x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27

Hybrid View

Freelander - Luzes HDC e TC acendendo

Pessoal,
    Vou relatar um problema que tem acontecido com minha Freelander 1 (2006) há algum tempo e a solução que encontrei pesquisando num fórum britânico. Espero que possa ser útil aos outros foristas. Também gostaria de saber se mais alguém tem experiência com o assunto, até para saber se a solução proposta funciona mesmo.
    De vez em quando, as luzes do controle de tração (TC) e a luz âmbar do HDC (um carrinho amarelo com um sinal de exclamação ao lado) acendem simultaneamente. O problema vem e volta sem aviso, mas nunca notei qualquer alteração no comportamento do carro. Também nunca testei o HDC durante esse período.
    Parece que a causa seria o mau funcionamento do interruptor (“switch”) da luz de freio, que é acionado pelo pedal de freio. Não me perguntem qual a lógica disso, mas muitos donos de Freelander que experimentaram o problema conseguiram resolvê-lo com a troca do tal interruptor por outro modelo melhor (upgrade). Dêem uma olhada no post #19 do seguinte tópico: http://www.landyzone.co.uk/lz/f9/3-amigos-87178-2.html
    O forista descreve em detalhes o problema e sua solução, ilustrando com fotos. Diz até o código das peças substitutas (interruptor + conector, vejam as fotos). Aliás, até para quem não tem Freelander sugiro dar uma olhada no post desse cara. É um verdadeiro manual ilustrado de como solucionar o problema. Muito gente boa esse súdito da Rainha, exemplo para nós aqui do 4x4 Brasil.
    Como disse, ainda não testei a solução. Espero que alguém do fórum já tenha alguma experiência prática para nos contar. Se não, pretendo arriscar, pois as peças custam barato (acho que aprox. R$25 cada, na Inglaterra, claro). O que pode falar contra a aplicação dessa solução ao meu caso é o fato de o carro mostrado ser um modelo mais antigo (painel diferente).

Abs,

Códigos:
    Switch (XKB500120)
    Convertor Harness (YMQ503280)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Freelander - Luzes HDC e TC acendendo-switch.jpg   Freelander - Luzes HDC e TC acendendo-connector.jpg  

Usuário
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    Osasco/SP
    Agradecimento: 1
    fala amigo,
    a maioria das vezes é esse sensor mesmo
    pra ter 100% de certeza só com um scanner
    já peguei diversos problemas assim que foram solucionados com a troca do sensor pelo modelo da foto e o chicotinho

sem querer tirar o mérito do cara (aliás, belo tópico aquele dele, muito bem ilustrado),
    mas esse upgrade no sensor e no chicotinho era de uma ação de serviço que existiu pra resolver exatamente esse problema
    pelo preço que você está dizendo, vale a pena
    é mais barato que somente a passada no scanner em qualquer oficina

Citação Postado originalmente por lipe.88 Ver Post
    fala amigo,
    a maioria das vezes é esse sensor mesmo
    pra ter 100% de certeza só com um scanner
    já peguei diversos problemas assim que foram solucionados com a troca do sensor pelo modelo da foto e o chicotinho

sem querer tirar o mérito do cara (aliás, belo tópico aquele dele, muito bem ilustrado),
    mas esse upgrade no sensor e no chicotinho era de uma ação de serviço que existiu pra resolver exatamente esse problema
    pelo preço que você está dizendo, vale a pena
    é mais barato que somente a passada no scanner em qualquer oficina
    Valeu, lipe. Inclusive pela tradução. Também acho que "sensor" ficou bem melhor que "interruptor". Devagar vou melhorando meu vocabulário em mecânica
    O elogio ao forista foi mais pela boa vontade dele do que pelos conhecimentos. Dá para ver que ele (assim como eu) não tinha a menor noção de como abordar o problema. Daí o cara entrou no fórum, achou a resposta, resolveu seu problema e depois postou minuciosamente o passo a passo para que outros pudessem também resolver, só que com maior facilidade.
    Na minha próxima aquisição de peças, vou incluir esse sensor e o chicote.

Sebastião,

Muito legal a solução !
    Excelente contribuição pro fórum.

Ainda não levei o D3 pra revisão. To te devendo a resposta do mecânico aqui do Rio sobre o problema dos seus freios, mas não esqueci. É falta de tempo de ir até lá ...

Abraço,
    Neilson

Atualização

Atualizando o tópico...
    O problema que relatei sumiu sozinho. Achei até que não teria a oportunidade de usar o conhecimento adquirido no Fórum.
    Eis que anteontem as tais luzes voltaram a dar o ar da graça. Troquei o sensor do freio conforme as instruções e deu tudo certo. O procedimento é muito simples, não precisa de nenhum conhecimento de mecânica. Alguns detalhes relevantes:
    1. O plug que se liga ao sensor "velho" não encaixa no novo, por isso é importante adquirir o conversor (YMQ503280) para permitir a ligação do sensor novo com a fiação do carro.
    2. Não é possível identificar a posição certa do sensor novo com base no antigo, pois o formato é diferente. O jeito é olhar para o formato da fenda onde ele se encaixa. Ela é assimétrica, tem uma reentrância num dos lados, que corresponde a um ressalto na parte correspondente do sensor.
    Testei o carro imediatamente antes do procedimento, para me certificar que eventual sucesso seria decorrente da troca das peças, e não de um mero acaso. As luzes estavam lá. Depois, sumiram. Rodei alguns km e nada. Parece que estou livre dessa.

Preços das peças (em libras):
    Sensor: 8,15
    Conector: 9,92

Usuário
    Entrada
    25/08/2008
    Agradecimentos: 0
    Olá Sebastião !!

Minha Freelander 2005 comecou a apresentar este mesmo problema exatamente hoje ... fica intermitente como citado por voce.

Pode me passar o site onde comprou as peças ?

Usuário
    Entrada
    08/02/2011
    Em alguns casos pode acontecer da pinça de freio estar travando o que com que as luzes tbm acendam

Usuário
    Entrada
    01/10/2010
    Boa tarde pessoal, estou com a minha Freelander/06 também assim, fiz uma troca de junta homocinética e de pastilhas de freio, quando peguei o carro as luzes do HDC, do ABS e TC estavam acesas direto....o freio também estava emperrando. Olhamos a pinça de freio, estava um pouco enferrujada, pois o porta poeira estava rasgado de um lado. Pinças tiradas, polidas e recolocadas, o freio ficou ótimo, mas as benditas luzes, depois de uma volta pelo quarteirão, voltaram a acender. Passou-se o scanner e deu erro no sensor de velocidade. Será este o bendito sensor que vcs falavam nas mensagens anteriores?

Grato por qualquer ajuda.

Ramon

Usuário
    Entrada
    01/10/2010
    Outra coisa que lembrei pessoal, fica piscando F4 no hodômetro.

Ramon

Usuário Avatar de climbr
    Entrada
    12/01/2012
    Local
    Araraquara/SP
    Citação Postado originalmente por RBSJUNIOR Ver Post
    Outra coisa que lembrei pessoal, fica piscando F4 no hodômetro.
    Ramon
    Ramon, tô vendo isso aqui só agora, mas o F4 piscando "deveria" indicar problema na transmissão, mas na grande maioria dos casos acaba sendo algum sensor. Já vi dizerem que tem um sensor próximo da bateria que se molha faz com que esse aviso apareça. Tentei caçar nos sites gringos, mas ninguém posta a solução exata do problema.

Usuário
    Entrada
    06/01/2013
    Local
    Paraíba do Sul/RJ
    Oi amigos, Após pressionar o botão do HDC, inadivertidamente em D, e andando alguns metros, senti um tranco na caixa de marcha (automática). Parei, e recoloquei no D e desliguei o botão HDC. Desde então, as trocas de machas estão com trancos. Não sei mais o que fazer.

Usuário Avatar de climbr
    Entrada
    12/01/2012
    Local
    Araraquara/SP
    Citação Postado originalmente por miltonbordignon Ver Post
    Oi amigos, Após pressionar o botão do HDC, inadivertidamente em D, e andando alguns metros, senti um tranco na caixa de marcha (automática). Parei, e recoloquei no D e desliguei o botão HDC. Desde então, as trocas de machas estão com trancos. Não sei mais o que fazer.
    Amigo, HDC é o Hill Descent Control?? Se for, é pra ser utilizado quando você vai descer um barranco ou uma grande ladeira, e o carro automaticamente vai fazer a frenagem das rodas, ou seja, com ele acionado, você não é pra fazer nada, nem frear, muito menos acelerar.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem