x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
    Usuário Avatar de Antonio C Ribeiro
    Entrada
    29/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2

Shimming e temperatura ambiente

Olá Pessoal

Durante o frio que passou pelo interior de São Paulo na semana passada, notei uma coisa que me intrigou.

Como trabalho à noite, alguns dias da semana pego a estrada por volta de 23 horas para voltar para casa. O percurso, de 60 km, pela Rod. Anhanguera, tem asfalto liso com algumas pequenas ondulações.

Algumas dessas ondulações chegam a produzir o shimming, aquela vibração na direção, mas não dura muito tempo, coisa de segundos, rapidamente corrigido pelo amortecedor de direção (o meu é da marca Old Man). Nem é necessário qualquer providência para parar a vibração.

Acontece que nessas noites bem frias, com temperaturas abaixo de 10º, passando pelas mesmas ondulações, o shimming aumentou consideravelmente, a ponto de precisar reduzir a velocidade até cessar a vibração. Quando a frente fria passou, com as noites um pouco mais quentes, não aconteceram mais as vibrações.

Me pareceu que a temperatura externa afetou o funcionamento do amortecedor de direção. Será que o meu diagnóstico foi correto?
    Ex-Defender 110 CSW 2001 - Grey (ficou sem nome)
    Atual - Discovery 3 HSE TDV6 2006 - Black (a procura de um nome)

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Maior rigidez dos pneus ou presença de achatamento por ficar estacionado muito tempo no frio, comumente chamado de "flat spots".

Acontece com meu Jimny. Quando fica muito tempo estacionado, os primeiros km é uma tremedeira só...

Abs

Clemente

Citação Postado originalmente por Antonio C Ribeiro Ver Post
    Olá Pessoal

Durante o frio que passou pelo interior de São Paulo na semana passada, notei uma coisa que me intrigou.

Como trabalho à noite, alguns dias da semana pego a estrada por volta de 23 horas para voltar para casa. O percurso, de 60 km, pela Rod. Anhanguera, tem asfalto liso com algumas pequenas ondulações.

Algumas dessas ondulações chegam a produzir o shimming, aquela vibração na direção, mas não dura muito tempo, coisa de segundos, rapidamente corrigido pelo amortecedor de direção (o meu é da marca Old Man). Nem é necessário qualquer providência para parar a vibração.

Acontece que nessas noites bem frias, com temperaturas abaixo de 10º, passando pelas mesmas ondulações, o shimming aumentou consideravelmente, a ponto de precisar reduzir a velocidade até cessar a vibração. Quando a frente fria passou, com as noites um pouco mais quentes, não aconteceram mais as vibrações.

Me pareceu que a temperatura externa afetou o funcionamento do amortecedor de direção. Será que o meu diagnóstico foi correto?
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário Avatar de Antonio C Ribeiro
    Entrada
    29/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Olá Clemente

Pôxa, eu nunca tinha ouvido falar de "flat spots". Com a sua informação eu fui saber um pouco mais e parece que é isso mesmo, obrigado!

Mas ficou uma dúvida: a tremedeira é melhor em português ou inglês?

Abraços

Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Maior rigidez dos pneus ou presença de achatamento por ficar estacionado muito tempo no frio, comumente chamado de "flat spots".

Acontece com meu Jimny. Quando fica muito tempo estacionado, os primeiros km é uma tremedeira só...

Abs

Clemente
    Ex-Defender 110 CSW 2001 - Grey (ficou sem nome)
    Atual - Discovery 3 HSE TDV6 2006 - Black (a procura de um nome)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Som ambiente hilux
      Por brunoam no fórum Toyota
      Respostas: 51
      Última resposta: 22/11/2014, 11:13
    2. Qual é o melhor rádio movel pra usar em ambiente 4x4 ?
      Por Murillus no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 40
      Última resposta: 12/04/2012, 16:17
    3. Geração preocupada com o meio ambiente?
      Por Tio Eddie no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/10/2011, 22:37
    4. temperatura
      Por lorenzo santangelo no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/08/2006, 14:41
    5. Temperatura da Água vs Temperatura do Óleo
      Por Fábio no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/04/2004, 11:00

Permissões de Postagem