Postado originalmente por
mgalvao
================================================== ================
Prezado Clemente e demais interessados no assunto,
Procurei evitar, por não gostar delas, qualquer polêmica sobre este assunto. Entretanto, em atenção aos mais novos participantes deste Forum que não acompanharam nossas discussões anteriores, fico na obrigação de esclarecer alguns pontos levantados pelo Clemente.
- ele afirma que o processo de distribuição "não é certo". Baseado em que se pode afirmar isto ? Qual lei ou norma estarei descumprindo ? Apresentem-me uma que irei considerá-la com toda a seriedade. Creio que o Clemente mistura opinião e preferência pessoais com o conceito do certo x errado. Lamento por isto.
- transcrevo parte da msg do Clemente : " você sequer cita a fonte como manda o código dos direitos de autor ...".
Peço a qualquer um que possua uma das edições do Manual que confira :
a) página 02 do vol I, por exemplo : " Manual Quebra-Galho - As informações contidas neste Manual foram obtidas de diversas fontes e colaboradores, em sua maioria, de participantes das listas LROA, Clube Land Rover e Forum 4x4 Brasil. "
b) página 541 do mesmo volume : Capítulo " XII – Colaboradores - Participantes das listas Clube Land Rover (CLR), Land Rover Owners Association (LROA) e do Forum Brasil 4x4"
Estarei omitindo algo ou temos problemas na forma ?
Infelizmente sou obrigado a voltar ao passado. Até mais ou menos um ano e meio atrás, nesse Capítulo XII referido acima, eu colocava nominalmente os colaboradores. Já tive oportunidade de explicar ao Clemente várias vezes que o número de páginas cresceu muito (hoje são quase 550 só no vol I) e aquela citação estava me tomando muito tempo no processo de transcrição, escolha do local, ajustes de forma e conteúdo, indexação, correçao ortográfica e, por fim, voltar à página correspondente para acrescentar (ou não) o nome do autor de cada mensagens. E, lembrando, um dado tópico muitas vezes gera mais de uma dúzia de respostas e assim, multiplica-se o trabalho desse vai-e-vem. Por isto, resolvi facilitar o trabalho substituindo a relação nominal pela citação genérica como hoje consta de todos os volumes. Foi uma forma de simplificação para que eu tivesse mais tempo para prosseguir no trabalho.
E foi aí que só o Clemente não gostou. Vários outros colaboradores, que contribuem com quantidade e qualidade, tanto ou mais ou melhor do que o Clemente, ninguém se importou quando avisei que passaria a ser daquela forma.
Mais uma vez só posso lamentar a posição do Clemente que me parece estar colocando seu ego e traços de vaidade sobre o coletivo. Ou, pelo menso, não aceitando me dar uma "colhe de chá" no trabalho exaustivo que é fazer tal montagem. Para fazer, "faça bem feito", já disse ele e continuará repetindo, eu sei. Acontece que não busco a perfeição, típica dêle, e creio que tal generalização não diminui a qualidade do Manual distribuído cheio de outras falhas, reconheço, frutos de minhas limitações.
- "bom senso", cita êle. Lessem os ingleses esta afirmação certamente a achariam engraçada. Para eles, o que é o "bom senso", senão algo pessoal ? Naquela ilha costumam usar o "senso comum" (common sense), muito mais apropriado. E, neste caso, me parece que o Clemente está sendo atingido no SEU "bom senso" que pode (e parece) não ser o dos demais. Entendo que o nosso "senso comum" até hoje não viu nada de errado na forma da citação dos colaboradores e na forma de distribuição do manual.
Clemente, será sempre o seu direito me lembrar que VOCÊ ACHA que eu estou agindo erradamente. Continuarei respeitando sua opinião mas, infelizmente, esta será a última vez que discutirei este assunto em público com você. Cansei.
Agora, se você acha mesmo tão importante a citação nominal, pequemos pelo excesso. Faça-nos a seguinte contribuição : monte um arquivo .doc com todos os participantes da LROA, do CLR e deste Forum que eu, sem problemas, o transcreverei no Manual.
Por fim, um comentário. Em 1997 comprei meu primeiro LR e passei a frequentar as listas sobre off-road de então. A primeira foi a JIPENET e outras vieram, inclusive a primeira sobre os LR que logo depois, por brigas internas, se dividiu nas duas listas , CLR e LROA, que existem até hoje. Naquela ocasião, criei um site, chamado "BRAZIL com S" onde comecei a catalogar dezenas de informações sobre o mundo off-road. O site cresceu muito e me faltou conhecimento técnico e tempo para continuar com ele. Por conta das minhas longas viagens de então, levei para o papel muitas daquelas informações que me ajudaram bastante nos passeios, viagens e expediçoes que fiz. Novamente o volume das informações cresceu muito e migrei para arquivos no computador. Então, eu coletava as informações e as organizava para meu uso pessoal.
Achei que seria meu dever compartilhar aquilo com os demais das listas e foruns de onde provinham os dados. Assim nasceu o MQG que continuou crescendo e hoje chegamos a cerca de duas mil páginas de informações mecânicas, comerciais e sobre viagens, encontradas nos quatro volumes principais da série que anuncio e distribuo, sempre fiel à idéia de compartilhar aquilo que as listas e este Form me fornecem como informações e aprendizado.
Já disse e repito que não gosto de polêmicas embora delas não fuja. Esta, entretanto, me incomoda bastante pois este trabalho enorme que tenho o faço por prazer que não quero que seja atingido por tais polêmicas. Lamento muito a falta de compreensão ou concordância, seja lá o que for, do Clemente, um único na centena de participantes do Forum e das listas do Yahoo. Não se trata de ameaça mas uma simples constatação e desabafo pessoal : a continuar nesta trilha de aborrecimentos para mim, ficar tentando explicar tudo isto, mais fácil será eu voltar ao início : coleto as informações e as guardo para meu único uso. Será esta a melhor forma de resolver isto ?
Abç,
mg