proximo ou no maximo, os vapores do oleo sobem mais facilmente pra TBI ou borboleta. Costumo usar meio litro a menos que o maximo, meus sensores ficaram bem menos sujos.

    Aproveite para realizar uma limpeza completa no sistema de TBI, sensores etc, eu particularmente retiro desde o coletor de ar (CAI) e vou limpando ate o maximo onde conseguir, retiro td, lavo bem, se precisar uso gasolina ou diesel, limpo tudo, inclusive as peças externas como a mola da borboleta, feito isso, reinstale e monitore.

    Sempre que faco isso o carro fica falhando alguns km, o que é normal, pois nao resetei o modulo, pois o mesmo esta acostumado com o abrir e fechar da borboleta de leituras anteriores, assim como a leitura fica muito mais rapida e precisa que antes, ate o modulo ler isso e se "acostumar" com parametros limpos e novos, demora um bocadinho, realizando esse servico vc vai notar inclusive que a borboleta abrira e fechará mais rapido e com angulos melhores do que quando estava suja, isso se deve pq vc removou a sujeira que impedia o fechamento e abertura e portanto o modulo tera que nao mais ficar corrigindo isso..

    Isso deve melhorar esse seu sintoma, que é BASTANTE curioso, o normal é justamente o contrario, falhar o motor quando em alta altitude pela ar com menos oxigenio.

    O remapeamento pode sim ter comprometido a leitura e estar prejudicando o motor, já expliquei isso pelo menos 3x essa semana , da uma olhada nas minhas mensagens que vc vai achar facilmente.

    PS: nao fique usando CAR80 ou similares pra realizar a limpeza, se puder, desmonte td e realize a limpeza de forma correta e tradicional.

    Pode tb estar havendo entrada de ar no motor, ai o buraco é mais embaixo, como vc vai pro nivel do mar, existe mais o2 e portanto o motor acusa essa entrada mais perceptivelmente... Mas iria primeiro na tbi e perifericos.

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