
Postado originalmente por
SM-S
X2 com relação às lonas! Fiz exatamente a mesma coisa: carro com 100 mil km, achei melhor trocar logo antes que desse em m... Ao retirar as velhas, vi que estavam com 30 ou 35% de desgaste, não mais que isso. Joguei $$ fora.
Quanto ao óleo, há divergências. Longe de mim questionar uma afirmação da The Specialist. Eles falam, a gente aceita. Mas há outros especialistas (em LR e em câmbio automático) que pensam diferente e recomendam seguir o manual e trocar o óleo com 100 mil km. Na verdade tem muitos debates na internet sobre essa coisa de óleo "lifetime" para a transmissão, para vários tipos de carro, não é só para a FL. Uns acreditam, outros não. Eu optei por seguir o manual e trocar o óleo, por prudência. Talvez tenha jogado $$ fora novamente, mas como ainda pretendo rodar muito com essa viatura, às vezes prefiro pecar por excesso na manutenção.
Segundo o mecânico (especialista em câmbio aut, não em LR) o óleo "velho" estava de fato degradado e deveria ser substituído. A análise que ele faz é visual: coloca uma amostra num copinho transparente e usa o bom e velho olhômetro para verificar o estado do óleo. Sei lá se isso é verdade ou não, mas fica o registro para os interessados.
Lembrando que esse mesmo câmbio (Jatco
JF506E) foi usado nos A3 e Golf turbinados.
TRANSMISSO AUTOMTICA JATCO JF506-E
http://www.automaticchoice.com/Catalogue/jf506e.pdf
O site da Jatco confirma a informação da The Specialist:
Q. How often should the oil be changed in automatic transmissions? |
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A. Our products basically do not require oil changes.
There are CVTs, however, that signal the need for an oil change and you should therefore check the handling manual of your vehicle for details. |
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