x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1

    Semi eixo + tulipa... qual é a lógica?




    Olá amigos.

    Alguém sabe qual é a lógica de se usar o semi eixo com tulipa separada que roda relativamente pouco e começam os trancos e tem que trocar?

    Porque não fazer uma peça só como é na maioria dos caminhões e nunca dá problema??

    Alguma explicação, ou será que é pra vender mais peças?

    Abraços

    Rodrigo
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
    Defender 110 2000 - Capitão Nascimento
    Defender 130 1987 - Irmã Doroty - under construction

  • #2
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Pois é, isso é uma grande incógnita. Os 90s tem semi-eixos singelos.

    O que muitos fazem lá fora, é substituir o retentor do cubo de roda pelo modelo antigo. Depois removem a graxa dos rolamentos e também o retentor que segura o óleo do diferencial para o cubo.

    Deste modo os rolamentos e o estriado do eixo traseiro voltam a ser banhados por óleo do diferencial, resolvendo de uma vez por todas este problema de desgaste das tulipas.

    Para fazer isso também é importante substituir as tulipas por modelos com tampa + o'ring evitando assim que o óleo vaze pelas capinhas de borracha das tulipas originais.

    Fato é, em off-road pesado os rolamentos de roda permitem um certo movimento do cubo, fazendo com que um semi-eixo singelo impedisse tal movimento, terminando por sacrificar os prisioneiros/parafusos que os une ao cubo, algo MUITO comum nos Troller e Bands e Landcruisers.

    No 90, os semi-eixos singelos são bastante flexíveis, porém nos 110-130 eles são mais fortes, impedindo assim qualquer tipo de trabalho na eventualidade de movimentos laterais do cubo, razão pela qual acredito terem optado pela saída semi-eixos + tulipas.

    Fato é, tenho em meu 110 um semi-eixo original LR soldado junto a suas tulipas em um torno, 100% centralizados. Até hoje está tudo ok e já tive que rebocar coisas bastante pesadas, como uma enorme Árvore na Patagônia que fechou nosso caminho e alguns jipes para fora do sítio.

    Dica, se manter o estriado das tulipas constantemente lubrificado com boa graxa, sua vida passa a ser infinita. para tal finalidade usa uma velha lata de graxa Molycote ressecada, deste modo a camada de graxa é mais forte. No caso fasso isso apenas na tulipa dianteira, onde geralmente não costuma-se ter problemas...


    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por rodrigoboscardin Ver Post
    Olá amigos.

    Alguém sabe qual é a lógica de se usar o semi eixo com tulipa separada que roda relativamente pouco e começam os trancos e tem que trocar?

    Porque não fazer uma peça só como é na maioria dos caminhões e nunca dá problema??

    Alguma explicação, ou será que é pra vender mais peças?

    Abraços

    Rodrigo
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Pois é, isso é uma grande incógnita. Os 90s tem semi-eixos singelos.

    O que muitos fazem lá fora, é substituir o retentor do cubo de roda pelo modelo antigo. Depois removem a graxa dos rolamentos e também o retentor que segura o óleo do diferencial para o cubo.

    Deste modo os rolamentos e o estriado do eixo traseiro voltam a ser banhados por óleo do diferencial, resolvendo de uma vez por todas este problema de desgaste das tulipas.

    Para fazer isso também é importante substituir as tulipas por modelos com tampa + o'ring evitando assim que o óleo vaze pelas capinhas de borracha das tulipas originais.

    Fato é, em off-road pesado os rolamentos de roda permitem um certo movimento do cubo, fazendo com que um semi-eixo singelo impedisse tal movimento, terminando por sacrificar os prisioneiros/parafusos que os une ao cubo, algo MUITO comum nos Troller e Bands e Landcruisers.

    No 90, os semi-eixos singelos são bastante flexíveis, porém nos 110-130 eles são mais fortes, impedindo assim qualquer tipo de trabalho na eventualidade de movimentos laterais do cubo, razão pela qual acredito terem optado pela saída semi-eixos + tulipas.

