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Convex Datacenter
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  • #1
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    Snorkel para DEF Puma




    Prezados amigos landeiros,

    Estou pensando em instalar o snorkel na minha DEF Puma 2010 e gostaria da opinião de vocês, especialistas, sobre qual o melhor e mais adequado a este carro... se seria o tubular ou o original LR do tipo safari.

    Agradeço as opiniões e a boa vontade de todos

    Um grande abraço

    Átila

  • #2
    Átila,

    Snorkel bem vedado em Puma é complicado, ela tem umas caixinhas plásticas no caminho até o filtro de ar bem moles e ainda por cima ovaladas que não permitem chegar com uma mangueira e conectar direto no filtro de ar, como se consegue fazer nas 300 Tdi. Por isso existem snorkels como o MANTEC que tem a base aberta sem um conector de mangueira. O negócio é selar com silicone todas as junções e não abusar em passagens mais profundas e demoradas. Nos fóruns gringos eles costumam inclusive a chamar de "Air Raised Intake" ao invés de Snorkel por esses motivos.

    Quanto ao modelo fica a teu critério e gosto. Eu coloquei na minha Puma um SAFARI que comprei com o Gustavo Gugelmin da TECMIN e recomendo. Outra boa opção é o estiloso MANTEC que é o modelo que a LR originalmente equipa as Pumas. Quanto ao tubular tem a vantagem de não precisar furar a lata mas não gosto da aparência, funcionalmente me parece ótimo.

    abraço,

    Walter

  • #3
    Atila, tenho no meu puma o snorkel original LR, bom, bonito e caro pra chuchu, mas pela beleza, funcionalidade, e qualidade acho que vale a pena.

    Só toma cuidado com duas coisas.

    1ª Se for instalar um tubular procura se infomar se a espessura do tubo é adequado para o motor puma, uma vez que ele necessita mais ar que os outros motores.

    2ª Procure colocar um em que a entrada de ar fique voltado para a trazeira do veiculo, e não para a frente, assim vc evita a entrada de folhas e sujeiras maiores.

    Abraço

    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

  • #4
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    Prezados Walter e Ocimar,

    Agradeço as opiniões e confesso que sempre estive tentado a usar o original LR, por considerá-lo mais bonito, mas ficava na dúvida quanto à sua eficiência. Mas considerando as experiências de submersão do Ocimar (o evento da chuva nas lagoas durante a pescaria), que usa o LR, começo a confiar mais no original LR.

    Valeu galera!!

  • #5
    Átila,

    Eu cheguei a ir em uma concessionária LR e pedi pra ver o snorkel que é igual ao Mantec. A boca inferior dele é aberta pq não tem onde tu chegar uma mangueira e encaixar. Qual é a vantagem? Acho igual aos outros, e dá-lhe silicone e sica-flex! mas não confio.

    A própria Land Rover oferece como Air Raised Intake e refere "Ideal for dusty conditions,", ou seja, eles não recomendam e nem citam que sirva para travessias de água.
    4x4 Accessories - Land Rover Defender Accessories | Land Rover UK - EXTERIOR STYLING

    Snorkel para DEF Puma-mantec-int-1.jpg

    Quanto ao posicionamento da entrada do snorkel, eu não acredito que a posição seja significante. A entrada se dá por succção e não passiva. Ponha a mão e tenta abafar a entrada, sucção forte. Se estiver virado pra frente ou para trás continua sugando tudo ao redor. Alguns falam em menor quantidade de pó se virar para trás, mas se isso fosse verdade não teria pó acumulado no vidro traseiro por exemplo, pó vai ter em tudo. Mas quanto mais alta a entrada, foge mais do pó.
    Só viraria a boca do snorkel para trás em trilhas fechadas, simplesmente pra não enganchar.

    Ocimar, qual seria o diâmetro adequada para o motor Puma? Nunca li nada a respeito disso, sempre procurei snorkels com entrada igual ou maior a 3 pol. mas nunca encontrei referência a isso? Ele necessita mais ar que o 300 tdi?

    De qualquer forma, eu evito ao máximo de colocar a Puma em situações de água, não acho que combine em nada com a Puma. Eletrônica e água não são parceiras, pode não te incomodar na hora mas depois de um tempo acho que ela pode mandar lembranças....Quando aparece água trato ela como uma mocinha. Jipe pra mergulhar é o 300 tdi, essa já coloquei água na linha dos limpadores de parabrisa em algumas ocasiões e não tenho medo.

    abraços,

    Walter

  • #6
    Walter vc está certo, realmente não se pode confiar num snorkel. Logo após a instalação pela concessionária, levei o Def até um amigo para ele checar, no primeiro momento, estava tudo bem vedado, mas com o tempo o sikaflex vai trabalhando e soltando, então sempre tem que ficar olhando. Mas o melhor mesmo é nunca entrar na água, mas se for numa situação onde não se tem alternativa é melhor estar previnido.

    Quanto ao posicionamento eu acho importante sim estar virado pra trás, não tanto pelo pó, mas sim pelo fato de quando a boca é virada para frente, se vc passar por uma estrada apertada onde os galhos ficam batendo no snorkel, sempre vai, galhos e folhas para dentro.

    Quanto ao diametro não sei te dizer qual é a medida ideal, mas comigo aconteceu o seguinte, quando eu o comprei o antigo dono tinha acabado de instalar o snorkel daqueles redondos e ele me disse que depois que instalou o Def. ficou um pouco fraco em algumas cituações, então, ele resolveu tirar pra testar e voltou ao normal. Com a viatura na mão fui até a css e o mecânico me passou a informação que o puma requer mais ar que o 300 e que o snorkel que estava nele era muito fino, como eu ia trocar o snorkel de qualquer forma, pois não gosto muito dos redondo, aproveitei e troquei.

    Também concordo que jipe pra água é o 300, e que se puder evitar colocar o puma na água é melhor, o problema é que a gente nunca sabe o que vem pela frente, por isso o melhor é estar previnido.

    Abraço
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

  • #7
    Atila, qualquer um que vc venha a por o melhor mesmo é sempre checar pra ver se está bem vedado. Outra coisa que eu gostei no original é que ele não desbota com o tempo, como acontece com algumas marcas.
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

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