x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/07/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Question Pneus Freelander 06 - Quais as melhores opções?




    Colegas "Freelandeiros", surgiu a dúvida sobre as opções de pneus do mercado atual e não sei por onde começar a analisar a melhor alternativa (custo/benefício). Uso minha FL 06 em viagens e também em estradas de terra, dentro da fazenda (pouca coisa pra ela). Estou com o Continental original e queria saber sobre a possibilidade de combinar pneus de marcas e funções diferentes (off-road/estrada), ou se é determinante para um melhor desempenho trocar sempre o jogo completo por 5 pneus iguais. E ainda, existe algum modelo para vencer o barro e também rodar (sem barulho ou perda de desempenho) também no asfalto? O fórum é fantástico e tenho aprendido bastante sobre como cuidar do meu FL. Aliás, o carro é fantástico e não tem como encontrar nada com todas essas funcionalidades na faixa de preço dele no mercado. Aguardo os comentários dos Experts! Valeu!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/12/2009
    Idade
    44
    Posts
    20
    Agradecimento: 1
    a melhor opção pra você seria substituir as suas rodas pelas da versão SE, que são 16 pol.
    no caso, há uma infinidade de opções, como BF Goodrich All terrain ou um Goodyear Fortera, que considero boas opções para uso misto com rodas 16 pol.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/02/2011
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    49
    Posts
    160
    Agradecimento: 1
    Guilherme,
    Concordo com a sugestão do Alphatec. É a melhor opção. Mas, seguindo a linha do "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", vou relatar o que eu fiz quando passei pelo mesmíssimo dilema que você está enfrentando.

    Na primeira troca de pneus, eu quis manter as mesmas medidas. Troquei os 4 por Toyo Proxes 4. São pneus esportivos. O preço era bom e eu quase nunca usava o carro no barro, por isso achei uma boa ideia. O problema foi quando fiz uma breve incursão em estrada de terra (uns 20 km) e saí com uma bolha no pneu. A estrada tinha algumas pedras e eu estava com pressa, corri mais do que devia. Certamente atingi uma pedra de lado, comprimindo a lateral do pneu contra a roda, e foi o suficiente para cortar o pneu por dentro. Eu nem notei a pancada, só via a bolha no dia seguinte. Já tinha feito trajetos similares antes, com os mesmos pneus, mas nesse dia deu zebra e eu fiquei inseguro de encarar estradas de terra.

    Tudo isso é para te dizer que eu não precisava de um pneu para off-road de verdade, mas de um que me desse mais segurança em situações como essa. Na minha opinião, o problema não foi o pneu em si, mas o perfil baixo, o que poderia atingir o pneu original da Continental da mesma forma.

    A primeira ideia foi colocar rodas 16” e pneus AT, aumentando o perfil do pneu e mantendo o diâmetro original, conforme sugeriu o Alphatec (235/60 R16, se não estou enganado). Mas tive dificuldade em achar as rodas A PREÇOS MÓDICOS. Cheguei a pesquisar outras rodas que pudessem ser adaptadas e concluí que as do Honda Civic (new civic) cabem na FL. Mas mesmo essas rodas do Civic não são tão baratas, além de eu ser medroso em fazer algumas adaptações.

    No final, coloquei pneus Toyo Open Country HT na medida 235/60 R18, sem mudar as rodas.
    Vantagens: preço, preço e preço, pois só tive que trocar os pneus. Tem também o lado bom de manter as rodas originais, que são mais bonitas que as de aro 16, e elevar o carro em 2,3cm em relação ao solo.
    Desvantagens:
    O diâmetro do pneu aumenta, o que afeta o velocímetro em 6% (cuidado com os radares!). Com o carro muito carregado, o pneu já raspou algumas vezes na caixa de roda.
    Outras observações. Conforto – Em tese o pneu de perfil mais alto deveria absorver melhor as irregularidades do asfalto, mas eu não senti diferença na prática. Deve piorar a estabilidade, era o que eu esperava, mas eu pessoalmente não consegui notar a diferença. Num teste bem feito, com pilotos/motoristas habilidosos, certamente deve fazer diferença. Consegui notar discreta redução da aderência na pista molhada, confirmando a diferença nas bandas de rodagem dos pneus.