    Fato é, tenho em meu 110 um semi-eixo original LR soldado junto a suas tulipas em um torno, 100% centralizados. Até hoje está tudo ok e já tive que rebocar coisas bastante pesadas, como uma enorme Árvore na Patagônia que fechou nosso caminho e alguns jipes para fora do sítio.

    Dica, se manter o estriado das tulipas constantemente lubrificado com boa graxa, sua vida passa a ser infinita. para tal finalidade usa uma velha lata de graxa Molycote ressecada, deste modo a camada de graxa é mais forte. No caso fasso isso apenas na tulipa dianteira, onde geralmente não costuma-se ter problemas...


    Abraços

    Clemente

    Esse asunto dá pano para manga...
    Clemente, também uso as minhas tulibas soldadas pois se tem uma coisa que me irrita é tranco na transmissão. Não faço off road pesado. até agora tudo bem no meu sallysbury. Antes de solda-los fiz uma pesquisa aqui e no CLR perguntando se alguém teve alguum problema com a solda e não achei nenhum caso concreto. Porém existe mecânicos sérios que afirmam terem encontrado problemas em diferenciais após andarem alta quilometragem com os eixos soldados, apesar de não saberem exatamente o porque. Será que os probelmas relatados podem estar ligados a falta de centralização dos eixos-tulipas?
    Outra dúvida que tenho, será que o desgaste é somente por causa da falta de lubrificação (como pregam o pessoal da Aschcroft) ou tem haver também com torque e qualidade do material dos semi-eixos e tulipas?
    Por enquanto vou mantendo os meus soldados .
    Abs
    Sergio

  • #4
    Eu só fiz o questionamento, pq parece não ter muita lógica fazer em 2 peças...

    Parece que a idéia do Clemente de ser banhado pelo oleo do diferencial é bem interessante, porém dá medo de rasgar, ou começar a vazar pela capa e ficar sem óleo no diferencial.

    Na parte da frente, realmente aguenta bastante, sem problemas...

    Vou continuar com elas soldadas na 130!

    Abraços

    Rodrigo
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
    Defender 110 2000 - Capitão Nascimento
    Defender 130 1987 - Irmã Doroty - under construction

  • #5
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    A lógica de fazer duas peças é desgastar as tulipas/semi-eixo protengendo os diferenciais ...
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #6
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    A lógica de fazer duas peças é desgastar as tulipas/semi-eixo protengendo os diferenciais ...
    Não fico convencido. E no caso das 90 que são em peça única?
    E nos casos de outros "jipes" ? Será que o diferencial sallysbury por exemplo é tão fraco assim?
    Acho que talvez seja por questão de flexão mesmo em caso extremos.
    Será qeu se a gente perguntar a LR responde? hehe.
    Abs
    Sergio

  • #7
    Usuário Avatar de mistura
    Entrada
    14/04/2011
    Local
    Joinville/SP
    Posts
    227
    Agradecimentos: 0
    Uso o meu 90 para trilhas pesadas com pneus recapados 150% off road, e tenho muita insegurança ao passar por atoleiros fortes com pé no fundo, pois já ouvi muitos relatos de quebra de homocinéticas e até caixa satélite dianteira em trilhas.
    Qual é a melhor solução para esse problema, colocar kit Ensimec?
    Quando vou embaixo do meu defender sem freio de mao e em ponto morto, se girar o eixo dianteiro com a mao, ele dá quase meia volta de folga, não sei se é caixa satélite, na arrancada sente-se um tranco, e é incomodo, pois se passar a marcha muito rápido isso também acontece.

    Abrass.

  • #8
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Pois é, isso é uma grande incógnita. Os 90s tem semi-eixos singelos.

    O que muitos fazem lá fora, é substituir o retentor do cubo de roda pelo modelo antigo. Depois removem a graxa dos rolamentos e também o retentor que segura o óleo do diferencial para o cubo.

    Deste modo os rolamentos e o estriado do eixo traseiro voltam a ser banhados por óleo do diferencial, resolvendo de uma vez por todas este problema de desgaste das tulipas.

    Para fazer isso também é importante substituir as tulipas por modelos com tampa + o'ring evitando assim que o óleo vaze pelas capinhas de borracha das tulipas originais.

