Ola Landeiros,

Como se já não bastasse a experiência que tive com a Jeanny (DEF 110, 1998), inventei de comprar uma DEF 90, 2000 no inicio de 2012. Apelidei ele de "Fiote", pois os amigos começaram a perguntar se era filho te da Jeanny. De fato, ja faz uns 3 anos que a Jeanny não apresentou mais problemas graves. Estou aqui para compartilhar mais uma experiência que só quem tem 4x4 e faz longas viagens sabe como é.

O fiote veio com um problema no diferencial central, todos os rolamenos estavam engripados, retentores estourados e, pelo estado geral do carro - muito bom por sinal - acho que tiraram o diferencial central que estava bom e trocaram por um de outro carro, que deve ter rodado com água no lugar de óleo. O radiador estava com a água marrom e mesmo com aditivo não consegui limpar a água que permaneceu assim, indicando que rodava com água pura ha muito tempo. Fora isso troquei algumas peças preventivamente como cilindro mestre de embreagem, eixo cardã dianteiro (que estava amassado a flange fazendo a cruzeta girar na cavidade), fechaduras e algumas "perfumarias".

Quando voltei das férias de 2013, depois de dirigir uns 1000 km a mangueira do ar quente estourou - já estava toda rachada internamente - achei que o problema fosse a tampa do radiador com problemas, embora eu notasse desde sempre que as mangueiras ficavam "inchadas" após um dia de trabalho o que me fazia suspeitar de vazamento de compressão para o sistema de arrefecimento. Mesmo assim, em agosto levei o carro de Teresina para Natal para consertar o ar condicionado, já que sairia pelo menos uns 1000 reais mais barato o conserto lá. O AC havia estourado dias antes por falha no compressor.

Em setembro, voltei de Natal para Teresina. No caminho manifestantes bloquearam a estrada me obrigando a fazer um desvio de quase 100km para poder seguir viagem. De repente um forte odor de óleo acompanhado de um ruído metálico agudo e da parada total do motor no meio da estrada próximo de Mossoró RN, me fez interromper a viagem. Não parecia ser problema de aquecimento pois o marcador no terço inferior da escala dava a falsa impressão que a temperatura estava normal.Ao abrir o capô, o radiador jorrava pelas válvulas da tampa como se fosse um chafariz e uma fumaça cinza claro saia da tampa do reservatório de óleo. O motor permanecia travado, sem responder às tentativas de partida. Algum tempo depois, tomei a iniciativa de completar o radiador para pelo menos sair do meio do deserto quente (era meio dia). Havia água em um riacho próximo e eu como sempre ando com um garrafão de 5L no carro, completei o radiador e incrivelmente pegou 15 litros de água (no manual fala que a capacidade é 10L) mas a água não vazava nem descia para o carter, que estava com o óleo no nível correto.

Neste momento, o motor deu sinal de vida ao dar a partida. O motor pegou após algumas tentativas mas o radiador borbulhava bastante pela pressão que a combustão liberava. Certeza que o cabeçote já era! Mesmo assim andei mais um pouco e parei no escritório da empresa que trabalho, onde constatei que não dava mais para seguir de carro. Acionei o reboque do seguro (para terceiros) e o Fiote voltou para Natal enquanto eu seguia para Teresina. Os manifestantes citados antes impediram que os onibus passasem e tive que ir de Taxi para Fortaleza e lá pegar um Onibus para Teresina.

Pois bem, o mecânico disse que o cabeçote estava bastante corroído, talvez devido a anos o motor rodando com água de torneira. a camisa de um (ou mais) pistão estavam danificadas (deve ter sido o barulho metálico que ouvi) pela dilatação do pistão pela temperatura (ainda estou esperando o ponteiro da temperatura subir) e deverei gastar um pouco mais na retífica e recuperação do motor.

Minha avaliação:
1 - Land rover usadas sempre terão problemas - afinal, se estivessem perfeitas ninguem iria querer vender! é bom se acostumar a isso (vale para todos os outros carros). a vantagem é que sai mais em conta recuperar uma LR. isso aconteceu com a Jeanny e ela hoje roda como se o motor fosse novo.
2 - sensor de falta de água no reservatório de expansão não funciona, quando o motor travou o reservatório estava cheio.
3 - a compressão que escapava para o sistema de arrefecimento criou uma "bolha" de ar na bomba que passou a não bombear mais, fazendo o vapor empurrar toda a água pra fora do sistema até o ponto do motor não aguentar mais (e acho que ele rodou uns 50km ou mais assim).
4 - o excesso de temperatura empenou o cabeçote que já estava comprometido pelo uso de água sem aditivo pelo antigo dono.
5 - o problema apareceu devido ao motor ter sido forçado ao extremo na tentativa de chegar em Teresina no mesmo dia (são 16 horas de viagem). Se eu estivesse andando mais suave talvez não tivesse acontecido - e eu nunca iria saber que havia esse problema. Na cidade muito raramente esse tipo de problema aparece.
6 - espero que com a retífica eu possa passar mais um bom tempo sem precisar mexer no motor.

abraços, Joaquim das Virgens

Land Rover Defender 110 /1997
Land Rover Defender 90 /2000