    Já rodei 17 mil km com esses pneus. Estou muito satisfeito com o resultado. Nessa medida (235/60 R18) há muitas opções no mercado: esportivos, convencionais (é a medida usada na Hyundai Santa Fé/ Kia Sorento) e mais voltados para picapes/SUV. O que eu comprei está nessa última categoria. Tem borracha bem espessa e é reforçado (reinforced). Mas não tem nada de off-road de verdade. Duvido que seja muito melhor que o original da FL, apesar de ter os sulcos mais largos.
    Espero que o (longo) relato lhe seja útil. Mas, se você tiver $$ e disposição, siga a dica do Alphatec.
    SDS,
    SM-S
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
    Entrada
    05/02/2011
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    49
    Posts
    160
    Agradecimento: 1
    Complementando meu post anterior, com rodas 16" você tem muito mais opções de pneus AT, que vão melhorar seu desempenho no off road.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/07/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Boa dica alphatec, obrigado pelo retorno, vou buscar os valores dessa alteração e ir programando a troca se o custo não exceder o razoável.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    15/07/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Ótimas informações SM-S! Pelo visto essa é uma encruzilhada comum para quem usa o carro realmente nos dois terrenos. Acho que adaptações mais agressivas podem ter consequências inesperadas, como maior desgaste da suspensão, variações de desempenho e consumo na estrada, além de alguma diferença no conforto e sonoridade do carro ao rodar.
    Alguns amigos me recomendam os Michelin e reforçam a durabilidade desse pneu, associada ao desempenho misto que pode ser o ideal em alguns modelos da marca, confesso que ainda não investiguei em detalhes a questão.
    Vou evoluir e ver os valores dos Toyo, a troca deve ser até o final do ano e até lá vamos ver a turma comentar mais sobre o tema. Valeu pela aula até aqui! Abs!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    05/02/2011
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    49
    Posts
    160
    Agradecimento: 1
    Michelin é marca superior à Toyo. A questão é qual pneu Michelin você pretende colocar.

    Tanto o meu relato quanto a sugestão do Alphatec envolvem aumentar o perfil do pneu. Acho isso fundamental para usar esse carro na terra com tranquilidade. Mas pode ser que você não queira isso, para preservar a originalidade do carro. O problema é que na medida original (235/50 R18) é difícil encontrar pneu com alguma aptidão off road. O pneu original (Continental) não me convence de jeito nenhum, com aqueles gomos pequenos e sulcos estreitos. Na linha Scorpion da Pirelli tem um pneu na medida da FL, mas, sinceramente, parece ter só o nome Scorpion em um pneu totalmente convencional, feito só para o asfalto. Entrei no site da Michelin e achei dois modelos na medida original da FL: o Latitude Diamaris e o Primacy HP. Também não me passaram a menor confiança para encarar uma estrada de terra.

    Concordo plenamente com suas observações sobre as consequências da mudança nos pneus. Na minha avaliação, a mudança de perfil (235/50 para 235/60) não afetou significativamente a estabilidade do carro, mas a mudança do tipo de pneu (Toyo Proxes 4, pneu de carro esportivo, para Open Country, pneu de picape) afetou a aderência no molhado. Só dá para perceber isso se, de propósito e sem ninguém por perto, piso forte numa rotatória, só para ver o carro ameaçar deslizar de lado.

    Minha impressão é que, se você for mais longe e optar por um pneu AT, vai perceber também diferença no ruído. No meu caso, não percebi diferença.