    Fato é, em off-road pesado os rolamentos de roda permitem um certo movimento do cubo, fazendo com que um semi-eixo singelo impedisse tal movimento, terminando por sacrificar os prisioneiros/parafusos que os une ao cubo, algo MUITO comum nos Troller e Bands e Landcruisers.

    No 90, os semi-eixos singelos são bastante flexíveis, porém nos 110-130 eles são mais fortes, impedindo assim qualquer tipo de trabalho na eventualidade de movimentos laterais do cubo, razão pela qual acredito terem optado pela saída semi-eixos + tulipas.

    Fato é, tenho em meu 110 um semi-eixo original LR soldado junto a suas tulipas em um torno, 100% centralizados. Até hoje está tudo ok e já tive que rebocar coisas bastante pesadas, como uma enorme Árvore na Patagônia que fechou nosso caminho e alguns jipes para fora do sítio.

    Dica, se manter o estriado das tulipas constantemente lubrificado com boa graxa, sua vida passa a ser infinita. para tal finalidade usa uma velha lata de graxa Molycote ressecada, deste modo a camada de graxa é mais forte. No caso fasso isso apenas na tulipa dianteira, onde geralmente não costuma-se ter problemas...


    Abraços

    Clemente
    A falta de lubrificação com certeza é um ponto que pode ser explorado e que deve trazer alguma diferença, mas eu acho que o problema não é este.

    Se pegarmos um semi-eixo e uma tulipa nova, 0km e originais Land Rover, acoplarmos uma na outra, dá pra perceber que já existe uma micro-folga entre os estriados. Qualquer folga que exista com o tempo e o uso acaba aumentando e, por melhor que seja o material, os famosos "clanks" acabam aparecendo.

    A nossa 110 já rodou 230mil kms, neste tempo já usou tulipas originais, tulipas paralelas, tulipas reforçadas da Ashcroft e por fim tulipas soldadas (que não duraram 1 mês). Todas elas nos semi-eixos originais.

    Pesquisei um pouco na internet sobre folga de peças cilíndricas e estriadas e vi que no mundo todo se usa um produto químico para eliminar folgas neste tipo de peças, então resolvi testar.

    Comprei um par semi-eixos e tulipas novas, mais o produto Trabasil VA2 (indicado para folgas cilíndricas de até 0,25mm), colei as peças com ele no último final de semana e instalei na 110.

    O tempo vai dizer se esse procedimento vai funcionar ou não, mas eu particularmente estou apostando alto.

    Cabe lembrar que esse tipo de produto já vem de fábrica nas nossas Land Rovers no estriado das flanges dos diferenciais. Inclusive aqueles manuais militares do Brasil indicam aplicar o mesmo nas peças após montagem/desmontagem.

    Abs!
    4X4 Brasil
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
    www.ricaaventura.com.br

  • #9
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    A lógica de fazer duas peças é desgastar as tulipas/semi-eixo protengendo os diferenciais ...
    Exacto....

    Uma corrente sempre quebra na ponto mas fracco

    No caso da Defender esse ponto e a tampa (tulipa) depois a fresado da semi eixo

    Assim, na caso da sobrecarregamento da trassao vc só vai quebra um tampinha barato e facil de trocar e nao um differencial.

    Infelizmente pra quem faz trilha regularamento a tampinha e um pouco fraco demais, porem muitos pessoas escolaram para soldar as tulipas / semi-eixos traseiros

    Algumas tipos de landies tinhasemi-eixos muito fracos. por exampulo as series III - 109 e 88 Lightweight das forcas armadas. que quebraram como palitos

    Algumas tipos das modellos 110 (antes o 110 defender) tinha semi-eixo com tulipa como 1 conjunto

    Luke
    Defender 110 SW - 300 Tdi - 2001

  • #10
    Citação Postado originalmente por isaianet Ver Post
    A falta de lubrificação com certeza é um ponto que pode ser explorado e que deve trazer alguma diferença, mas eu acho que o problema não é este.

    Se pegarmos um semi-eixo e uma tulipa nova, 0km e originais Land Rover, acoplarmos uma na outra, dá pra perceber que já existe uma micro-folga entre os estriados. Qualquer folga que exista com o tempo e o uso acaba aumentando e, por melhor que seja o material, os famosos "clanks" acabam aparecendo.

    A nossa 110 já rodou 230mil kms, neste tempo já usou tulipas originais, tulipas paralelas, tulipas reforçadas da Ashcroft e por fim tulipas soldadas (que não duraram 1 mês). Todas elas nos semi-eixos originais.

    Pesquisei um pouco na internet sobre folga de peças cilíndricas e estriadas e vi que no mundo todo se usa um produto químico para eliminar folgas neste tipo de peças, então resolvi testar.

    Comprei um par semi-eixos e tulipas novas, mais o produto Trabasil VA2 (indicado para folgas cilíndricas de até 0,25mm), colei as peças com ele no último final de semana e instalei na 110.

    O tempo vai dizer se esse procedimento vai funcionar ou não, mas eu particularmente estou apostando alto.

    Cabe lembrar que esse tipo de produto já vem de fábrica nas nossas Land Rovers no estriado das flanges dos diferenciais. Inclusive aqueles manuais militares do Brasil indicam aplicar o mesmo nas peças após montagem/desmontagem.

    Abs!
    Carlo,

    A conjunto Semi eixo & tulipa realmente e um problem, especialmente pra quem use a land um jeito profissional, como vc e eu.
    Eu resolve em soldar as tulipas traseiras, mas foram soldados com aco inox reinforcado, e ja dura mais de 100.000 km sem problemos.
    As puntos das eixas dianteiras na minha deslisou de jeito nai tinha mais tracao.....comeio a fresado nai eixo e desliso a tulipa.
    Resolvir pra encheiar as eixo e mandar fazer novo fresado, e comprei tulipas typo reinforcados!

    Acabou com as problemas !

    Luke

    PS Outro produto muito bem e additivo para oleo chamado: militech
    Defender 110 SW - 300 Tdi - 2001

  • #11
    Usuário
    Entrada
    27/07/2006
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    39
    Posts
    487
    Agradecimentos: 0
    Os semi eixos e tulipas Ensimec, ja resolveram o problema de tempera errada ? será que estao realmente mais fortes que os originais ? Tenho cotado os semi e tulipa Bearmach, e tb os da ensimec, os dois tem o mesmo preço.

    O vendedor da ensimec me falou que eles sao feitos em duas peças ( semi + tulipa ) mas sao prensados na fabrica, pra evitar a folga... nao seria a mesma coisa que soldar os que ja tenho ?
    Troller 3.2 + EATON 200% + WARN
    Defender 90 2.8 TGV + ARB 200% + WARN

  • #12
    Citação Postado originalmente por Camilo JR Ver Post
    Os semi eixos e tulipas Ensimec, ja resolveram o problema de tempera errada ? será que estao realmente mais fortes que os originais ? Tenho cotado os semi e tulipa Bearmach, e tb os da ensimec, os dois tem o mesmo preço.

    O vendedor da ensimec me falou que eles sao feitos em duas peças ( semi + tulipa ) mas sao prensados na fabrica, pra evitar a folga... nao seria a mesma coisa que soldar os que ja tenho ?
    eu vou soldar a minha e não to nem aí, esses trancos do dia a dia é muito mais prejudicial para o diferencial/tranferencia/cambio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Semi Eixo traseiro & Tulipa
      Por lucati no fórum Land Rover
      Respostas: 89
      Última resposta: 04/08/2015, 22:53
    2. Tulipa Semi-Eixo do Vitara!
      Por hpschico no fórum Suzuki
      Respostas: 8
      Última resposta: 02/08/2012, 23:06
    3. Tulipa do semi eixo Hilux sw98
      Por jcbueno no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 19/01/2012, 22:33
    4. Tulipa e Semi-eixo (Matéria-Prima)
      Por Marcos-Ruiz no fórum Land Rover
      Respostas: 2
      Última resposta: 12/11/2010, 07:42
    5. Semi-eixo E Tulipa Defender (novo)
      Por Edu MB no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/06/2007, 18:01

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade