Pessoal,
Antes de mais nada, o sensor de nível salvou meu motor pela 2ª vez: na primeira foi uma bomba d'água que vazou pelo eixo do rotor e agora um selo mecânico do motor que vazou devido a corrosão.
Acredito que a origem da corrosão desse selo tenha sido quando comprei o jipe há alguns anos atrás, pois ele veio com água pura no sistema. Acho que rodei mais uns anos até me dar conta disso e trocar para água com fluído.
Enfim, dos 4 selos mecânicos 1 apresentava um vazamento bem pequeno de fluído. Vinha monitorando esse vazamento desde o primeiro alerta do sensor (faz algum tempo que isso aconteceu), mas agora a perda de água está mais intensa. Hoje, sem saber se isso vai ajudar ou não, limpei externamente o selo para remover o metal corroído, sequei bem e mandei ver uma generosa camada de silicone de cobre. Obviamente não seria tão displicente se não tivesse meu amado sensor de nível! Então vamos ver quanto tempo de sobrevida isso vai dar ao pobre selo... hehehehe
Como tenho pesquisado sobre o assunto, descobri que alguns carros possuem selos mecânicos de bronze. Sem dúvida esses devem ser muito mais resistentes a corrosão do que aqueles de metal (galvanizados?!) que vem de fábrica nos nossos Lands. Sendo assim, tô pensando em mandar usinar esses selos (acho que vai ser foda achar prontos na medida correta) e fazer a troca.
Alguém tem alguma coisa 'a declarar'? Alguma dica?
Grande abraço a todos!
Gustavo Ullmann.