    Lembre-se que por conta do diferencial central viscoso (VCU) não pode haver diferença significativa nos diâmetros entre os pneus dianteiros e traseiros. Quando for trocar, troque os 4 de uma vez.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/07/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Muito bom SM-S! Temos uma boa tese avançando na direção do pneu certo, talvez a fama de durabilidade dos Michelin não combine tanto com uma boa aptidão para o barro (pelo desenho dos pneus com o tamanho da rodas originais da FL). Ainda assim o tema segue me intrigando...quem será que usa um pneu ideal para as condições de vida da FL? O Continental é fake no barro e nas pedras é um risco altíssimo de rasgo na lateral, verdade que no asfalto é excelente. Seguimos explorando o assunto virtualmente, mas vou tirar um dia para rodar nas revendas de pneus para levar uma conversa dessas com os vendedores, depois vou passar os resultados para o post.
    Até mais e boas trilhas!
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Amigos da Freelander,
    Sou do time das Discos, mas talvez ainda migre para a FL um dia (tá difícil trocar a Disco $$$). Na primeira vez que encarei utma trilha com a Disco, com pneus aro 19", cortei 2 deles ao passar em uma pedra, e aí me deparei com esse problema de qual medida e pneu usar. Consegui rodas aro 17", que vem originais nesta medida na FL versão S (embora a furação seja diferente), que consegue-se comprar barato, pois muitos trocam as rodas originais por aros maiores ainda. No aro 17 há várias opções de pneus AT, inclusive o BF AT e Michelin LTX2. Variações superiores a 3% no diametro final do conjunto pneu + roda interferem muito na dinâmica do carro (estabilidade, relação de marchas, consumo, etc). Para calcular o diametro do conjunto, basta multiplicar a largura da banda por 2, e depois novamente multiplicar pelo percentual do perfil (ex: um pneu 235 60 faz 2x235x60%), somando o diametro da roda, convertendo as polegadas para milimetros (1 pol = 25,4 mm). Abraços.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    23/07/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Bom esclarecimento

    SM S,

    Muito esclarecedor o teu depoimento.

    Estou pensando fazer uma mudança menos radical e pensei apenas em trocar os pneus da minha FL de 235/50/18 para 235/55/18. Vejo que nesta medida existe um pouco mais de alternativas de pneus e não corro o risco de ter o pneu encostando na mola se trocar por pneu de perfil 60. O que você acha disto? ou sera que mudando de 50 para 55 não vai fazer nenhuma diferença?

    Abs

    Sig SP

  • #11
    Usuário
    Entrada
    23/07/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Outro detalhe, visitei a autorizada Land Rover e eles fizeram o maior terrorismo com relação a substituição de pneus por outros de medidas diferentes. Me disseram que teria problemas com o diferencial e que este estaria enviando informações erradas para o modulo e por conta disso o carro poderia entrar em colapso e me deixar na rua. SM-S, como foi a sua experiencia com relação a isto quando trocou por pneus de perfil 60?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    15/07/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Legal Sig SP! Estou achando que a melhor opção seria manter as rodas e usar um perfil 55 com desenho de dupla função (barro/asfalto) sem alterar demais o tamanho do conjunto para não afetar a suspensão e desempenho do carro. Achei a opinião da concessionária mais comercial do que técnica, estranho. Voltando ao que me indicaram a Michelin tem um pneu nessa medida, mas o valor é um abuso: 1744,88! Se o tamanho seria este qual a melhor marca afinal? A saga continua! Pneu Michelin Aro 18" 235/55 R18 99T LATITUDE TOUR GRNX | Complete o Carro
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 21
      Última resposta: 27/08/2010, 21:13
    2. Compro nuvi 760 ou tenho melhores opções?
      Por RONIE_VALIM no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 23
      Última resposta: 12/09/2009, 16:30
    3. Picape automatica quais as opções ?
      Por Biohazar 4X4 no fórum Picapes
      Respostas: 35
      Última resposta: 09/05/2009, 18:36
    4. Melhores Opções de Assessórios
      Por bkukulka no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 23
      Última resposta: 16/07/2008, 16:47
    5. Quais as melhores marcas ?
      Por Epiro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 17
      Última resposta: 20/09/2003, 23:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade