x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1

    Selos Mecânicos em bronze?!




    Pessoal,

    Antes de mais nada, o sensor de nível salvou meu motor pela 2ª vez: na primeira foi uma bomba d'água que vazou pelo eixo do rotor e agora um selo mecânico do motor que vazou devido a corrosão.

    Acredito que a origem da corrosão desse selo tenha sido quando comprei o jipe há alguns anos atrás, pois ele veio com água pura no sistema. Acho que rodei mais uns anos até me dar conta disso e trocar para água com fluído.

    Enfim, dos 4 selos mecânicos 1 apresentava um vazamento bem pequeno de fluído. Vinha monitorando esse vazamento desde o primeiro alerta do sensor (faz algum tempo que isso aconteceu), mas agora a perda de água está mais intensa. Hoje, sem saber se isso vai ajudar ou não, limpei externamente o selo para remover o metal corroído, sequei bem e mandei ver uma generosa camada de silicone de cobre. Obviamente não seria tão displicente se não tivesse meu amado sensor de nível! Então vamos ver quanto tempo de sobrevida isso vai dar ao pobre selo... hehehehe

    Como tenho pesquisado sobre o assunto, descobri que alguns carros possuem selos mecânicos de bronze. Sem dúvida esses devem ser muito mais resistentes a corrosão do que aqueles de metal (galvanizados?!) que vem de fábrica nos nossos Lands. Sendo assim, tô pensando em mandar usinar esses selos (acho que vai ser foda achar prontos na medida correta) e fazer a troca.

    Alguém tem alguma coisa 'a declarar'? Alguma dica?

    Grande abraço a todos!

    Gustavo Ullmann.

  • #2
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Gustavão ...

    Os motores que utilizam este selo em bronze são feitos com blocos de alumínio?
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #3
    Usuário Avatar de Djalma Inoue
    Entrada
    09/12/2010
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    62
    Posts
    609
    Agradecimentos: 0
    Gustavo desculpe minha ignorância este selo é aquele que fica na lateral do motor ou vc esta falando dos bujões que originalmete vem em plástico e que o Clemente vive falando para nós trocarmos por de bronze e eu ainda não fiz isso.
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • #4
    Hailtão, meu rei!!!

    Pelo que eu descobri, sim! Os motores preparados que usam selos em bronze também são de alumínio. Segue link para uma empresa norte-americana de componentes para veículos de corrida:

    Engine Assembly Items (procure por Brass freeze plug kits)

    Também busquei por corrosão entre o alumínio e o bronze, a única coisa mais ou menos compreensível que eu encontrei foi isso:

    InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas

    (Como um aluno que odiava química, não entendi grande parte do texto acima. Mas lá nos últimos parágrafos do mesmo se fala sobre a corrosão galvânica entre esses metais)

    Em resumo: acho que dá para usar sem problemas selos mecânicos em bronze no 300 Tdi.

    Quem discordar que atire a primeira pedra (pode ser de bronze... hehehe)...

    Djalma,

    Que papo é esse de ignorância!? hehehe... Estamos aqui para se ajudar e aprender!

    Mas sim, os selos que me refiro são aqueles que ficam na lateral (3 do lado do motorista) e no fundo (1 junto ao para-brisa) do bloco do motor (esqueci de algum?). Normalmente o pessoal se refere ao drenos de ar do sistema de arrefecimento como 'bujões' (1 no radiador e 1 no alojamento da válvula termostática). Quanto a esses bujões, que originalmente são de plástico, há muita controvérsia aqui no fórum: uns são contra e outros são a favor pela troca por metálicos. Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), o argumento mais usado pelos defensores do plástico é de que esses servem como "fusíveis" do sistema no caso de aumento de pressão. Particularmente acho que o fusível é a tampa do reservatório que tem uma válvula que abre e fecha conforme necessário. Os bujões de plástico simplesmente explodem e perdem toda a água repentinamente. Motor vai pro pau sem você se dar conta! Só fica a pergunta: qual o fusível que f... com o motor ao invés de salvá-lo?! Também acho que a maior causa de problemas com bujões de plástico é o seu reaproveitamento (quando removidos e recolocados) ou o excesso de torque no aperto (seja em novos ou reaproveitados). Se colocar bujão de plástico sempre novo e com o torque correto, acho improvável que se tenha qualquer problema com eles. Enfim, essas são opiniões minhas. Hehehe... Cada um é dono do seu jipe e pode fazer o que bem entender com ele! No meu caso, tenho bujões metálicos instalados!

    No más, acho que vou partir pros selos de bronze! Torcendo para que o selo traseiro do motor aguente mais uns bons anos antes de incomodar, pois pelo que eu li esse exige a retirada do motor para a troca!

    Grande abraço!!!

    Gustavo Ullmann.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Gustavo,

    levei um "pito" do Clemente ontem por ter meu bujão de "prástico", mas como mexeram no meu motor recentemente e está na garantia (12 meses) vou deixar do jeito que está...Aliás, vou consultar o mecânico que fez o motor e perguntar a opinião dele...se ele achar que deve ser assim...blz...

    Mas uma pergunta...com o watchdog (ou outro sensor de nível de água), se romper esse bujão não dá tempo de "avisar" que a agua se foi???

    Abs

  • #6
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Hailtão, meu rei!!!

    Pelo que eu descobri, sim! Os motores preparados que usam selos em bronze também são de alumínio. Segue link para uma empresa norte-americana de componentes para veículos de corrida:

    Engine Assembly Items (procure por Brass freeze plug kits)

    Também busquei por corrosão entre o alumínio e o bronze, a única coisa mais ou menos compreensível que eu encontrei foi isso:

    InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas

    (Como um aluno que odiava química, não entendi grande parte do texto acima. Mas lá nos últimos parágrafos do mesmo se fala sobre a corrosão galvânica entre esses metais)

    Em resumo: acho que dá para usar sem problemas selos mecânicos em bronze no 300 Tdi.

    Quem discordar que atire a primeira pedra (pode ser de bronze... hehehe)...

    Djalma,

    Que papo é esse de ignorância!? hehehe... Estamos aqui para se ajudar e aprender!

    Mas sim, os selos que me refiro são aqueles que ficam na lateral (3 do lado do motorista) e no fundo (1 junto ao para-brisa) do bloco do motor (esqueci de algum?). Normalmente o pessoal se refere ao drenos de ar do sistema de arrefecimento como 'bujões' (1 no radiador e 1 no alojamento da válvula termostática). Quanto a esses bujões, que originalmente são de plástico, há muita controvérsia aqui no fórum: uns são contra e outros são a favor pela troca por metálicos. Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), o argumento mais usado pelos defensores do plástico é de que esses servem como "fusíveis" do sistema no caso de aumento de pressão. Particularmente acho que o fusível é a tampa do reservatório que tem uma válvula que abre e fecha conforme necessário. Os bujões de plástico simplesmente explodem e perdem toda a água repentinamente. Motor vai pro pau sem você se dar conta! Só fica a pergunta: qual o fusível que f... com o motor ao invés de salvá-lo?! Também acho que a maior causa de problemas com bujões de plástico é o seu reaproveitamento (quando removidos e recolocados) ou o excesso de torque no aperto (seja em novos ou reaproveitados). Se colocar bujão de plástico sempre novo e com o torque correto, acho improvável que se tenha qualquer problema com eles. Enfim, essas são opiniões minhas. Hehehe... Cada um é dono do seu jipe e pode fazer o que bem entender com ele! No meu caso, tenho bujões metálicos instalados!

    No más, acho que vou partir pros selos de bronze! Torcendo para que o selo traseiro do motor aguente mais uns bons anos antes de incomodar, pois pelo que eu li esse exige a retirada do motor para a troca!

    Grande abraço!!!

    Gustavo Ullmann.
    Eu estava com essa dúvida sobre esses "bujões" (tampões). Na 200, como o bloco do motor é de ferro, não teria problema. São 7 ao todo (pelo menos olhando o Microcat). 6 grandes e 1 menor, fora dois no cabeçote.
    Eu aproveitei e comprei os originais (DE METAL, antes que leve um "pito" tb), já que meu motor está fora.
    Aliás, tirar o motor foi bom pois achei um "gambitec" fedorento na bomba de combustível: estava com durepox na base.
    Já encomendei uma nova tb.

  • #7
    Usuário Avatar de Djalma Inoue
    Entrada
    09/12/2010
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    62
    Posts
    609
    Agradecimentos: 0
    Gustavo obrigado pelas informações, vou comprar estes bujões para realizar a troca dos meus que são plásticos, no caso são apenas dois um no radiador e um no alojamento da válvula termostática e como a minha o motor é de alumínio segundo analise não ha problema de pilha certo??

    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Hailtão, meu rei!!!

    Pelo que eu descobri, sim! Os motores preparados que usam selos em bronze também são de alumínio. Segue link para uma empresa norte-americana de componentes para veículos de corrida:

    Engine Assembly Items (procure por Brass freeze plug kits)

    Também busquei por corrosão entre o alumínio e o bronze, a única coisa mais ou menos compreensível que eu encontrei foi isso:

    InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas

    (Como um aluno que odiava química, não entendi grande parte do texto acima. Mas lá nos últimos parágrafos do mesmo se fala sobre a corrosão galvânica entre esses metais)

    Em resumo: acho que dá para usar sem problemas selos mecânicos em bronze no 300 Tdi.

    Quem discordar que atire a primeira pedra (pode ser de bronze... hehehe)...

    Djalma,

    Que papo é esse de ignorância!? hehehe... Estamos aqui para se ajudar e aprender!

    Mas sim, os selos que me refiro são aqueles que ficam na lateral (3 do lado do motorista) e no fundo (1 junto ao para-brisa) do bloco do motor (esqueci de algum?). Normalmente o pessoal se refere ao drenos de ar do sistema de arrefecimento como 'bujões' (1 no radiador e 1 no alojamento da válvula termostática). Quanto a esses bujões, que originalmente são de plástico, há muita controvérsia aqui no fórum: uns são contra e outros são a favor pela troca por metálicos. Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), o argumento mais usado pelos defensores do plástico é de que esses servem como "fusíveis" do sistema no caso de aumento de pressão. Particularmente acho que o fusível é a tampa do reservatório que tem uma válvula que abre e fecha conforme necessário. Os bujões de plástico simplesmente explodem e perdem toda a água repentinamente. Motor vai pro pau sem você se dar conta! Só fica a pergunta: qual o fusível que f... com o motor ao invés de salvá-lo?! Também acho que a maior causa de problemas com bujões de plástico é o seu reaproveitamento (quando removidos e recolocados) ou o excesso de torque no aperto (seja em novos ou reaproveitados). Se colocar bujão de plástico sempre novo e com o torque correto, acho improvável que se tenha qualquer problema com eles. Enfim, essas são opiniões minhas. Hehehe... Cada um é dono do seu jipe e pode fazer o que bem entender com ele! No meu caso, tenho bujões metálicos instalados!

    No más, acho que vou partir pros selos de bronze! Torcendo para que o selo traseiro do motor aguente mais uns bons anos antes de incomodar, pois pelo que eu li esse exige a retirada do motor para a troca!

    Grande abraço!!!

    Gustavo Ullmann.
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • #8
    Usuário Avatar de Colepicola
    Entrada
    14/08/2006
    Local
    Búzios/RJ
    Idade
    67
    Posts
    326
    Agradecimentos: 0

    Selo do Maxion

    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Pessoal,

    Antes de mais nada, o sensor de nível salvou meu motor pela 2ª vez: na primeira foi uma bomba d'água que vazou pelo eixo do rotor e agora um selo mecânico do motor que vazou devido a corrosão.

    Acredito que a origem da corrosão desse selo tenha sido quando comprei o jipe há alguns anos atrás, pois ele veio com água pura no sistema. Acho que rodei mais uns anos até me dar conta disso e trocar para água com fluído.

    Enfim, dos 4 selos mecânicos 1 apresentava um vazamento bem pequeno de fluído. Vinha monitorando esse vazamento desde o primeiro alerta do sensor (faz algum tempo que isso aconteceu), mas agora a perda de água está mais intensa. Hoje, sem saber se isso vai ajudar ou não, limpei externamente o selo para remover o metal corroído, sequei bem e mandei ver uma generosa camada de silicone de cobre. Obviamente não seria tão displicente se não tivesse meu amado sensor de nível! Então vamos ver quanto tempo de sobrevida isso vai dar ao pobre selo... hehehehe

    Como tenho pesquisado sobre o assunto, descobri que alguns carros possuem selos mecânicos de bronze. Sem dúvida esses devem ser muito mais resistentes a corrosão do que aqueles de metal (galvanizados?!) que vem de fábrica nos nossos Lands. Sendo assim, tô pensando em mandar usinar esses selos (acho que vai ser foda achar prontos na medida correta) e fazer a troca.

    Alguém tem alguma coisa 'a declarar'? Alguma dica?

    Grande abraço a todos!

    Gustavo Ullmann.
    Tive um Defender 90 ano 2000 que o motor Maxion perdeu toda a água pelo selo na Br 101 (Rio Bonito), torrou tudo. Custou-me 12.000,00 reais

  • #9
    Usuário Avatar de Denilsom
    Entrada
    20/08/2006
    Local
    Betim/MG
    Idade
    52
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0
    Eu tenho um motor Maxiom na minha Rural de tanto passar raiva com selos mandei um torneiro fazer todos de inox foi R$,40,00 reais cada comprei um novo que custava na epoca R$5 reais para amostra, agora adquiri uma Defender e pretendo fazer o mesmo !!
    Defender 110 96
    Rural 4x4 76 Maxion 2.5




  • #10
    Usuário Avatar de sportster
    Entrada
    13/02/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0
    Alguém poderia indicar uma loja em São Paulo que venda o selo do motor? Estou com um pequeno vazamento de agua.

    Valeu
    Leandro Marmore "Cabelo"
    Land Rover - Defender 90 - New Toy

  • #11
    Usuário Avatar de sportster
    Entrada
    13/02/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0
    Encontrei um distribuidor de peças MWM Internacional e gostaria de saber se o motor da foto abaixo é o mesmo que equipa minha vtr? Lembrando que minha defender é 97. (importado)

    Preciso do selo do motor e da junta "p".

    -cafjbeei.jpg

    Obrigado
    Leandro Marmore "Cabelo"
    Land Rover - Defender 90 - New Toy

  • #12
    Usuário Avatar de renato vieira
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    64
    Posts
    376
    Agradecimento: 1
    De metido, vou relatar um fato que presenciei hoje. Só a título de informação.
    Assisti, enquanto esperava atendimento, o dono de uma conhecida oficina de off-roads aqui de Porto Alegre, colocando selos de aluminio torneados no bloco da sua Land 300Tdi.
    Renato Vieira
    S10 4x4 15 + BMW800GS
    Agora, com a Disco 96 e a Def 90 01 para brincar

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Selos do bloco do motor da Cherokee XJ
      Por Renato Fraga no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 0
      Última resposta: 10/07/2012, 20:26
    2. Selos do motor 4cc
      Por fpc3 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 8
      Última resposta: 07/05/2009, 22:25
    3. "rolamentos" de roda de bronze
      Por rubensx no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 12
      Última resposta: 13/01/2009, 11:06
    4. Selos para os ENJ's
      Por Anderson BH LOCAÇÃO no fórum JPX
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/11/2008, 10:16
    5. Colocação de SELOS no bloco do motor
      Por Mauro B. no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 02/09/2007, 22:50

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade