x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
    Entrada
    22/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro/São Paulo/RJ
    Idade
    44
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0

    Question 300tdi Sistema de arrefecimento sobre pressurizado.




    Pessoal,
    hoje fazendo uma manutenção na viatura, notamos que o sistema de arrefecimento esta ficando muito pressurizado, a mangueira superior que sai do radiador e vai pra válvula termostática chega a ficar dura, mesmo com o carro já frio. Se abrir um pouquinho a tampa do vaso de expansão nota-se claramente a pressão ao sair.
    Visto isso, peguei a viatura e fui dar uma volta para depois conferir. Na volta, abri o capo e o vaso de expansão chegou a dilatar levemente, quando se tira a tampa parece uma garrafa de coca que caiu no chão, sabe ?

    A temperatura se apresenta normal e não vaza água.

    O único porem é que a água do reservatório fica se movimentando e depois de muito observar percebe-se de vez em quando uma ou outra bolha, aparentemente algum problema da junta do cabeçote (?).

    Minha dúvida é se o sistema não deveria eliminar esse excesso de pressão de alguma maneira de modo que o vaso não chegasse a dilatar. Testei com a tampa original, depois teste com a tampa da Range Rover com sensor e deu na mesma.

    Abs.
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #2
    Possivelmente junta ou cabeçote trincado , Aconteceu algo antes ??? a minha deu o mesmo problema tirei o cabeçote uma 3 vezes fui a descobri q a carcaça da bomba dagua estava comida e não dava circulação de dagua suficiente no sistema por isso q queimava junta e d tanto esquentar trincou o cabeçote mandei recuperar o problema continuou ai coloquei um original acabou os problemas... Da uma olhada na bomba de dagua pois se a parte interna for de plastico costuma a trincar onde tambem não da circulação suficiente.. E colocar junta de aço original mwm ai nunca + vai ter dor d cabeça com junta queimada até + boa sorte

  • #3
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    O sistema é pressurizado, aproximadamente com 15psi. Ou seja, problema você teria se estivesse cuspindo água para fora.

    A tampa possui duas válvulas, uma que limita a pressão em 15psi e outra que permite a entrada de ar quando o motor esfria.

    Em resumo, se estiver tudo, ok, sem baixar água, deixa quieto...

    Sim, as mangueiras ficam pressurizadas mesmo.

    Abs

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #4
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Alexandre, se for a junta ou cabeçote trincado, o sistema já vai pressurizar logo que você der a partida.

    Faz o seguinte, pela manhã, com o carro frio, de a partida e corra verificar as mangueiras e o vazo de expansão. Caso as mangueiras já estufem, ou o vazo já comece a pressurizar borbulhando, voce está com a junta queimada mesmo ou cabeçote trincado.

    Abs

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Eu também "palpitaria" em ser junta queimada. Lembra que a minha VTR ficou com esse problema de água no vaso de expansão que "mexia"? Foi cada dia piorando.

    Só aconselho vc não abrir o vaso de expansão com a VTR quente. E não é nem por "perigo" de explodir na sua cara...mas fazer isso com o carro quente pode fazer entrar ar no sistema...mas acho que vc sabe disso né?

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
    Entrada
    22/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro/São Paulo/RJ
    Idade
    44
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0
    Helton,
    Não sei se aconteceu algo antes pois minha viatura foi comprada usada. No tempo que estou usando, nunca tive qualquer problema desta ordem. No seu caso você notava diferença de temperatura no manômetro do carro ? Eu tenho 2, ambos marcam temperatura normal.

    Clemente,
    Pelo que pude ler e me foi explicado, se a junta tiver de fato queimada, mesmo com o motor frio ao ligar o sistema cospe água pra fora. No caso o comportamento é "normal" mesmo, estou com receio de a mangueira rasgar e ficar sem água no motor e acontecer algo mais grave. Com relação a entrada de ar através da tampa após o motor esfriar, entendo então que caso eu use o carro pela noite e a mangueira estiver com certa rigidez e o vaso levemente dilatado, no dia seguinte pela manhã com o motor frio esse quadro deveria desaparecer, correto ?

    Sérgio,
    Pegando o gancho do que respondi ao clemente, de fato isso não ocorre. Fiquei pensando se eventualmente o antigo dono teve algum problema desta ordem e não fez a plaina no cabeçote e apenas instalou uma junta nova.

    Wald,
    Lembro do seu caso, onde a água sumia. No meu caso a água não some pois costumo olhar toda semana e sempre esta no nível.


    Essa bolha de ar que se vê vez ou outra no reservatório é que não deveria ocorrer. Acho que todos concordam com isso ?

    Abs.
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Alexandre,

    a agua sumia antes do motor ferver de vez. Depois da retífica, colocaram um cabeçote na última medida (de acordo com meu atual mecânico, nossa VTR não aguenta cabeçote na última medida se se trabalha com motor em alta demais...e como eu viajo muito seria meu caso) e estourou o selo na primeira viagem. Depois disso a água começou a se mexer...de leve...e a medida que passava o tempo, começou a SUBIR o nível e não sumir a água. Até começar a cuspir água pra fora!

    Ou seja, foi todo um processo até chegar a isso de cuspir agua. Sem falar que no início, quando eu abria o vaso de expansão, fica aparecendo essa bolhas tb.

    Então analisando seu caso, ACHO que pode ser isso que vc falou. Cabeçote fora da medida com junta "nova"...

    Um teste que dá pra fazer é ligar a VTR com o vaso de expansão aberto e dar umas aceleradas e olhar pra ver se aparecem as bolhas.

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #8
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Alexandre, mesmo já tendo testado com duas tampas, sugiro fazer um teste com uma terceira tampa. O sistema tem que ficar pressurizado para justamente evitar que a água ferva dentro do sistema de arrefecimento, que é o famoso "cuspir água". Por outro lado muita pressão, que é o caso da tampa do reservatório estar ruim, pode estourar uma mangueira ou selo.
    Outro item interessante a se verificar é aquele T que tem na mangueira que vai pro vaso de expansão. Ele é o responsável por liberar o excesso de água do sistema para o vaso assim que o carro aquece, e permitir a volta quando esfria. Ele costuma entupir, prejudicando o fluxo de água entre o motor e o vaso de expansão.
    Agora, bolhas nunca são legais de se ver.... se tem e são contínuas, mesmo com intervalos longos, pode ser sim junta ou cabeçote.

    Abs e boa sorte.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Melhorando o sistema de arrefecimento do V8 5.2
      Por Franqui no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 16
      Última resposta: 03/01/2017, 16:35
    2. Sistema de arrefecimento
      Por kabahall29 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 6
      Última resposta: 11/03/2014, 21:04
    3. incontingência (sistema de arrefecimento)
      Por andre_belem no fórum JPX
      Respostas: 3
      Última resposta: 25/03/2010, 13:41
    4. Sistema de Ar Pressurizado
      Por ojaneri no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 74
      Última resposta: 16/09/2009, 08:50
    5. sistema de arrefecimento sw4 3.0tb 97/98
      Por ucelio no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 24/10/2006, 09:36

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade