x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de renato vieira
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    64
    Posts
    376
    Agradecimento: 1

    Question Dilema no alagamento




    Pessoal,
    Gostaria de saber opinioes pessoais frente ao seguinte dilema:
    Ha poucos minutos, aqui em Porto Alegre, enfrentei forte alagamento na regiao do Aeroporto, avenida Sertório.
    Apenas caminhões, onibus e algumas camionetes conseguiam passar. O engarrafamento estava muito complicado. Não havia chance de retorno.
    Andei cerca de 3km com agua variando de rasa a meia roda.
    Entretanto, tive que tomar uma decisão ao me aproximar de casa e entrar numa rua que sabia que a água poderia chegar ao capô. Não mais que isso. Não tenho snorkel e o escapamento já estava submerso.
    Mantive o giro e entrei na referida rua. Ao converter, avistei um Ford Fusion com água pelos vidros, parado e um homem a uns 5m com uma criança no colo.
    O dilema está posto. O que fazer numa situação dessas?
    Renato Vieira
    S10 4x4 15 + BMW800GS
    Agora, com a Disco 96 e a Def 90 01 para brincar

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    È uma situação complexa , mas eu tentaria me aproximar bem devagar em 1° marcha a 2000 rpm , para não criar onda na frente do carro , e olharia para os muros das casas para ter uma noção do nível da água e procuraria a parte da rua em que água estivesse mais baixa no caminho até o homem , chegaria a uns 2 metros dele e ,abriria as portas para que o homem entrasse com a criança
    Se estiver muito fundo aí só parando o carro mais distante , pode parar com a água cobrindo o escapamento que mesmo em marcha lenta a água não entra no cano de descarga , e com uma corda para jogar para o aflito , não é bom engatar a tração que se precisar manobrar a tração vai prejudicar nesse hora exceto os veículos com diferêncial central .

    a ação depende do cenário ;
    abs.
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #3
    Usuário Avatar de MFREITAG
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Guarujá/SP
    Idade
    45
    Posts
    197
    Agradecimentos: 0
    Concordo com a orientação feita pelo Marcelo. Se sua preocupação era a entrada de água no escapamento ao parar para ajudar, não tem problema com o motor funcionando mesmo em marcha lenta (conforme comentário do Marcelo acima). Atenção somente na altura da água, se você não tem snorkel um nível acima da altura do parachoque já é perigoso o motor sugar água......ai o prejuízo pode ser grande.
    Markus

    Defender 110 - "Dom Blau"

  • #4
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Escape:

    absolutamente nenhum problema! Mesmo com o motor desligado, se entrar água e esta chegar até o cabeçote (complicado pois não tem por onde sair), ao dar partida ela vai sair como se fosse gás de escape.

    Admissão:

    Aí sim é sério, pois o motor tentará comprimir; calço na certa, mas antes o motor engasgará pela comatação do filtro de ar (como tentar respirar por pano molhado, quase impossível).

    Problema:

    Ao encarar um alagado com mais de 70cm sem snorkel, a onda em frente ao carro, onda resultante de uma velocidade elevada no início e moderada durante a travessia, é o que manterá o a área do filtro de ar garantida.

    Ao reduzir ou parar o carro, você corre risco de aspirar água.

    Situação complicadíssima! Famosa sinuca de bico.

    Na natureza valeria o salve-se quem puder... Mas entre humanos a coisa é bem diferente.

    Abs

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #5
    Usuário Avatar de renato vieira
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    64
    Posts
    376
    Agradecimento: 1
    Marcelo, Markus e Clemente
    Obrigado pelas colocações. Quase todas batem com o que se passou.
    O nível do escapamento era apenas uma referencia de profundidade.
    Tudo se passou muito rápido, com reações instintivas, face a surpresa de encontrar pela frente um carro de passeio naquela situação.
    Se houvesse tempo para raciocinio, teria engatado a reduzida para favorecer o avanço contra a parede de água que se formou.
    Enfim, tudo que pude fazer foi criar a onda na frente defendendo a aspiração e avançar.
    Abri o vidro e gritei que não poderia parar e que retornaria para ajudar. Se paro, somos DOIS naufragos.
    Infelizmente, a onda criada na dianteira gerou uma reação furiosa no naufrago que me não escutou, ou não quis escutar minhas palavras. Despachou uma série de impropérios que coraram minha avó na cova.
    Mesmo assim, 100m adiante, parei quando achei seguro. Sai da vtr e voltei para traz apenas para ouvir "seu f.d.p. volta aqui que vou te matar".
    Assim, decidi seguir em frente, esquecer atos humanitários e, pensar na auto-preservação.

    Abraços a todos
    Renato Vieira
    S10 4x4 15 + BMW800GS
    Agora, com a Disco 96 e a Def 90 01 para brincar

  • #6
    Usuário Avatar de climbr
    Entrada
    12/01/2012
    Local
    Araraquara/SP
    Idade
    44
    Posts
    232
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por renato vieira Ver Post
    ... onda criada na dianteira gerou uma reação furiosa no naufrago que me não escutou, ou não quis escutar minhas palavras. Despachou uma série de impropérios que coraram minha avó na cova.
    Mesmo assim, 100m adiante, parei quando achei seguro. Sai da vtr e voltei para traz apenas para ouvir "seu f.d.p. volta aqui que vou te matar".
    No mínimo ele achou que você queria dar um de valente pra tirar satisfação pelo o que ele tinha lhe dito e só por esse motivo você parou o carro.
    É uma pena que isso tenha acontecido, mas foi bacana sua atitude em querer ter ajudado.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por climbr Ver Post
    No mínimo ele achou que você queria dar um de valente pra tirar satisfação pelo o que ele tinha lhe dito e só por esse motivo você parou o carro.
    É uma pena que isso tenha acontecido, mas foi bacana sua atitude em querer ter ajudado.
    Por isso que tem horas que é melhor seguir os instintos da natureza!!! Salve-se quem puder!!! Mas valeu a intenção!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    10/03/2011
    Local
    Embu Guaçu/SP
    Idade
    38
    Posts
    70
    Agradecimentos: 0
    Olá Galera,
    Aproveitando o tópico, como devo proceder para cruzar uma enchente??? Vou de reduzida em primeira ou segunda......ou vou de primeira normal???.
    Tenho uma Defender 90 2002 e já fiquei alagado uma vez!!!! Mas tbm peguei 1,8m de água!!,!rs
    abraco

  • #9
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    52
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BrunoBrs Ver Post
    Olá Galera,
    Aproveitando o tópico, como devo proceder para cruzar uma enchente??? Vou de reduzida em primeira ou segunda......ou vou de primeira normal???.
    Tenho uma Defender 90 2002 e já fiquei alagado uma vez!!!! Mas tbm peguei 1,8m de água!!,!rs
    abraco
    Bom, aí vc não precisa de um Defender, mas de um submarino!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 3
      Última resposta: 11/03/2012, 07:38
    2. Revisão após alagamento
      Por Torezan no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 22
      Última resposta: 25/03/2009, 19:33
    3. Dilema das Cebolas....
      Por Marcos ET no fórum Jeep Willys
      Respostas: 17
      Última resposta: 24/05/2008, 17:13
    4. Dilema do Juquinha
      Por Amostardeiro no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/10/2006, 22:59
    5. Dilema!!
      Por andresanchez4x4 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 62
      Última resposta: 26/02/2004, 21:06

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade